Descubra como as mídias sociais podem ajudar sua estratégia de marketing digital a conquistar e fidelizar mais clientes.
Uma página no Facebook é fundamental para comunicação e relacionamento com clientes.
Uma das redes sociais que mais cresce no mundo é o Instagram. Saiba como criar a conta da sua empresa e iniciar um verdadeiro perfil de negócios!
O WhatsApp é uma ferramenta estratégica de comunicação e relacionamento que tem sido muito utilizada pelo varejo. Isso porque, no Brasil, são 120 milhões de usuários; 99% dos celulares têm o aplicativo instalado. Os consumidores passam o dia todo com o celular na mão, e o aplicativo é utilizado em muitas horas. Pesquisas revelam que 83% dos brasileiros já conversaram com um vendedor por mensagens antes de uma compra. Além de ser gratuito, o uso do WhatsApp traz alguns benefícios para o varejo: Permite um atendimento personalizado e aproxima lojistas e consumidores; Automatiza mensagens e categoriza conversas e contatos, tornando mais ágil o atendimento; Permite separar o perfil pessoal do comercial, trazendo mais segurança e organização para o lojista; Mas, o aplicativo precisa ser usado com estratégia e profissionalismo. Não basta enviar mil mensagens aleatórias e aguardar um retorno. Entenda que o WhatsApp é um canal de venda que pode ajudar a sua loja a vender mais, também, fora do seu ponto de venda físico.
Presente em 98% dos aparelhos móveis do Brasil, o WhatsApp tradicional é o aplicativo de mensagens instantâneas preferido dos brasileiros. Muitos negócios e compras começaram a ser realizados pelo aplicativo, de maneira rápida e prática. Por isso, foi desenvolvido o WhatsApp Business, que atende, especificamente, às necessidades das pequenas empresas. É preciso baixá-lo na loja de aplicativos, pois ele não está disponível como uma ferramenta do WhatsApp tradicional. Assim, ele precisa de um número de celular específico e o ideal é que não seja o seu pessoal, utilizado no WhatsApp tradicional. O WhatsApp Business apresenta várias funções, como: disponibilizar a localização, horário de atendimento, e-mail e site do seu negócio. Exibir produtos e serviços, organizar pedidos e contatos através de listas e etiquetas. Além disso, ele permite responder a perguntas, enquanto os clientes fazem compras, com ferramentas especiais de automatização. Uma das principais funcionalidades do Whatsapp Business é o catálogo de produtos e serviços. A disponibilização do catálogo otimiza o seu tempo, pois você não precisa procurar, selecionar e fazer legenda para cada uma das fotos dos seus produtos na hora de enviar para o cliente. Tudo está no catálogo: fotos dos produtos, descrição e valores. E você ainda consegue incluir links de produtos para sua loja virtual. Assim, o atendimento se torna mais fácil, prático e rápido. Para adicionar mais itens, repita esses passos. Boas vendas! Para saber mais, leia os textos a seguir: Mantenha as vendas na pandemia com Whatsapp Business E-book: Whatsapp para vender mais E aproveite os cursos do SEBRAE: Conhecendo e valorizando seu cliente O que preciso saber sobre marketing e vendas?
Entre os canais digitais, o WhatsApp é um dos mais relevantes, porque ele possui uma penetração massiva, alcançando pessoas de quase todos os tipos de faixas etárias, classes sociais e regiões. Trata-se do aplicativo de mensagens favorito dos brasileiros. Uma pesquisa da Opinion Box, com quase 2 mil usuários do aplicativo no Brasil, mostrou que 98% dos entrevistados possuem WhatsApp no celular e 86% usam diariamente. Além disso, 76% conversam por mensagem com empresas e 64% já fecharam compras pelo canal.(Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil). O Facebook estima 140 milhões de empresas ativas, por mês, nos seus aplicativos e serviços. E a versão WhatsApp Business foi desenvolvida especialmente para os pequenos negócios e tem mais recursos que o aplicativo tradicional. Por isso, é preciso baixar, especificamente, o Business na loja de aplicativos. O ideal é não cadastrar um telefone pessoal, mas o da empresa, pois se trata de uma conta comercial. Com essa conta, você define um perfil completo do seu negócio, cadastrando o horário de abertura e fechamento, endereço, e-mail e site. Você também tem a possibilidade de integração dos anúncios veiculados nas outras plataformas da Meta (Facebook e Instagram). Abaixo, listamos os cinco principais recursos do WhatsApp Business para os pequenos negócios: Mensagens de ausência Sabemos que uma boa parte do público é ansioso e deseja uma resposta imediata. As mensagens de ausência são importantes para diminuir essa ansiedade e, eventualmente, alinhar as expectativas de retorno por um atendimento humanizado. Se o seu cliente enviar uma mensagem fora do seu horário de atendimento, por exemplo, você pode programar a mensagem dizendo que em breve irá atendê-lo e dizer o seu horário de funcionamento. Mensagens de saudação Assim como as mensagens de ausência, as de saudação podem reduzir a ansiedade do cliente e já estabelecer uma primeira comunicação com ele. Você consegue colher informações iniciais e importantes para a jornada de compra. Por exemplo, você pode dar as boas-vindas, apresentar-se, perguntar o nome e qual produto o cliente quer ter informações. Etiquetas Com as etiquetas é possível gerenciar o volume de conversas e categorizá-las da maneira mais adequada. Você consegue classificar os contatos e mensagens, individuais ou de grupos, por cores. É uma maneira de filtrar, por exemplo, os pedidos que já foram pagos, entregues ou que estão em negociação. Catálogo Com esse recurso, os empreendedores podem fazer catálogos com seus produtos ou serviços. Por isso, lembre-se de colocar fotos de qualidade, uma boa descrição e os preços. O catálogo é uma vitrine virtual, que facilita e agiliza o atendimento do cliente. WhatsApp Pay Esse recurso é voltado para pessoas físicas. Os seus clientes podem fazer pagamentos por meio dele, pois funciona como uma transferência em dinheiro. Para usar o WhatsApp Pay, o usuário adiciona o cartão de débito na conta do aplicativo, cria um PIN de seis dígitos (ou a biometria) e coloca os dados financeiros. O pagamento é habilitado pelo Facebook Pay. Essa forma de pagamento pode facilitar o cotidiano do empreendedor, mas é preciso atenção e cuidado, já que as compras estão sendo transacionadas online. Para saber mais, leia os textos a seguir: Semana do Marketing Digital - Use o WhatsApp para impulsionar o seu negócio Venda mais com o WhatsApp Business E aproveite os cursos do Sebrae: Up Digital Marketing
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seus seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.