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Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing digital é oportunidade para jornalistas empreenderem

Habilidade de jornalistas para criar conteúdo é muito valorizada por empresas que desejam investir em marketing digital para divulgar suas marcas.

· 18/04/2023 · Atualizado em 07/05/2023
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O marketing digital ganha cada vez mais importância. Estima-se que atualmente mais de 50% da verba publicitária seja destinada aos canais digitais no Brasil.

Divulgação de eventos no Facebook, impulsionamento de publicações no Instagram, anúncios no Google, textos para blogs e E-books, são apenas alguns exemplos de formas de marketing digital. Isso traz novas oportunidades para jornalistas empreenderem usando seus conhecimentos e experiências adquiridos em veículos de comunicação. 

Existem diversos pontos de convergência entre o marketing digital e o jornalismo on-line.

Ferramentas de copy, estratégias para acompanhar assuntos em alta, ações para aparecer no Google, entre outros assuntos presentes no marketing digital, são usados pelos jornalistas para melhorar a sua atuação. Entre as várias alternativas de atuação no marketing digital estão gestão de mídias sociais, storytelling e criação de e-mail marketing, por exemplo.  

O marketing de conteúdo é o principal filão a ser explorado por jornalistas. É aquela estratégia que oferece conteúdo grátis e relevante sobre um universo de interesse do usuário para captar sua atenção, atraí-lo para a marca e depois, casualmente, vender um serviço ou produto relacionado.

As habilidades dos jornalistas são essenciais nisso, já que são os profissionais mais capacitados para garimpar informações e reportar o conteúdo de forma que seja atrativo para o público-alvo.   

Grandes marcas estão de olho em jornalistas para ajudá-las a construir uma reputação sólida. Esses profissionais devem transmitir credibilidade, clareza, equilíbrio no tratamento dos temas (sem exagerar nas qualidades da empresa, o que passaria uma ideia de que se está forçando um argumento), linguagem adequada para se comunicar com o público-alvo e, claro, boa escrita e agilidade.  

Para os jornalistas, o marketing digital oferece inúmeras vantagens. A mais óbvia é a remuneração, visto que os salários nas redações foram se degradando muito nos últimos tempos, embora não se deva cair na ilusão de ganhar uma fortuna imensa com essa atividade. Mas a liberdade de atuação, com a possibilidade de fazer os próprios horários, é algo muito atraente.  

Para começar no marketing digital, é preciso se posicionar no mercado e planejar sua atuação. As redes sociais podem dar uma boa ajuda, principalmente o LinkedIn, uma rede focada na vida profissional dos usuários. Mas o jornalista empreendedor pode divulgar seus serviços por vários outros meios, como: 

  • e-mail marketing com curadoria de notícias;
  • postagens no LinkedIn; 
  • blog;
  • YouTube. 

Lembre-se que ter uma boa presença nas redes sociais – com um blog, por exemplo – já é meio caminho andado para começar a divulgar o seu trabalho e as suas habilidades para o marketing digital. É assim que começa a construção de uma reputação de autoridade no meio digital. 

O Sebrae oferece gratuitamente apoio e consultoria para jornalistas que desejam empreender na área de marketing digital. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800!

Consulte também os artigos Como aplicar o marketing digital para advogados? e E-mail marketing deve ser usado como estratégia de engajamento.

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