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Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Comércio Brasil

Solução possui grande potencial de efetividade em curto prazo para aproximar empresas dos melhores canais de comercialização e promover acesso a mercados.

· 04/02/2016 · Atualizado em 24/10/2022
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Atualmente, a Rede Nacional Comércio Brasil é considerada uma das mais eficientes soluções do Sebrae para aproximar empresas de micro e pequeno porte de canais de comercialização. Ela é uma espécie de ação de consultoria que possibilita aos empresários o acesso a mercados de forma sustentável, além de ampliar seus negócios.

A rede funciona amparada pelo trabalho de agentes de mercado espalhados pelos estados. Esses agentes são consultores do Sebrae, capacitados pela instituição, que realizam o diagnóstico das pequenas empresas interessadas em ingressar na rede. É recomendado que os agentes passem por um processo seletivo criterioso e que tenham experiência nas áreas de mercado, vendas e inteligência comercial.

O diagnóstico é feito por pontuação, que leva em conta os seguintes aspectos relacionados à comercialização: conhecimento de mercado, política de preços, logística, capacidade de produção para atender a novas demandas, entre outros.

Depois de avaliar e classificar a empresa, o agente começa a divulgar os produtos e os serviços dentro da rede. Ele também prospecta novos canais de comercialização, aproximando os pequenos negócios ofertantes de grandes compradores.

O atendimento é especializado e individualizado. Esses profissionais, chamados de agentes de mercado, atuam diretamente nas empresas, identificando novas oportunidades de negócio e detectando canais para comercialização dos produtos.

O fluxo do atendimento pode ser resumido da seguinte forma:

Plano de Desenvolvimento Empresarial

A primeira ação do agente é visitar a empresa e fazer um diagnóstico a seu respeito. 

Trabalhando internamente, ele vai mapear o negócio e buscar respostas para uma série de perguntas pertinentes às possíveis vendas. Essas informações incluem o tipo de embalagem utilizada, os locais onde são realizadas as entregas, o volume que pode ser distribuído por mês e as certificações que possui.

Com base no diagnóstico, o agente propõe um Plano de Desenvolvimento Empresarial (PDE). Nele, são identificados os pontos que precisam de aperfeiçoamento para que a empresa consiga comercializar melhor seu produto.

Mudanças nas unidades de produção, na distribuição ou na estratégia podem ser sugeridas. O propósito é, portanto, orientar a empresa sobre quaisquer ajustes que possam ajudar a ampliar as vendas.

Canais de distribuição

Orientados pelo diagnóstico, os agentes também identificam quais mercados podem ser acessados e passam a buscar novos canais de distribuição para esses fornecedores. 

Se a empresa só atende dentro do estado, por exemplo, não serão procurados compradores de fora. Ou, se ela tem apenas selo de inspeção municipal, não venderá para supermercados que exigem selo de inspeção federal. 

O consultor visita os canais de comercialização e volta à empresa para dar os retornos, ou feedbacks. 

Quando são encontrados potenciais parceiros que têm exigências ainda não atendidas, o empreendedor recebe as recomendações sobre quais adequações são necessárias para conseguir aquele negócio, como o aumento da produção para atender a demandas maiores do que as rotineiras, por exemplo.

A Rede Nacional Comércio Brasil integra os agentes de mercado de todo o país. Esse grupo interestadual de consultores tem acesso a uma plataforma on-line, onde inserem todas as informações dos canais que já foram abertos ou estão abrindo.

Constitui-se, assim, um grande repositório que serve para facilitar a comercialização de produtos e serviços. Com esses dados na rede, é possível chegar de forma mais rápida a compradores ou fornecedores daquelas mercadorias que interessam à empresa em consultoria.

Vantagens

O Comércio Brasil, embora seja uma consultoria paga, é subsidiado parcialmente pelo Sebrae. 

É, portanto, uma solução com grande potencial de efetividade em curto prazo em razão do contato direto do agente de mercado com o dia a dia da empresa. Se achar necessário, o empresário tem a opção de continuar custeando o serviço para ter mais horas de consultoria.

Por ser uma boa estratégia para aumentar o fluxo de clientes, gerar receita para a empresa e garantir acesso a novos mercados, o Comércio Brasil é especialmente interessante para negócios que abriram as portas recentemente e para as empresas ofertantes que sofrem, por exemplo, com os efeitos da sazonalidade em suas vendas.

Com o auxílio do agente de mercado, as micro e pequenas empresas têm a chance de vender melhor os seus produtos e serviços, gerando um maior volume de vendas e a maximização dos seus resultados.

Como participar

Para contratar a consultoria do Comércio Brasil, o empresário deve buscar o atendimento do Sebrae no seu estado e se informar sobre os custos da solução, que podem variar de acordo com a localidade.

É necessário que a empresa atenda aos seguintes requisitos:

  • Ser micro ou pequena empresa constituída e formalizada.
  • Ser uma empresa atendida pelo Sebrae.
  • Possuir produto ou serviço adequado ao mercado.
  • Ter capacidade de produção para atender a novas demandas.
  • Possuir política de preços.
  • Possuir gerenciamento e gestão do negócio.

Atualmente, são cerca de 3,6 mil pequenos negócios, de 43 segmentos, atendidos pela Rede Nacional Comércio Brasil. Além disso, já foram prospectados mais de 3,3 mil canais e gerados mais de R$ 180 milhões em incremento de vendas.


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