Saiba avaliar se o valor que você pratica é competitivo e se traz equilíbrio operacional para a sua empresa.

Acertar na política de preço é tão importante quanto a qualidade de seu produto e a estratégia de marketing que a sua empresa utiliza.
É essencial para o empresário saber calcular gastos, conhecer a margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do seu negócio para formar o preço do seu produto ou serviço.
A boa notícia é que não é tão difícil. Você pode conhecer quais são os custos fixos e variáveis do seu negócio para assim estabelecer a margem de contribuição de suas vendas e chegar a um ponto de equilíbrio.
Você sabe se está tendo lucro ou prejuízo ao formar o preço do seu produto ou serviço?
A formação do preço de venda é dividida em quatro partes:
· Conheça os gastos fixos e variáveis do seu negócio.
· Entenda o que é margem de contribuição.
· Calcule o preço de venda.
· Encontre o ponto de equilíbrio operacional.
Nos conceitos sobre gastos fixos e variáveis do negócio, os gastos podem ser separados entre custos e despesas.
Basicamente os custos são quando os recursos são utilizados para a produção de um bem ou um serviço. E as despesas quando os recursos são utilizados para a gestão do empreendimento.
Há gastos fixos e os gastos variáveis. Os gastos fixos existem mesmo que nenhum produto ou serviço seja comercializado em um período.
E os gastos variáveis existem quando ocorrem produção e comercialização de algum produto ou serviço.
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é obtida com a venda do seu produto ou serviço. É quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro.
Para encontrar a margem de contribuição, faça as contas:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos + despesas variáveis).
Assista no vídeo abaixo um exemplo bem simples de cálculo do preço de venda do negócio do José, que vende doces.
Em seguida apresenta um método de precificação com base no custo e como proceder caso o preço de venda esteja muito diferente do preço dos concorrentes.
A partir daí o empresário irá encontrar o ponto de equilíbrio. Após calcular o preço de venda do produto, conhecer a margem média praticada e saber os gastos fixos, será possível estimar quanto você deve vender para não ficar no prejuízo.
Calcular o ponto de equilíbrio operacional é muito importante e vai ajudar o empresário a estar atento sobre qual margem praticar e também se é o momento de rever os seus gastos fixos.
Ao conhecer os gastos fixos e variáveis e estipular a margem que se deseja alcançar, será possível formar o preço de venda.
O Sebrae também oferece cursos online e gratuitos para você definir melhor o preço de venda ideal e atrativo para seus clientes e encontrar as respostas necessárias para o sucesso do seu empreendimento. Conheça estes:
Duração de 2 horas. Recomendado para o MEI e o candidato a empresário.
Duração de 8 horas. Recomendado para o MEI, a pequena empresa e o artesão.
Foi um prazer te ajudar :)