Preparei conservas de pimentas em azeite, e muitas acabaram fermentando e estragando, gostaria de saber o motivo e como evitar. Modo de preparo: -Lavagem e esterilização de vidros novos no forno elétrico à 150 graus durante 15-20 minutos. Esterilização de tampas novas metálicas em fervura durante 15 minutos. -Esterilização dos utensílios com álcool hospitalar. -Lavagem das pimentas e imersão em solução de água e água sanitária. -Utilização de ervas frescas (tomilho, alecrim, manjericão e orégano)e dente de alho, ambos lavados e também imersos em solução com água sanitária. -Utilização de luvas, toucas e máscara durante todo o processo. -Colocação das pimentas, ervas e alho dentro dos vidros, preenchimento com azeite extra virgem, sal e grão de pimenta do reino. Após fechamento, as conservas são colocadas em banho maria durante 10 minutos. O azeite fica turvo por conta da temperatura, e volta ao normal no dia seguinte. -Armazenamento em local fora da luz. Utilizamos em um dos processos, pimentas que foram branqueadas e congeladas, essas observei um grande número de potes estragados, principalmente do tipo Jalapeño. Utilizamos pimentas frescas, e nesse processo o índice foi menor, mas ainda assim, algumas estragaram. A tampa dos potes estufam, e ao abrir ouvimos um barulho de refrigerante, muitas bolhas sobem, e maioria com forte odor de estragadas. Aproximadamente uma semana após a fabricação. O tipo de pimenta são diversas, Carolina Reaper, Bhut Jolokia, Scorpion, Biquinho, Dedo de Moça, Jalapeño, Habanero e outras. Agradeço se puderem me orientar sobre o processo, perdi muitas conservas.
Resumo da respostaTrata das técnicas de conserva, dando ênfase às etapas da produção que são responsáveis pela inibição dos microrganismos deteriorantes
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data da resposta02/12/2020
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInformações sobre como produzir relish de pepino.
Processo de higienização para materiais, utensílios e embalagens no processo de fabricação de alimentos.
Informa sobre os melhores alimentos para o processo de liofilização.
Informa sobre o processo de desidratação da cebola e sua transformação em pó e lista fornecedores de maquinário para o processo.
Produção de tomate seco
Informa sobre os tipos de azeitonas, formas de colheita e processo de fabricação de azeitonas em conserva.
Informações sobre produção de batata em pó e maquinário necessário.
Informações sobre as cultivares recomendadas para produção de batata recheada.
Informa sobre o impedimento do surgimento de bolhas de água após a fritura de batatas chips.
Informa sobre os conservantes utilizados no tomate seco.
Métodos de conservação de alho, cebola e pimentão descascados, em conserva e em molho.
Métodos de produção de tomate seco com uso direto de sal e açúcar.