Quer saber como vender ainda mais seus produtos e serviços on-line durante e depois da crise? Confira as dicas que os especialistas da Amazon, Mercado Livre, B2W Marketplace e Magazine Luiza deram durante a "Semana de vendas on-line" do Sebrae: 1. Escolha bem os produtos que vai vender O primeiro ponto a atentar para tornar-se um vendedor de sucesso em um marketplace é fazer uma boa seleção dos produtos a serem anunciados. Para te ajudar nessa escolha, reflita sobre os seguintes aspectos: Escolha um nicho para atuar Para conseguir destacar-se para os compradores, escolha um nicho de atuação. Quanto mais especializado você for, mais conseguirá diferenciar-se dentre os outros anunciantes do marketplace. Foque em produtos que você conhece bem - Trabalhar com produtos que você conhece bem, de categorias que você gosta, vai facilitar muito todo seu processo de vendas. Lembre-se de que você, melhor do que qualquer um, deve conhecer muito bem o que está vendendo para poder criar as melhores estratégias para as vendas, além de responder as dúvidas dos compradores. Anuncie seus produtos vencedores - Se você já possui um comércio, inicie no marketplace anunciando aqueles que mais vendem em seu negócio, os itens “A” da sua curva ABC.Conquistar as primeiras vendas é muito importante para se ter relevância nas plataformas on-line, então, foque naqueles itens que você já sabe que têm mais saída. Além disso, estar em um marketplace é uma forma de divulgar sua marca. Ao escolher os produtos que mais representam seu negócio e mais vendem, você atrai o público que mais se encaixa no perfil da sua loja. Cheque as tendências e veja os concorrentes - Veja quais são os produtos que estão sendo muito procurados neste momento. Diversas plataformas fornecem ferramentas para o vendedor ter essa informação. Observe, também, se já há muitos vendedores anunciando os produtos que pretende vender. Se houver, reflita sobre quais serão os seus diferenciais para você poder se destacar e aposte nisso. É importante lembrar que produtos de boa qualidade evitarão as devoluções. Tenha em mente que conforme a legislação que trata de vendas on-line, o consumidor tem sete dias para arrepender-se da compra e devolver o produto, a chamada Lei do Arrependimento. Bons produtos que fazem jus ao anúncio feito têm baixos índices de devolução. 2. Capriche no anúncio É necessário esforço, dedicação e estudo para ter um anúncio de sucesso. Comece pesquisando seus concorrentes, veja como eles anunciam. Veja também o que as pessoas estão perguntando para seus concorrentes. Essas perguntas podem te orientar sobre quais informações adicionais colocar no seu anúncio. E fique atento aos seguintes itens: Titulo: Um bom título deve ter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica do produto. Categorização: Certifique-se de inserir seu produto na categoria correta. Muitos compradores utilizam a busca por categoria. Estar no local certo vai garantir que você apareça para estes clientes. Fichas técnicas: Coloque todas as informações técnicas do seu produto, pois o comprador vai querer ver os detalhes do que está comprando. O preenchimento de todas as informações das fichas técnicas também trará maior relevância para o seu anúncio nas plataformas. Vincule o número do código de barras (Código EAN) ao anúncio do produto para que ele apareça mais nas buscas orgânicas do Google e de outros buscadores. Variações: Se seu produto possui variações de cores, tamanho, voltagem, preencha corretamente este campo para possibilitar para o comprador que faça a escolha e enconte ali exatamente o que deseja. Coloque também uma foto para cada variação que você anuncia. Foto: A foto deve ser caprichada, nítida, com boa iluminação e apresentar bem o produto. As fotos podem ser feitas com a câmera do celular que já oferecem excelente qualidade.Não indicamos tirar fotos de tablets, pois esses dispositivos, em geral, não possibilitam imagens com a qualidade ideal para o anúncio. O tamanho considerado ideal da foto deve ser de 1200 x 900 pixels. Para ter certeza das medidas da imagem, procure no Google, ou em outro buscador, aplicativos para redimensionar fotos. Há várias opções gratuitas disponíveis na internet. Mostre o produto real e apenas um modelo por foto. Verifique se nenhuma parte do produto foi cortada ou se ele ficou muito pequeno na imagem. Use bem o espaço da foto. Vídeo: Um bom vídeo pode ajudar muito nas vendas. O vídeo deve focar apenas o produto, não deve conter nome da loja nem nenhum dado do vendedor. Seja claro, objetivo e simples. Mostre o uso e as funcionalidades do item. O vídeo não deve passar de 60 segundos. Após publicar o anúncio, acompanhe seu desempenho. Se após sete dias de publicação, nenhum item foi vendido, altere algo no seu anúncio, seja a foto, o título ou a descrição. Isto irá alterar os algoritmos dos marketplaces e poderá fazer com que você apareça melhor nas buscas. Analise os anúncios de sucesso de produtos semelhantes e veja como você pode aprimorar o seu. 3. Tenha os produtos em estoque Nunca anuncie sem ter estoque. Ter a mercadoria para entregar é essencial para a venda on-line. Se seu estoque de um produto for muito pequeno e ele esgotar, seu anúncio deve ser encerrado ou pausado. Isto fará com que você perca relevância no algoritmo do marketplace de indicação de produtos. Evite esta situação para que você tenha cada vez mais relevância entre os milhares de vendedores do site. 4. Atenda os compradores com atenção e rapidez Na internet, sua loja estará aberta 24h por dia e os compradores querem atenção instantânea. Responda rápido aos questionamentos. Respostas em até dois minutos podem fazer a diferença entre concluir a venda ou não. Para isso, tenha alguém da equipe de plantão, mesmo à noite, nos finais de semana e feriados para não deixar seu potencial comprador esperando. Conheça bem seu produto para que você possa ter respostas completas e técnicas. Crie, também, respostas de propostas. Se o comprador solicita algo que você não tem, ofereça algo semelhante já indicando o link do anúncio para tal compra. Uma dica é ir anotando as perguntas e respostas para, posteriormente, aprimorar seu anúncio com aquelas mais frequentes. Após a compra ser efetuada, verifique com atenção o produto a ser despachado para não ter erros e poste-o o mais rapidamente possível. Informe ao cliente a previsão de recebimento. Quanto antes seu cliente receber o produto, mais satisfeito ele ficará. No pós-venda, faça o melhor possível para garantir a satisfação do seu cliente. Ter uma comunicação amigável e resolutiva pode te proporcionar uma boa avaliação, mesmo que o produto tenha que ser trocado ou devolvido. 5. Invista nas primeiras vendas para ganhar relevância e reputação Em geral, os marketplaces oferecem benefícios e melhor posicionamento para aqueles que já vendem um pouco mais. Uma boa estratégia para posicionar-se melhor entre tantos vendedores é investir para conseguir as primeiras vendas, baixando a margem de lucro nos primeiros produtos, até mesmo vendendo a preço de custo. Uma vez adquirido o patamar inicial de benefícios do marketplace, você volta a posicionar sua margem de lucro. 6. Precifique bem seus produtos Um dos maiores desafios para os pequenos negócios é colocar o preço correto nos produtos. No comércio eletrônico, este item também é fundamental. Oferecer frete grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas você precisa ter em mente que este custo será arcado por você. Assim, se adotar esta estratégia, verifique o preço a ser anunciado. Alguns marketplaces dividem o custo do frete grátis com o vendedor para produtos acima de um valor específico. Verifique as condições da plataforma que está vendendo para definir sua estratégia de frete e de preços. Seguindo todas essas dicas que os especialistas dessas quatro grandes plataformas deram, você, com certeza, aumentará suas vendas! Escrito por Roberta Aviz e revisado por Juliana Borges, colaboradoras do Sebrae Nacional. Veja também: Assista aos vídeos das Lives da Semana de Vendas On-line - Oportunidades para os pequenos negócios em marketplaces.