Saiba quais serão os grandes desafios para o setor e a melhor forma de superá-los.
A 4° Revolução Industrial e o estabelecimento da Indústria 4.0 têm muitos desafios pela frente. Ao se analisar cada item que forma a atuação dessa indústria, cada tecnologia, serão encontrados desafios para o seu desenvolvimento e aplicação.
De uma forma geral, serão abordados os grandes desafios da Indústria 4.0 para a sua existência.
Compatibilidade das tecnologias
O pleno funcionamento de todas as tecnologias desenvolvidas de forma integrada, depende basicamente da sua compatibilidade. Para isso, será necessária a cooperação entre os diferentes níveis das cadeias produtivas, para que os produtos e as máquinas estejam dentro de um mesmo padrão.
O risco de uma parte da cadeia utilizar um tipo de tecnologia diferente, pode fazer com que um produto ou material chegue a determinado nível, e não consiga prosseguir na cadeia produtiva de forma autônoma porque o equipamento não consegue fazer a leitura do material e direcioná-lo para a próxima fase da produção.
Os sistemas híbridos enfrentam o desafio de desenvolverem e utilizarem padrões universais de comunicação e operação para que possibilitem a comunicação entre as máquinas, independente de onde estejam instalados.
Ao lado da preocupação com o estabelecimento de padrões, a possibilidade de monopólio sobre um sistema, ou qualquer tecnologia ligada à indústria também deve ser uma preocupação não só dos usuários, como também dos governos.
Esses devem atuar nos processos de controle e estabelecimento de políticas para o desenvolvimento econômico e de mercado.
Cibersegurança
A questão da segurança de redes é outro tema para o desenvolvimento da Indústria 4.0. A integração dos sistemas híbridos à internet pode expor os processos produtivos a ataques de hackers, o que demanda que exista uma rede mais segura para impedir esse tipo de infiltração e sabotagem.
Um ataque desse tipo poderia levar a paralisação da produção, mudança dos processos produtivos, alteração dos produtos e de seu protocolo para os outros níveis da cadeia (como logística, por exemplo) ou outras interferências.
Apoio governamental
O apoio do governo com financiamento e pesquisa para a Indústria 4.0 é algo necessário para os países que ainda estão passos atrás da Alemanha. O desenvolvimento da tecnologia no país possibilita a adequação à sua realidade, e pode trazer novidades ainda não trabalhadas em outros lugares.
O financiamento tanto para a pesquisa quanto para a modernização das fábricas também impulsiona a aplicação das tecnologias.
Mão de obra especializada
A transição da mão de obra intensiva para a mão de obra especializada deve receber uma atenção especial, visto que novas tecnologias exigem treinamento apropriado. Além disso, os trabalhadores devem se sentir confortáveis com a chegada de novas tecnologias.
Estrutura industrial
Em relação à estrutura industrial, algumas fábricas não foram capazes de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, e isso precisa mudar para que as linhas de produção e consumo estejam integradas.
Pequena integração no comércio nacional e internacional, e logística, aliados a esforços tecnológicos relativamente modestos, podem atrasar a inserção de uma cadeia na Indústria 4.0.
Sistemas híbridos
Outro desafio é o desenvolvimento dos sistemas híbridos. Os sistemas precisam ser desenvolvidos para promover robustez e flexibilidade.
Para especialistas, esse desenvolvimento seria gradual e dividido em fases para a adaptação das fábricas, com o uso dos chips de leitura até a utilização total de sensores e o uso das bases de dados.
A Indústria 4.0 traz várias tecnologias que devem ser adaptadas e desenvolvidas e outros temas que demandam legislação, controle e previsibilidade. Os dois pontos são desafiadores para as empresas e para os governos, mas não devem ser negligenciados por um país que queria acompanhar o desenvolvimento industrial.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)