Quick commerce
O mercado brasileiro vem consolidando a conveniência de receber suas compras mais rapidamente e se mostra disponível para pagar um pouco mais para ter uma entrega mais veloz.
Essa tendência foi revelada pela pesquisa da Opinion Box, realizada com mais de duas mil pessoas, que mapeou os hábitos, necessidades e também ambições que vão nortear o mercado para o varejo brasileiro em 2023.
De acordo com o estudo, gerações como os millennials consideram a hipótese de deixar de comprar em determinada loja caso não ofereça a possibilidade de entrega no mesmo dia. Veja outros levantamentos da pesquisa:
- 62% dos entrevistados priorizam a conveniência de receber o produto em casa;
- 52% leva em conta o acesso a produtos não encontrados localmente;
- apenas 22% prioriza o menor preço.
Esses dados evidenciam que a velocidade da entrega tem maior importância em relação a outras vantagens, como preço e frete, e que estamos caminhando para o modelo do Quick Commerce, ou q-commerce, cuja principal característica é a alta velocidade de entrega para proporcionar a melhor experiência de compra possível.
Com o q-commerce a logística é colocada no centro da operação varejista e a sua consolidação passa pela abertura e otimização de centros de distribuição (CDs), dark stores e mini hubs em pontos estratégicos do país. O objetivo é utilizar itens de grande giro específicos de cada região, garantindo tempos menores de entrega já a partir da aprovação do pagamento.
Leia a matéria completa em Portogente
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!