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Inovação

Social Learning: conexões entre as pessoas impulsionam a inovação

Os aprendizados trazidos pelo convívio e observação social entre os colaboradores, são uma mola propulsora à inovação dos negócios

· 04/04/2023 · Atualizado em 04/04/2023
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Aprendizagem corporativa

Para acompanhar as inovações é indispensável capacitar, fornecer oportunidades de obter aprendizados e desenvolver habilidades e conhecimentos na equipe. As aulas, cursos e treinamentos na modalidade online, tornaram o conhecimento mais acessível e flexível, o que permitiu que mais pessoas possam desenvolver mais habilidades.

No entanto, o relacionamento interpessoal com colegas, professores, mentores, entre outras pessoas envolvidas, se tornou mais distante, principalmente no caso de acesso a aulas gravadas, e estes relacionamentos também têm muito o que ensinar.

É sobre isso que trata o social learning: não é apenas através de teoria e prática que se adquire o aprendizado, mas também por meio da troca de experiências, informações, conhecimentos e dúvidas com outras pessoas. Não só na educação acadêmica, o social learning também se aplica ao ambiente de trabalho, boa parte do que os colaboradores aprendem, vem por meio da interação com outras pessoas.

Uma síntese feita pela Niduu, aponta que no campo acadêmico a Harvard Business School percebeu aumento de 85% de conclusão de cursos onlines entre os alunos após introduzir o social learning á sua metodologia, e no mundo dos negócios a AMD, empresa global do segmento de tecnologia, economizou mais de US$ 250 mil por ano ao trocar treinamentos tradicionais por social learning aplicados à sua equipe. e  segundo a Accenture, 82% das empresas que adotaram o social learning como ferramenta de aprendizagem corporativa pretendem continuar utilizando-a

Para trazer o conceito para seu negócio, pequenas iniciativas podem ser tomadas, como: fóruns de dúvidas, discussões, ou compartilhamento de aprendizados em plataformas de trabalho (intranet ou ferramentas que a empresa utiliza);  guildas de conhecimento, formação de grupos de contato entre pessoas com interesses em comum; e, programas de mentorias, onde alguém com maior conhecimento e domínio sobre um assunto, que pode ser de dentro ou fora da empresa, orienta, compartilha dicas e principais aprendizados com o mentorado.

Leia mais em: Social learning: Como a conexão com outras pessoas revoluciona nos negócios

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