this is an h1

this is an h2

Inovação

Smart factory e reshoring para otimizar o fluxo de produção

Novas tecnologias facilitam que fábricas inteligentes se instalem fora de grandes centros e possam atender a demandas locais

· 04/04/2023 · Atualizado em 04/04/2023
FAVORITAR
c41fad4496e47810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Fábricas inteligentes

Nos últimos anos, o setor fabril tem deixado de mirar em grandes centros para se instalar e focado mais no mercado local. Esse comportamento foi estimulado pela valorização do consumo de produtos nacionais por parte da clientela, como apontado pela consultoria Kantar, numa pesquisa onde 65% dos entrevistados demonstraram essa preferência, e também pela recente pandemia, que flexibilizou as relações de consumo e de trabalho.

A opção por grandes centros costuma se dar pela facilidade de encontrar mão de obra qualificada e infraestrutura. Mas o reshoring, transição das cadeias globais para a cadeias locais tende a aumentar, com o fortalecimento da produção local de insumos e o aumento do acesso a tecnologias para o desenvolvimento de fábricas inteligentes, como o Big Data, Machine Learning e das Inteligência Artificial (IA).

Fábricas inteligentes, ou seja, fábricas que usam dados, tecnologia e automação para otimizar seus resultados, podem dimensionar a produção com base na demanda local, facilitando que seja feita a produção em quantidade apropriada para atender aquele público, sem desperdícios de excesso de estoque e logísticas desnecessárias. Como esses sistemas inteligentes têm cada vez mais fluxos de trabalho otimizados e interfaces intuitivas, simples de usar, mãos de obra especializadas deixam de ser tão necessárias, facilitando a captação de colaboradores da própria comunidade local. 

Além de ser uma tendência, os desafios para se produzir e consumir de forma local são simplificados ao se conectar negócios às tecnologias. Nesse contexto, pode ganhar a empresa e seu cliente, ao promover uma redução significativa de custos de logística e de impostos de circulação de mercadorias, e também a comunidade, com maior geração de renda e empregos locais. 

Leia mais em: Canal Ind4.0

 

Comunidades do Sebrae no Telegram

Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
c41fad4496e47810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Mais posts para você explorar

Posso ajudar?