this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
5 dicas para abrir uma franquia de sucesso

Franquias podem ser uma boa opção para quem deseja empreender. Saiba o que analisar antes de montar a sua e como realizar esse processo.

· Atualizado em 19/01/2023
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Franquias, além de serem consideradas as opções mais seguras para empreendedores menos experientes, são um mercado em expansão. Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo. Além disso, tem várias opções de marcas consolidadas e nos mais diferentes ramos de atividades.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 16,8% no segundo trimestre de 2022 frente a igual período de 2021.

Existem algumas vantagens em se começar a empreender por meio de franquias, a saber:

  • Marcater uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para apoiar na divulgação do negócio. Assim, a sua loja torna-se conhecida das pessoas em um tempo bem menor.
  • Gestãoa empresa franqueadora, normalmente, faz toda a capacitação do novo franqueado nos seus processos de gestão, o que diminui o tempo de aprendizado do novo empreendedor, assim como a ocorrência de erros.
  • Fornecedoresalém da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para as suas unidades. Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.
  • Padronização: é muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado. Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para observsr a operação e entender como é o padrão que também será aplicado na sua unidade.

Preparamos cinco dicas essenciais para quem pensa em investir nesse mercado.

1. Pesquise as franquias

Antes de assumir uma franquia, você deve fazer uma análise do negócio. Não basta escolher a mais lucrativa: é preciso avaliar a compatibilidade da atividade com o seu perfil empreendedor, pois algumas franquias podem estar acima da sua capacidade de atendimento. Outras podem exigir habilitações ou tempo de dedicação exclusiva que simplesmente não combinam com a sua realidade.

Elabore critérios de análise, como afinidade, reconhecimento da marca, orçamento e outros que considerar essenciais. Depois de defini-los, submeta cada franquia a eles e aprofunde a sua pesquisa naquelas que forem mais bem avaliadas. 

2. Planeje os investimentos

É preciso ter capital suficiente para iniciar e também para manter a operação até que ela se torne rentável. Como o risco de gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento, tenha cuidado ao administrar seu negócio sem prejudicar a saúde financeira da franquia.

3. Faça análise de lucratividade

Não basta conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora: é importante saber quais são as opções de rentabilidade e por que investir em uma franquia. Para isso, é necessária uma análise de lucratividade comparada a outros investimentos disponíveis no mercado. Fique atento!

4. Avalie a experiência do franqueador

O franqueado paga por um know-how: pelo conhecimento de um modelo e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. Mas, para obter o sucesso já alcançado pelo franqueador, é preciso ter o seu apoio na forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional. Você pode medir isso conversando com os donos de outras unidades que já estão em operação. De acordo com a nova lei de franquias Lei nº 13.966/19, no circular de oferta de franquia (COF) deve ter a relação completa de todos os franqueados, subfranqueados ou subfranqueadores da rede e, também, dos que se desligaram nos últimos 24 (vinte quatro) meses, com os respectivos nomes, endereços e telefones.

5. Verifique a saúde financeira da franquia

A franqueadora precisa apresentar a viabilidade do seu plano de negócio com dados financeiros que comprovem a sua capacidade de atender as necessidades de gestão da rede. A  circular de oferta de franquias  (COF) deve conter os balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora, relativos aos 2 (dois) últimos exercícios;

Clique aqui e confira as vantagens e desafios das franquias e boas práticas para ajudar no sucesso do empreendimento.

Acesse o curso on-line do Sebrae e saiba como conhecer a viabilidade do seu negócio.

É importante ter um bom plano de negócios para que tudo dê certo na sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?