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Iniciativa faz parte do calendário dos 50 anos do Sebrae em 2022 e destaca parceria histórica das duas instituições em favor dos pequenos negócios no Brasil
O selo personalizado e o carimbo 50+50: símbolo da parceria entre Sebrae e Correios para favorecer a logística de entregas dos pequenos negócios aos consumidores (Foto/crédito - Erivelton Viana)
Em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, o Sebrae lançou, em 31/04, o selo personalizado e o carimbo comemorativo 50+50, que compõem o calendário das iniciativas em andamento para destacar a relevância dos pequenos negócios para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
O selo reproduz a marca Sebrae 50+50, com cores que transmitem dinamismo e energia. Combina elementos visuais que buscam retratar os primeiros 50 anos da instituição e evidenciam o olhar no futuro, para mais 50 anos de história ao lado dos empreendedores. Iniciativa tradicional dos Correios, o carimbo comemorativo se destina a difundir o trabalho de relevantes instituições nacionais e internacionais que se destacam nos mais diversos segmentos socioculturais.
O lançamento do selo do Sebrae em parceria com os Correios é simbólico, uma vez que a empresa é parceira histórica dos pequenos negócios, por atuar na logística de distribuição de produtos no endereço dos consumidores. Com serviços como o Sedex e o Exporta Fácil, os Correios facilitam o acesso de micro e pequenas empresas tanto ao mercado nacional quanto internacional, por meio da redução de burocracia no processo de exportação, agindo como parte importante na logística do segmento.
Parceria e resultados
No evento, houve a obliteração do selo, nome dado ao ato de carimbar oficialmente a estampa, o que caracteriza o franqueamento postal e possibilita o seu uso em correspondências. No caso, o Sebrae fará a sua utilização nas correspondências que envia de rotina para diversos de seus públicos. A solenidade teve a coordenação de José Roberto Tadros, presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, em Brasília, por ocasião de reunião ordinária do órgão.
"Ficamos muito felizes em constatar o simbolismo que os Correios têm no Brasil. Nestes 50 anos, o Sebrae tem muito o que comemorar, e o aval dos Correios é um prestígio inestimável para a nossa história. Começamos com o pé direito, esse selo representa muito para nós, funcionários e colaboradores do Sebrae", destacou o presidente Carlos Melles.
Representante dos Correios na cerimônia, o superintendente da instituição em Brasília, Luís Fernando Castilho Lavoyer, afirmou: "Na última semana, divulgamos os melhores resultados da nossa história nos últimos 22 anos. Atingir esse resultado deve-se, em grande parte, às ações dos Correios para as micro e pequenas empresas. Foi necessário contar com a orientação de quem, de fato, entende do negócio, por isso o Sebrae foi essencial para o alcance desses resultados”.
Melles, Lavoyer e Tadros, na cerimônia de obliteração do selo, no Sebrae Nacional, em Brasília: lançamento na celebração do cinquentenário (Foto/crédito - Charles Damasceno)
Fonte: Com informações da Agência Sebrae de Notícias
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
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Abrir uma startup dá trabalho e muitos empreendedores não veem a hora de conquistar um aporte para poder expandir seus negócios. Mas, investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo e da empresa investida. Por isso, um investimento em early-stage (fase inicial) pode demorar mais do que você pensa. Cada investidor tem um timing próprio e um processo de avaliação diferente. No Brasil, existem quatro tipos mais comuns de investidores:1. Angels que atuam individualmente Também conhecidos como “investidores-anjo”, se tiverem boas referências do empreendedor e do projeto, podem levar de 2 a 8 semanas para investirem uma média de R$ 100 mil (ou até mais que isso, em alguns casos).2. Grupos de Angels Grupos de angels atuando em conjunto costumam avaliar projetos em fóruns semestrais. Aproveitando a janela de oportunidade e sendo aprovado para os fóruns na hora certa, você pode conseguir de R$ 200 mil a R$ 500 mil em até 3 meses.3. Fundos de capital semente com recursos privados (como a Astella ou Monashees): Os fundos com recursos privados geralmente definem suas próprias regras porque tem mais flexibilidade para negociar acordos junto aos seus diversos investidores. Alguns deles podem avaliar sua empresa, sumir por um tempo e reaparecer com uma proposta. Outros podem ajudá-lo a melhorar a empresa informalmente e, ao final de vários meses de interação constante, fazerem uma proposta formal de investimento para fechá-la em poucos dias. Fundos como esses tendem a fazer um primeiro aporte de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em um período entre 3 a 6 meses para projetos realmente atrativos.4. Fundos de capital semente com capital público em sua composição (como a Confrapar e alguns fundos da FIR Capital) Nesse caso, os fundos têm regras específicas e investidores institucionais, aumentando a formalidade do processo de avaliação. Por isso, podem levar de 3 a 6 meses somente para avaliar se a empresa está apta a receber um investimento de entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Na média, projetos maduros recebem R$ 2 milhões em até 6 meses, contando 3 meses para avaliação e 3 meses migrando a empresa para a nova estrutura de capital. Como organizar seu contato com investidores Interagir com o tipo certo de investidor é importante porque traz conselhos relevantes e ajuda a medir a atratividade do seu projeto. Mesmo assim, essa prática deve ser muito bem gerenciada: o empreendedor não pode ficar muito tempo sem obter feedback, mas também não pode gastar tempo demais atendendo às demandas dos investidores. Também é importante ressaltar que a pior hora para conseguir investimentos é quando o dinheiro acaba, a ponto do projeto congelar ou mesmo morrer. Planeje-se para engrenar sua startup antes dessa hora chegar ou gerencie seu contato com os investidores certos para acioná-los na hora certa. Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.