Solução desenvolvida pelo Sebrae destina-se a micro e pequenas empresas do setor. Objetivo é capacitá-las e orientá-las para o sucesso dos negócios.
Empresários do setor automotivo que desejam atualizar sua empresa, atender às expectativas da demanda e fidelizar o cliente podem contar com a solução de inovação e tecnologia Boas práticas de qualidade em serviços automotivos.
Destinada a micro e pequenas empresas prestadoras de serviços automotivos, de quaisquer naturezas, ela ajudará o empresário a avaliar seu desempenho, bem como a integrar práticas direcionadas à atualização e ao sucesso de seu negócio.
A solução baseia-se na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e vai capacitar e orientar as empresas na implementação de práticas de gestão da qualidade que atendam aos requisitos técnicos da ABNT ou de protocolos setoriais.
O objetivo é que as empresas sejam preparadas para a certificação dos seus serviços.
Com um cenário de mercado que vem inovando tecnologicamente e clientes cada vez mais exigentes, é importante que o empresário do setor busque formas de garantir a gestão de qualidade de sua empresa.
Confira a seguir mais informações sobre a solução e saiba como implementar boas práticas no setor automotivo.
A carga horária total é de 54 horas presenciais, distribuídas em dois formatos:
Encontro
Serão nove encontros de duas horas cada, totalizando 18 horas de curso, com aulas teóricas e dinâmicas para os participantes.
Esse será um bom momento para as empresas trocarem experiências.
Consultoria
A consultoria tem um total de 36 horas e é realizada de modo individual, ou seja, com visitas a cada empresa. Serão 18 visitas na consultoria, de duas horas cada.
A consultoria é caracterizada por visitas realizadas pelo consultor nas instalações de cada empresa participante, com o propósito de aplicar a teoria passada nos encontros.
Durante cada visita, serão feitos repasses individuais, que dizem respeito à transmissão do conteúdo da solução por parte do empresário aos seus colaboradores, com acompanhamento do consultor.
Nos nove encontros, haverá dinâmicas com os grupos. Além disso, serão abordados os seguintes módulos:
- Ambiente.
- Organização.
- Vendas.
- Serviços de reparação.
- Equipamentos.
- Materiais.
- Pessoas.
- Pós-vendas.
- Financeiro.
Os conteúdos compreendem método de trabalho, organograma funcional, normas técnicas da ABNT, rastreabilidade, competências, tratamento de reclamações e sugestões, controle de caixa, dentre outros.
Espera-se que os participantes da solução desenvolvam as seguintes competências:
- Relacionar gestão de qualidade com estratégia para alcançar modelo de excelência em gestão;
- Envolver-se na melhoria do modelo de gestão do negócio em busca da excelência;
- Diagnosticar a situação da empresa em relação às práticas de qualidade e incorporar melhorias nos serviços.
Saiba mais
- Setor automotivo: como ser mais sustentável
- Oficinas evoluem para atender público mais exigente
- Como as normas técnicas podem ajudar a alavancar os serviços prestados na oficinas mecâncias (em PDF)
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