O que é
Regulamentado pelo Banco Central o Pix é um novo sistema eletrônico de pagamento instantâneo que entrará em vigor a partir de 16 de novembro de 2020. Entre suas funcionalidades estão pagamentos 24 horas incluindo finais de semana e feriados.
O Pix representará uma oportunidade para os pequenos negócios oferecendo vantagens para redução de custo na aceitação de pagamento e custo operacional, maior segurança no recebimento de custos em espécie, eficiência na gestão e melhoria no fluxo de caixa.
A iniciativa é um meio flexível e disponível para todos que facilitará para o MEI o recebimento de receitas de forma segura e instantânea. Os pagamentos entre pessoa física serão gratuitos e as transações realizadas de empresas poderão ser tarifadas com custo menor do que as tradicionais operações de transferências como o TED e DOC.
Como funciona
Os pagamentos podem ser realizados por meio das Chaves que consiste em um registro de identificação da conta conforme escolha no cadastro que podem ser CPF, CNPJ, e-mail ou celular. Os pagamentos também poderão ser realizados via QR Code - Código de barras virtual, que com ele poderá ser cadastrado o valor da transação e enviar para o pagador.
O Pix não possui plataforma própria pois se trata de uma funcionalidade de pagamento a mais no aplicativo da instituição financeira em que você já possui conta. Pelo menos as 34 maiores instituições do país são obrigadas, pela regulação aderir a funcionalidade.
Saiba mais
Assista a webinar com os colaboradores do Sebrae e retire todas suas dúvidas sobre novo meio de pagamento instantâneo para o seu negócio.