Saiba como usar a internet para divulgar a sua marca e vender mais.
Uma das áreas mais importantes de qualquer empresa é a de marketing e vendas. Um negócio sem visibilidade não tem muitas chances de sobreviver. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece a sua marca ou o seu nome, o seu sucesso está em risco. Durante a pandemia, muitos empreendimentos tiveram que arriscar novas formas de atuar. A que mais tem sido adotada é o atendimento on-line, já que a internet foi uma das poucas ferramentas que conseguiu chegar até o público na quarentena. Com essas inovações tecnológica, muitos empresários começaram, de maneira muita intensa, a expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas. Isso traz muitos ganhos para os negócios, afinal, trata-se de uma chance de aumentar os resultados de visibilidade e comerciais, além de quebrar barreiras de acesso aos consumidores e diminuir os custos de divulgação. Contudo, a disputa on-line pela atenção do cliente está alta. Você sabe como planejar a sua presença digital, para se colocar à frente da concorrência? Veja os cinco passos que preparamos para ajudar na hora de começar a se inserir no mundo digital. Estude seu público-alvo Um dos pontos altos do mundo digital é o fácil acesso à informação. Aqui, podemos fazer pesquisas profundas sobre quem é o público consumidor, que tipos de conteúdos ele acessa, com os quais ele mais interage. Em que canais ele está mais presente? Ele usa muito as redes sociais? Ele faz muitas pesquisas no Google? Essas informações podem valer ouro na hora de pensar em uma boa estratégia de marketing digital. Estude seus concorrentes Não basta saber quem são seus concorrentes. É importante entender como eles estão atuando na hora de vender. Que canais eles estão usando? Que tipos de conteúdo estão sendo gerados? Isso está funcionando? Ele está vendendo mais? Onde é que os concorrentes estão acertando? E onde é que estão errando? Com esse conhecimento, podemos pensar em todas as oportunidades existentes para alavancarmos uma marca. É importante, sempre, respeitar o que é a sua marca, e os valores que entende como essenciais para a construção dela. Procure preservar a identidade do seu negócio e a importância para você e para a sociedade. Escolha quais canais utilizar Na internet existem muitas marcas tentando se vender de forma constante e insistente. A disputa de atenção é grande, portanto, seja criativo nos anúncios e use todo o diferencial da sua marca para atrair o público para a sua loja. A escolha dos canais depende do seu público-alvo. Veja onde estão os seus clientes: quais as redes sociais que eles mais utilizam? Eles costumam fazer pesquisas no Google, no YouTube? Monitore os resultados Os dados devem sempre ser seus melhores amigos. Acompanhe todo tipo de resultado para saber como está investindo o tempo e os recursos da sua empresa, se precisa fazer algum ajuste na sua estratégia de marketing ou se está tudo correndo como deveria. Em geral, ao analisar os dados de marketing digital do seu negócio, você deveria ser capaz de responder às seguintes perguntas: O público está interessado no que estou falando? Estou gerando algum resultado com o trabalho de comunicação digital? O conteúdo que estou produzindo tem alguma conexão com os produtos ou serviços que vendo? Estou conseguindo gerar tráfego para os meus canais de atendimento on-line Reflita sobre a sua marca Existem na internet inúmeros canais que podem ser explorados, como Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Twitter, além de anúncios em sites de conteúdo ou de notícias, entre muitos outros. Escolha o melhor para o seu negócio de acordo com o seu público-alvo e seus objetivos. Impulsione a gestão da sua presença digital com o movimento Seu Negócio no Mapa E aproveite o curso do Sebrae:Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
Se você quer direcionar e segmentar a promoção do seu produto ou serviço, os links patrocinados, também chamados de anúncios, são excelentes oportunidades. Eles aparecem em sites e nas páginas de busca do Google, o buscador mais popular do mundo. O Google Ads é a maior plataforma de anúncios ou links patrocinados. É uma ferramenta essencial para quem quer gerar receita e alcançar resultados on-line. De modo geral, você define onde seu anúncio será exibido, o orçamento que deseja investir e ainda consegue avaliar o retorno disso. Com essa plataforma você pode divulgar seus produtos pagando apenas quando o internauta clicar no seu anúncio, visualizá-lo ou quando houver alguma conversão. Você decide o que você prefere de acordo com o seu orçamento e estratégia e já define nas configurações. Assim, o custo de uma publicidade pela plataforma sai mais em conta que em uma mídia tradicional, o que permite um maior acesso ao pequeno empreendedor a esse canal. Outra vantagem do Google Ads é que seu anúncio será exibido para as pessoas que procurarem pelas palavras-chave do seu negócio. O alcance da sua divulgação será imenso. Seus potenciais clientes encontrarão o seu anúncio quando estiverem fazendo alguma busca, seja no Google, YouTube, Gmail ou Play Store. O momento da pesquisa é de alto interesse do consumidor. Ele está no Google procurando mais informações sobre um lugar, produto ou serviço. Então, é a oportunidade de o anúncio do seu negócio aparecer para o seu possível cliente. Além da palavra-chave, é possível segmentar a exibição do seu anúncio por tópicos específicos, como receitas. Neste caso, o seu anúncio também aparece em outros sites com temática semelhante. Você também pode segmentar pelo seu público-alvo, ou seja, mostrando seu anúncio para quem tem um perfil estratégico e de interesse do seu negócio. A plataforma ainda oferece a opção de direcionamento por idade, localização geográfica e idioma do consumidor. Você pode optar por um anúncio que apareça em todos os dispositivos ou só em smartphones, por exemplo, e ainda tem como programar a frequência, os dias e os horários da exibição. Além disso, você pode anunciar e também avaliar os resultados da sua campanha, pois a ferramenta traz métricas e informações sobre a interação do público com o seu anúncio. Passo a passo para anunciar no Google Ads: Comece definindo o seu objetivo, que pode ser: Receber mais ligações; Atrair mais visitantes para sua loja física; Direcionar pessoas ao seu site. Determine se você quer que seu anúncio tenha alcance global ou local. Criar sua mensagem com três frases curtas para conquistar os clientes. Você também pode adicionar imagens para criar banners. Defina o limite do seu orçamento mensal. Publique seus anúncios. Conheça a plataforma Google Ads e aproveite suas funcionalidades. Para saber mais, leia o texto a seguir: E aproveite os cursos do SEBRAE: Marketing Digital para sua empresa: primeiros passos O que preciso saber sobre marketing e vendas?
Você já ouviu falar em live commerce? Considerada a grande tendência do e-commerce, live commerce significa “comércio ao vivo” e basicamente consiste em uma estratégia que une live e vendas online. Esse formato de vendas nasceu na China e está revolucionando os hábitos de compra de consumidores do mundo todo. Live commerce na prática Você lembra daqueles programas de auditório onde o apresentador fazia uma propaganda de alguns produtos, mostrando todas as suas funcionalidades e praticamente “vendendo” o item ao vivo? A live commerce funciona de forma parecida, mas elas acontecem muito nas redes sociais ou em plataformas especializadas. Durante uma live commerce, você entra ao vivo e pode apresentar seus produtos, tirar dúvidas, estimular a curiosidade do público e incentivar a compra. O formato permite que você interaja em tempo real com os consumidores, estimulando ainda mais essa experiência de compra a distância. Por que live commerce é tendência? Comprar online já é uma realidade no Brasil e faz parte da rotina dos brasileiros, mas não é só o hábito de comprar online que está crescendo por aqui. O público está cada vez mais conectado! As vendas pelas redes sociais deram um grande salto e o consumo de vídeos online chegou a crescer 84% nos últimos 3 anos. (Kantar IBOPE Media) Assim, a live commerce aparece como uma junção de dois grandes costumes dos brasileiros. E como esse modelo ainda não é tão famoso, ele é uma forma de se diferenciar no mercado e levar uma experiência única aos seus consumidores. Live commerce é mais fácil do que você imagina Não tem segredo! Live commerce é sobre produzir conteúdo e se aproximar dos seus clientes (mesmo que de longe). Com um bom celular e uma internet estável, você pode entrar ao vivo no Instagram ou no Facebook e fazer a sua própria live commerce. Além disso, você conhece os seus produtos melhor do que ninguém, então não tem ninguém melhor para apresentá-los do que você. Compartilhe a sua opinião, tire dúvidas e convide os clientes a participar. Ver uma pessoa comum do outro lado da tela, além de humanizar a sua marca, torna tudo ainda mais real. Dicas para fazer a sua live commerce Se interessou pelo formato? A expectativa é que as live commerces se tornem cada vez mais comuns entre os brasileiros. Então, quem começar agora mesmo a apostar nessa tendência, sai na frente! Antes de criar uma live commerce para a sua loja, dê uma olhada nessas dicas e garanta uma experiência inesquecível para os seus clientes. Faça uma seleção dos produtos Quais produtos você quer divulgar na sua live? Você pode apostar naqueles mais vendidos, para aumentar ainda mais a procura, ou até apresentar aqueles que não são muito vendidos, para instigar o consumidor a comprar e criar um desejo pelo item. Estruture a sua live commerce Crie um planejamento estratégico e desenvolva um bom roteiro para o evento. Dessa forma, você terá um conteúdo mais assertivo para o grande dia, sem deixar as informações mais relevantes de fora. Lembre-se também de pensar em um cenário para a sua live. Personalize o local com elementos que remetam à sua marca e tragam a sua identidade visual. Deixe a sua live commerce com a cara da sua marca! Crie uma oportunidade única de compra Live commerce é sobre vender, então porque não dar um incentivo para os seus clientes continuarem assistindo e finalizarem suas compras? Crie promoções e ofereça frete grátis. Essas condições especiais vão dar aquele empurrãozinho que faltava para alavancar suas vendas! Por último: divirta-se! Lembre-se: você não precisa ser um apresentador profissional nem ter anos de experiência para apresentar uma live commerce. Dê o seu melhor e se cometer algum erro ao longo do caminho, volte atrás e explique aquela informação novamente. Live commerce no Brasil e a Americanas Ao Vivo Em 2020, a tendência chegou ao Brasil! E a primeira marca a apostar no formato foi ninguém mais, ninguém menos que a Americanas. No dia 25 de junho de 2020, o Americanas Ao Vivo nasceu e a marca realizou a primeira transmissão com a influenciadora Camila Coutinho apresentando alguns produtos de beleza e compartilhando sua opinião ao vivo. O projeto cresceu rapidamente e logo a marca estendeu a oportunidade para que seus lojistas parceiros também realizassem live commerces. Uma das primeiras foi com o Jirau da Amazônia, projeto de artesãos da região amazônica que vendem para todo Brasil através da Americanas Marketplace. A live aconteceu diretamente de Manaus e trouxe grandes resultados para a marca, que identificou um crescimento de mais de 10x na busca dos produtos divulgados durante as lives e uma conversão 7x maior. Em maio de 2021, a Americanas Marketplace ainda fechou uma parceria com a plataforma de e-commerce, para o lançamento de uma plataforma exclusiva de live commerce no Brasil que irá impulsionar as vendas nesse modelo e facilitar essas vendas para os parceiros. E aí, preparado para apresentar seus produtos ao vivo e obter resultados surpreendentes? Anote todas as nossas dicas e prepare-se para fazer uma live commerce de sucesso!
Cada vez mais empresas marcam presença na web para aumentar a visibilidade de suas marcas, atrair os consumidores em potencial e estreitar o relacionamento com os clientes. O relatório "Internet Trends Report", divulgado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), aponta tendências e dados anuais capazes de guiar quem quer investir na internet como meio de divulgação para sua empresa. Neste artigo iremos demonstrar algumas tendências deste setor para que você amplie a presença digital de seu negócio.
As palavras-chave ou mesmo frases completas não são mais o único argumento de busca dos internautas. Voz e imagem são os novos insumos para obter respostas precisas e traçar perfis de consumo e de preferências. Assim as empresas e profissionais podem ofertar produtos e serviços personalizados para cada cliente em potencial. Conheça as novas tecnologias, que viabilizam essa mudança de comportamento segundo o relatório Internet Trends Report, divulgado pela Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB).
Se você quer um resultado imediato ou de curto prazo, o tráfego pago é a estratégia indicada. O tráfego pago é aquele gerado por meio de anúncios, ou seja, é a quantidade de visitantes que vem para a sua página a partir de anúncios feitos em mecanismos de busca, redes sociais e outros sites. Ao contrário do tráfego orgânico, o pago depende de investimento financeiro para gerar resultado. Isso porque a sua campanha de anúncios fica no ar, enquanto houver orçamento. Existem dois tipos de pagamento pelos anúncios: CPC ou Custo Por Clique: você paga quando o usuário clica no seu anúncio. É um método indicado para levar tráfego real para o seu site. Utilize essa estratégia quando você tiver um orçamento bem definido para essa ação de marketing. CPM ou Custo Por Mil Impressões: você paga para que o seu anúncio apareça mais vezes na página de busca. É recomendado para ter maior visibilidade e fortalecer o posicionamento da sua marca. O anúncio sempre é indicado com o nome "Anúncio" na frente da URL, seja nas páginas de busca, redes sociais ou sites. Assim, o usuário consegue diferenciar o conteúdo pago do conteúdo orgânico. Os anúncios aparecem para os internautas de acordo com as palavras-chave que eles utilizam em suas buscas ou pelos seus hábitos nas redes sociais. O algoritmo identifica os interesses dos perfis por meio das navegações que são feitas. E apresentam os anúncios, de maneira personalizada, de acordo com o que a pessoa tem pesquisado ou consumido na rede social. Você pode direcionar o tráfego para o seu site, mas também para uma página específica, um blog ou para uma landing page. No caso dessa última, você pode iniciar um relacionamento com o seu potencial cliente utilizando o e-mail marketing. Outra possibilidade é apresentar seu produto, argumentos e valores em uma página de vendas. Resumindo, as principais vantagens de utilizar o tráfego pago são: Resultados vêm mais rápido porque a visibilidade e o alcance do seu negócio aumentam; Ajuda na divulgação de ações específicas, como no lançamento de um produto ou promoções; Melhora a taxa de conversão. Quando os leads estão na fase final do funil de vendas, no momento da decisão e fazem a pesquisa pela palavra-chave, eles encontram seu negócio mais facilmente. Você não precisa definir uma única estratégia de tráfego – pago ou orgânico. O ideal é combinar os dois tipos de tráfego de acordo com os seus objetivos e os seus clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer 5 dicas para acelerar as suas vendas pela internet E aproveite os cursos do Sebrae:Marketing digital: planejar para vender pela Internet Planeje suas metas e resultados
Você precisa criar vídeos institucionais, vídeo de marketing, ou vinhetas para promover seu negócio, e, está sem dinheiro para contratar um profissional especialista em edições de vídeos? Então, o Sebrae preparou algumas dicas para você fazer algumas edições simples que podem fazer toda diferença para o início do seu negócio. Separamos alguns sites e aplicativos para você trabalhar com edições de vídeos até mesmo pelo próprio smartphone. Aplicativos 1. VivaVideo: O VivaVideo é um aplicativo para edição de vídeo e foto slideshow maker. Ele está disponível para Android e iOS. Alguns recursos do aplicativo: Ferramentas de edição profissionais fáceis de usar; Corte e mescle clipes de vídeo na edição do storyboard; Criativas Lentes de Câmera de Vídeo. Deixe os seus vídeos ainda melhores com diversos textos, efeitos, adesivos, músicas, filtros, transições e dublagem ao vivo. 2. Quik - Editor de Vídeo da GoPro para fotos, clipes: Com esse app você pode criar incríveis vídeos e vinhetas com apenas alguns toques, com fotos e clipes de vídeo da sua Galeria, você poderá personalizar seu trabalho com textos, músicas e muito mais. Disponível para Android e iOS. Alguns recursos do aplicativo: Corta clipes de vídeo, faz com que vídeos sejam reproduzidos mais rápidos ou mais devagar e enquadrando fotos para capturar o momento perfeito; Definição de duração personalizada para o seu vídeo. Ajusta os cortes e transições automaticamente; Escolha qualquer ponto da música para iniciar a sua trilha sonora; Salva vídeos no rolo de câmera em HD 1080p ou 720p e 60 fps. 3. App editor de vídeo PowerDirector: O PowerDirector é um aplicativo de edição de vídeo, com aplicativo você pode criar vídeo em uma linha do tempo sofisticada, efeitos de vídeo gratuitos, um editor de vídeos de fotos, câmera lenta e muito mais, incluindo narração e efeitos de filmes de ação para você. Disponível para Android. Alguns recursos do aplicativo: Reverta a reprodução dos clipes de vídeos; Editor de áudio: mude a música do seu vídeo e adicione efeitos de narração e desaparecimento gradual; Efeitos de colagem de vídeo destacam a melhor parte da sua cena. Sites Existem vários sites para edição de vídeo online; para fazer pequenas edições, assim como: corte de cenas, colagem, mixagem entre outros tipos de edição você pode encontrar na internet. Separamos alguns para você. 4. Clipchamp: É um site que inclui ferramentas como: Ajustar; Girar; Rodar; Cortar e muitas outras. 5. Wevideo: Alguns recursos que o site oferece: Criação de vídeo para todos; Editar em todos os lugares; Controle criativo total. 6. Video toolbox: Alguns recursos que o site oferece: Nível profissional; Carregar arquivos até 600MB; Converte arquivo. Lembre-se, seja criativo e nada de exageros na hora da edição. Objetividade e qualidade é muito importante. Assim que puder, contrate um profissional de edições de vídeo é ele quem entende de todas as técnicas de uma boa produção. Qualquer dúvida leia no Portal Sebrae o artigo Como montar uma empresa de edição de vídeo.
A fotografia pode tornar o seu produto mais atrativo para o público. Seja qual for o seu ramo de atuação, tirar fotos de produtos com boa iluminação e bom cenário ajuda a despertar o interesse do público-alvo e alavancar as vendas. Há um e-book do Sebrae que ensina como fotografar melhor. Uma das ideias apresentadas no material, e que achamos importante destacar também neste artigo, é que a primeira decisão importante consiste em escolher qual produto será colocado em destaque. Há casos em que você pode fotografar algo que estará em promoção (por exemplo: bolo caseiro de chocolate será vendido com 30% de desconto; então, você fotografa especificamente esses bolos) e casos em que se pode fotografar um “produto-isca”, ou seja: algo que dê uma boa ideia do que você é capaz de entregar para o seu cliente. Exemplo: você tem uma loja de bolsas e fotografa uma delas em uso, ou escolhe duas ou três que servirão de “vitrine” para dezenas de outras que estarão à disposição do público. Escolhidos os itens que serão fotografados, chega a etapa da produção. Se você quiser fotografar com luz natural, prefira sempre as primeiras horas do dia ou o cair da tarde. Nesses momentos, a luz fica mais horizontalizada (e não vertical, como ocorre ao meio-dia, por exemplo), o que ajuda a valorizar cores e paisagens. Diferentes tipos de luz produzem efeitos diferenciados. A luz dura, obtida quando a fonte de luz é menor do que o objeto fotografado, é ideal para mostrar o contraste entre o claro e escuro; a luz suave (obtida quando a fonte de luz é maior do que o objeto fotografado) passa a impressão de delicadeza.
Descubra quais pontos são primordiais para fazer uma foto que realmente venda seu produto
O primeiro contato que o cliente vai ter com o produto de sua loja virtual será por meio da imagem escolhida para representar o que está à venda. Por isso, fotos de boa qualidade e que permitam ao usuário dar zoom na imagem e ver o produto com mais detalhes são essenciais no e-commerce. A apresentação visual é fundamental em qualquer tipo de varejo. Mas, se a sua vitrine for on-line, esse é um aspecto que merece atenção especial. Vídeos explicativos também são uma boa opção na hora de mostrar ao consumidor como um determinado produto funciona. Fique atento a alguns aspectos na hora de escolher a imagem de seu produto: Selecione fotos com melhor resolução para que o cliente possa ampliá-la; Observe tipos de cores (veja se não há distorções); Disponibilize diferentes tamanhos dos produtos. Confira a seguir mais informações e dicas sobre como você pode melhorar a imagem dos produtos disponíveis na sua loja virtual. Exposição dos produtos Para aperfeiçoar a exposição dos produtos, é necessário que as fotos substituam a visão real do cliente, possibilitando que ele escolha melhor o que vai comprar. Assim, para que a imagem seja fiel à realidade, é preciso que ela seja de alta qualidade e resolução. Ângulo e tamanho A loja on-line pode oferecer fotos de vários ângulos do produto e apresentar modelos que o experimentem. Ver o item em outras pessoas humaniza a venda. Em casos de artigos que não podem ser vestidos ou usados em fotos, é possível apresentar imagens do produto ao lado de outros objetos ou em mãos de modelos para que se tenha noção de tamanho e outros aspectos. Vídeos explicativos Se o produto exige detalhes no manuseio, como a forma correta que ele deve ser aberto, por exemplo, é interessante que – além de informações escritas e fotos de boa qualidade – sejam apresentados vídeos explicando como utilizá-lo. Isso contribui para o uso adequado do produto e, ainda, destaca a sua qualidade. Além disso, utilizar esse recurso pode gerar um canal de aproximação com o consumidor. Informações adicionais Além da imagem, informações adicionais e detalhes sobre o que está à venda também são fundamentais no e-commerce. O empresário que busca entrar no mercado virtual precisa disponibilizar os seguintes dados: Tamanhos e cores; Matéria-prima utilizada na confecção do artigo; Caraterísticas de cada tamanho (como profundidade e altura). As informações de tamanho variam de acordo com o artigo comercializado. No caso do vestuário, algumas lojas disponibilizam, além dos tamanhos em estoque, tabelas com as medidas de cada um deles. Há, ainda, o mercado de cosméticos, que informa o peso do produto, permitindo que o cliente faça a comparação de tamanho e custo. Outras dicas Com a possibilidade de investimento, um profissional da área de fotografia contribuirá com a excelência da exposição de produtos. Alguns fatores são essenciais para expor fotos atrativas e que tenham qualidade. Confira a seguir: Utilize a luz do dia: com a falta de uma luz profissional, desligue o flash e utilize a luz natural. Isso pode evitar reflexos e dar mais qualidade à foto; Abuse dos ângulos: dessa forma, seu site poderá apresentar imagens melhores e oferecer mais visibilidade do produto para o consumidor; Pense no cenário: organize um ambiente limpo, que não tenha outras informações que chamem mais atenção do que o produto; Mostre detalhes: o detalhe pode ser mais atraente do que o próprio produto. Fotos exclusivas dos detalhes enriquecem a visão do cliente. O design da loja virtual: saiba mais