Organizar as finanças é uma tarefa difícil para muitos brasileiros. Uma pesquisa divulgada em 2020, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que 48% dos brasileiros não controlam o orçamento. Os principais motivos estão relacionados a confiar apenas na memória e não fazer registro dos ganhos ou gastos. Entretanto, para quem quer empreender, esse problema deve ser evitado ao máximo. Algumas alternativas, como utilizar aplicativos para finanças, podem auxiliar nessa área. Dessa forma, seu negócio não será prejudicado e você vai saber lidar melhor com imprevistos. Neste conteúdo, você vai entender as vantagens de usar aplicativos para finanças e conhecer várias opções para começar a se organizar agora mesmo.
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Que a logística é fundamental para sobrevivência do e-commerce, ninguém tem dúvidas. Mas saber qual a melhor alternativa para entregar os produtos da sua loja ainda deixa muito empresário sem saber resolver essa equação. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Abcomm, divulgada em 2019, 65,9% dos gastos logísticos são gastos com frete e os demais 34,1% se dividem entre gastos com armazenagem (23%) e gastos com manuseio (14,8%). A pesquisa também identificou quais são as opções mais contratadas para esses fretes e, nesse caso, 88,6% das empresas utilizam os Correios para envio das mercadorias, 58,7% trabalham com transportadoras privadas e 9,8% possuem frota própria. Os Correios são, sem dúvidas, a empresa de logística mais presente nas cidades brasileiras, bem como a que possui mais reconhecimento por parte dos empresários e consumidores. Em todo caso, como algumas empresas já perceberam, é importante ter mais de uma opção no leque de fornecedores, tanto para baratear as negociações, quanto para evitar intempéries que possam paralisar a operação. Nesse sentido, as lojas virtuais utilizam, em média, 2,6 transportadoras diferentes. Abaixo estão as mais utilizadas por essas empresas. Fonte: ABComm e ComSchool 2019 Os comparadores de frete Atualmente há uma série de comparadores de frete que podem ser usados para calcular os custos em mais de uma empresa e já fazer a gestão da entrega. Conheça: Melhor Envio > Startup apoiada pelo Sebrae Realiza cotações simultâneas nos Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e Latam Cargo Integra com Amazon, Vtex, Loja Integrada, Nuvemshop e Wix. Para utilizar basta criar uma conta, gratuita. O pagamento é realizado a cada frete contratado. Para cotações não há custo. Disponibiliza geração de etiquetas e rastreamento de pedidos. Para usar é bem simples. Basta fazer um cadastro rápido e inserir os dados de remetente, destinatário e do produto. Exemplo de cálculo utilizando uma camiseta de São Paulo para Maceió. Peso (kg): 0,100 kg (produto) + 0,030 kg (embalagem) = 0,130 kg Altura (cm): 2 cm (produto já na embalagem) Largura (cm): 15 cm (produto já na embalagem) Comprimento (cm): 20 cm (produto já na embalagem) CargoBR > Realiza cotações simultâneas nos na Jadlog, Total Express, FedEx, Trans VMC Guarulhos e Modular Transportes. Para utilizar basta criar uma conta, gratuita. O pagamento é realizado a cada frete contratado. Para cotações não há custo. Além dessa modalidade de cotação de frete, há uma gama de fornecedores que podem atender diretamente ao seu negócio. Frenet > Não é bem um comparador de frete, mas um hub de transportadoras com 48 integradas, como Jadlog, Loggi, Brasspress, Correios, DHL e Total) já integradas e mais de 200 que podem ser integradas mediante orçamento. Integra com Magento, Woocommerce, Opencart, Prestashop, Loja Integrada, Nuvemshop, Tray, iSet, Moovin, Xtech, Anymarket, Dooca, Bling, Hub2b, Loja Mestre, GetCommerce entre outras. Possui plano gratuito que permite até 5000 cotações e planos pagos com valores de R$ 50 (10 mil), R$ 100 (20000) e R$ 350 (ilimitadas). Para usar o serviço é possível cotar direto pela Frenet Correios ou é preciso preencher um formulário que listará as transportadoras mais adequadas, depois escolher as transportadoras com as quais deseja trabalhar e aguardar que elas entrem em contato. Informações sobre as transportadoras mais utilizadas pelas lojas virtuais Jadlog > Uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do país e uma das maiores operadoras de e-commerce. Rede de franquias em todas as capitais e principais cidades do país. Fácil simular no site da empresa, mas como oferece uma estimativa é recomendável entrar em contato e orçar direto. Total Express > Atendem todo o Brasil. 2300 municípios diretamente e o restante via redespacho 230 mil entregas por dia 10mil colaboradores Fulfillment (estoca e entrega sua carga após a venda) Braspress > Atendem todo o Brasil 60 mil entregas por dia Está com restrições de entregas no Maranhão e Piauí por conta das restrições sanitárias Rodonaves > Atendem mais de 3500 cidades Possuem 250 unidades Desde 1970 Formulário online para cotação TNT > Atendem mais de 5000 cidades Contam com 110 unidades Transportam de tudo Jamef > Atendem todo o Brasil Desde 1963 Mais de 1000 veículos Azul Cargo Express > Entrega via aérea Cotação online 240 lojas Atendem mais de 3500 municípios Mercado Envios > Entregam em todo o Brasil Para quem usa Mercado Livre Todas as vendas a partir de R$ 120 têm frete grátis e descontos significativos e pagam até 50% do custo desses envios Loggi > Criada em 2013 Entregam em todo o Brasil Foco nas entregas por motoboy Acompanhamento do pedido em tempo real pelo cliente Gollog > Entrega via aérea Entregam em mais de 3000 cidades Cotação online Confira outras opções no Catálogo de Fornecedores de E-Commerce. Escrito por Ivan Tonet, coloborador do Sebrae Nacional.
Um bom e-commerce depende de logística eficiente. Aprenda como melhorar o seu processo logístico.
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
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Para garantir o sucesso no processo de venda pela internet, é essencial organizar todo o caminho que o cliente vai fazer, desde a solicitação do produto na loja virtual até o monitoramento da satisfação pela pós-venda. Saiba quais são essas etapas. Saiba mais Logística no e-commerce: entregar o produto no prazo é fundamental