Em cenário positivo e crescimento contínuo nos últimos anos, o mercado imobiliário apresenta oportunidades e inovações tecnológicas.
O crescimento do setor imobiliário é um indicador de saúde econômica de um país ou região.
Diversos fatores impulsionam este crescimento, como a demanda por habitação devido ao aumento da população, a melhoria das condições econômicas, a ampliação do crédito imobiliário favorável, além de eventos esportivos e culturais.
Apesar do crescimento das oportunidades, o segmento imobiliário é ainda bastante conservador em termos digitais e apresenta muito espaço para inovações tecnológicas que ajudam o negócio a atingir novos públicos, agilizar processos, reduzir custos e aumentar o volume de negócios.
Diferente dos ambientes de negócios atuais, o próprio ritmo dos negócios imobiliários é lento, por conta de visitas físicas, revisão de declarações, certidões autenticadas e reconhecidas em diversos cartórios e repartições e análises cadastrais e de crédito.
No entanto, é importante perceber que este cenário já mudou bastante e muitos destes processos são digitais hoje.
Mudaram também o comportamento e a expectativas dos clientes, já habituados a experiências de consumo digitais em outras áreas. Na prática, as imobiliárias hoje podem reduzir o espaço físico de seus escritórios, pois não necessitam receber os clientes pessoalmente como antes.
Mas comparado a bancos, seguros e varejo, o setor imobiliário tem um caminho longo pela frente e é urgente começar o movimento nessa direção.
O cliente cada vez mais recorre ao digital para escolher imóveis para alugar e comprar. O mundo mudou e o consumidor mudou com ele. Muitas imobiliárias usam redes sociais com sucesso, especialmente o Instagram, como isca para atrair o interesse pelos imóveis.
O vendedor hoje é filmado entrando no imóvel, onde percorre os aposentos e mostra as características mais interessantes, atingindo muito mais clientes deste modo.
Drones registram em vídeo as áreas vizinhas e os posts em redes sociais já não são apenas são focados em vendas, mas exibem também conteúdos de interesse, como soluções de arquitetura e decoração que servem de inspiração para os clientes e os mantêm antenados nos posts em busca de mais informação e inspiração.
Mas a transformação digital vai além de construir um bom site e divulgar imóveis em redes sociais. Oferecer facilidades ao cliente é o real foco das possibilidades oferecidas pela tecnologia. O cliente só vai gastar seu precioso tempo visitando os locais já previamente selecionados, acompanhado por um corretor. A imobiliária que não oferecer esse serviço já começa alguns passos atrasada.
E os imóveis oferecidos devem estar com todas as documentações em dia e em perfeita ordem, além dos contatos para a oferta de crédito imobiliário já preparados.
Para isso é importante ter um bom conhecimento do mercado imobiliário na região em que se deseja atuar, além de experiência na oferta a demanda de imóveis, nos preços praticados no mercado, nas tendências do setor e, muito importante, saber aconselhar verdadeiramente os clientes e conquistar a confiança deles.
Sua equipe deve ser enxuta e ter conhecimentos técnicos e práticos sobre o mercado, os processos, a legislação e os procedimentos burocráticos envolvidos. Invista em cursos e capacitações e contrate profissionais experientes e motivados para apoiar os clientes na área comercial, administrativa e jurídica.
A localização da imobiliária é um fator importante para o sucesso do negócio, com fácil acesso e próximo à área dos imóveis oferecidos, quando possível.
Além do investimento nos conteúdos das redes sociais e dos vídeos mostrando os imóveis e as localizações, entenda que a realidade virtual imobiliária ajudou a viabilizar a continuidade dos negócios. Nos tempos de distanciamento social a demanda por tours virtuais de apartamentos aumentou 158% em 2020 no Brasil.
Outra estratégia que pode aumentar as taxas de conversão e poupar tempo são chatbots, pois direcionam o cliente para o atendimento adequado e facilitam o trabalho do corretor, que já entra em campo com uma conversa avançada.
QR Code nas placas colocadas nos imóveis podem acelerar processos ao divulgar preços e detalhes e levar ao tour digital. E as reuniões podem ser agilizadas por teleconferência, para não deixar o cliente marcar para outro dia e assim deixar escapar oportunidades.
O mercado imobiliário do estado do Amazonas apresenta oportunidades interessantes.
A capital do estado, Manaus, é o principal centro urbano e econômico da região Norte. A cidade está em constante crescimento e oferece oportunidades de investimento imobiliário em empreendimentos residenciais, comerciais e terrenos para construção.
O turismo é uma das principais atividades econômicas do estado, que abriga atrações como a Floresta Amazônica, o Rio Amazonas e a cidade histórica de Parintins, com oportunidades para investimentos em hotéis, pousadas e resorts.
O estado do Amazonas possui uma grande área de terras férteis, que possibilita investimentos em empreendimentos rurais. É um importante produtor de frutas, peixes e outras culturas, que atraem investimentos em agroindústrias.
E a expansão da economia do estado abre demanda por infraestrutura e oportunidades para investimentos em construção de estradas, pontes, portos e aeroportos, por exemplo.
Foi um prazer te ajudar :)