Conheça ações simples para a sua empresa alcançar o equilíbrio ambiental.
A sustentabilidade vem conquistando espaço e ganhando relevância para os pequenos negócios. Entre os principais benefícios, os empreendedores citam a redução de custos. Por conta da melhor gestão ambiental, a empresa se valoriza diante do poder público e da sociedade e aumenta a chance de fechar contratos com grandes corporações, entre outros fatores.
A sustentabilidade aplicada nos pequenos negócios pode minimizar impactos e possibilitar o desenvolvimento de atividades lucrativas com alto valor social e a utilização dos recursos naturais de maneira racional.
Independentemente do porte e da área de atuação, é possível crescer e obter lucro preservando o meio ambiente. Pensando nisso, preparamos dicas para você tornar o seu negócio mais sustentável.
1. Planejamento estratégico
Procure saber quais são os aspectos de sustentabilidade mais importantes no seu segmento. Por exemplo:
- Utiliza muita energia ou água?
- Onde estão os desperdícios?
- As matérias-primas para fabricação ou prestação de serviços são poluentes?
- Existem alternativas para produzir com menor impacto e de maneira mais econômica?
Assim, você pode promover melhorias no espaço físico, como instalar janelas amplas e lampâdas mais eficientes para economizar energia. Além disso, é importante avaliar a produção sempre, verificando, por exemplo, se é possível fabricar o produto com a mesma qualidade utilizando menos materiais. Por isso, a dica aqui é: procure saber onde é viável reduzir os desperdícios.
2. Gestão ambiental
Trabalhe para reduzir ou eliminar todos os tipos de poluição causados pela sua empresa. Controle os impactos de suas atividades e de seus produtos ou serviços. Algumas ações para diminuir os danos ambientais são:
- Reduzir a poluição visual e sonora: atenção quanto ao excesso de cartazes, propagandas, outdoors e placas. Além disso, é importante ficar atento à música muito alta ou a ruídos de equipamentos.
- Acúmulo de resíduos no meio ambiente: lixo na calçada, óleo de cozinha despejado de forma irregular, esgotos a céu aberto.
- Economia circular: saiba todas as etapas do processo de fabricação do seu produto/serviço. Verifique onde poderá reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia. Por exemplo: economizar papel nas impressões, dando preferência ao meio digital.
- Matéria-prima confiável: veja o histórico do seu fornecedor. O insumo vem de fonte renovável, de baixo impacto ambiental e com mão de obra responsável?
Para saber mais, acesse a cartilha "Gestão sustentável nas empresas". Entenda como usar esse conceito a favor dos negócios e contribuir para um mundo mais limpo.
3. Uso eficiente da água
Fique atento a vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale novas tecnologias, como arejadores nas torneiras. Analise o modo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água. Além disso:
- Procure utilizar produtos de limpeza biodegradáveis;
- Antes de lavar o estabelecimento, use a vassoura para retirar a sujeira pesada;
- Reutilize a água para limpeza sempre que possível;
- Faça campanhas estimulando a economia de água por seus clientes e funcionários.
4. Gerenciamento de resíduos sólidos
Analise o método de fabricação de seu produto ou prestação de serviço. Tente encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras. Muitas vezes, é possível produzir mais, gastando menos matéria-prima e gerando menos resíduo.
Os produtos recicláveis podem ser encaminhados para cooperativas de catadores. Os resíduos orgânicos podem ir para a compostagem. Os perigosos (pilha, baterias, óleos, pneus) podem ir para empresas especializadas. Outros tipos de resíduos podem ser vendidos e gerar renda, como metais e óleo de cozinha. Além disso, fique atento às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10.
5. Uso eficiente de energia
Economizar energia não é só desligar o interruptor ou equipamentos, evitando desperdício. É um processo que pode começar antes: no momento em que você instala janelas amplas e deixa a luz do sol entrar ou planeja a ventilação cruzada, por exemplo. Confira mais dicas para o uso eficiente de energia.
- Pinte as paredes com cores claras. Elas refletem os raios solares e deixam o ambiente mais fresco. Assim você gasta menos com ar-condicionado;
- Instale equipamentos que consumam menos energia. Use aparelhos elétricos de maneira correta;
- Limpe os filtros do ar-condicionado. A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais;
- Tenha cuidado com fios mal emendados, desencapados e mal isolados. Eles podem causar fuga de energia e originar incêndios;
- Troque lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED;
- Desligue o computador quando não estiver em uso. Evite as proteções de tela;
- Estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como solar fotovoltaica ou eólica.
6. Seja transparente
Uma empresa sustentável também se preocupa com o impacto social que causa com a realização das suas atividades. Por isso, é importante ter processos que visem a transparência em relação ao público, demonstrando o que é feito ao longo da cadeia produtiva do negócio e como ele é capaz de gerar produtos e serviços para os seus clientes com menos impacto ambiental.
7. Implante processos e documentação eletrônica
Um dos grandes problemas das empresas ainda está no uso excessivo de papel, na impressão de documentos. Por mais que estejamos na era da informação e da conectividade, muitas empresas ainda não ingressaram neste movimento.
Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível promover a redução do consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar as suas buscas.
8. Diminua o consumo de descartáveis
Uma empresa sustentável deve criar uma cultura de sustentabilidade no seu dia a dia. Isso significa fomentar práticas para o uso consciente de recursos, incluindo não apenas a redução da utilização de papel, mas também a diminuição do consumo de materiais relacionados à alimentação e serviços de limpeza, como os materiais descartáveis.
Gostou das nossas dicas sustentáveis e quer se aprofundar no assunto? Conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Ele se localiza em Cuiabá/MT. Seu propósito é sistematizar e disseminar soluções e práticas inovadoras e sustentáveis focadas em empreendimentos. Acesse o site e tenha acesso a vídeos, cartilhas, infográficos e modelos de negócios que vão ajudar a sua empresa nesta missão.
Confira aqui como manter um negócio sustentável. Veja também exemplos e dicas sustentáveis para a sua empresa.
Saiba como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental com o curso online do Sebrae. Aprenda conceitos essenciais para promover mudanças na sociedade e no meio ambiente.
Com o mercado em expansão, a produção sustentável de roupas e acessórios atende às novas demandas do consumidor contemporâneo. Acesse e conheça mais sobre o assunto.
O Sebrae desenvolveu uma ferramenta para que as empresas pudessem avaliar seu desempenho e identificar os pontos de melhoria na aplicação das melhores práticas relacionadas às diretrizes de ESG, buscando assim potencializar o seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. O teste é online, gratuito e super rápido. Você só precisa ter um cadastro (Conta Sebrae) com o CNPJ da sua empresa vinculado a ele.
Ao final das perguntas, você terá acesso a uma análise detalhada da situação da sua empresa e receberá recomendações personalizadas para evoluir nesse sentido. Clique no botão abaixo para começar agora mesmo:
Fazer diagnóstico
Foi um prazer te ajudar :)