Produtividade
Uma pesquisa da Autonomy em um teste da Campanha 4 Day Week e 4 Day Week Global no Reino Unido, apontou que 92% das empresas que experimentaram a semana de trabalho de 4 dias, 34 horas por semana, optaram por continuar com a jornada reduzida.
Para este teste, foram selecionadas 61 empresas de diversos setores, como como financeiro, varejo, marketing, alimentos, entre outros, para participar de um teste de seis meses, que teve início no começo de 2022. Durante o período, as horas de trabalho foram encurtadas, mas o salário foi mantido.
Esse período de teste contou com workshops, coaching, mentorias e network com empreendedores e profissionais que já haviam implementado semanas de quatro dias em suas empresas.
O objetivo de reduzir os dias de trabalho é promover uma melhor qualidade de vida, para que o colaborador tenha mais equilíbrio entre seu tempo pessoal e profissional, e quando isso acontece, a produtividade do colaborador tende a melhorar e há uma redução dos custos operacionais para a empresa.
Esse resultado foi confirmado pela pesquisa, que apontou melhoria no bem estar da equipe, maior retenção de talentos e ganho de produtividade. Além do Reino Unido, na Islândia, dois testes feitos também apresentaram resultados de que a redução da carga horária não prejudicou a produtividade.
Ou seja, trabalhar um pouco menos, mais com maior qualidade de vida, pode fazer com que os trabalhadores entreguem melhores resultados aos negócios. Principalmente se essa mudança for feita observando boas práticas, experiências e aprendizados de empresas que já implementaram essa inovação em seu modo de operar.
Leia mais em: O Globo
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!