Saiba do que se trata este tipo de imposto e como ele altera o valor final do seu serviço ou produto.
.png)
Diante da carga tributária, a maioria das empresas conta com o auxílio de contabilistas e advogados tributaristas para quitar suas obrigações com o estado. Apesar disso, os empreendedores devem saber que existem:
- Fatores que influenciam na carga tributária. Há tributos municipais (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISS, Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbano - IPTU, Imposto sobre Transmissão “inter vivos” de Bens Imóveis - ITBI), estaduais (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços - ICMS, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA) e federais (Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IRPJ, Imposto de Importação – I I, Imposto de Exportação – I E, Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, entre outros.
- Tributos que incidem sobre o lucro do negócio e que podem incidir também sobre o lucro presumido ou o lucro real;
- Tributos que incidem sobre o faturamento mensal do negócio, ou seja, sobre as vendas mensais.
Outro fator que influencia no percentual dos tributos é o porte da empresa (porte é a dimensão, tamanho, altura). Então porte empresarial é o tamanho da empresa, que é mais comumente estabelecido conforme o faturamento anual.
Na prática, todos os tributos representam custos para a empresa. Assim, na estipulação de preços de venda dos produtos e serviços, a empresa deve considerar os valores que serão repassados ao poder público em forma de impostos.
Portanto, não basta conhecer o preço (ou a faixa de preço) que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço. A empresa precisa conhecer os custos para avaliar o lucro que o negócio gera.
O empreendimento comercial de Pedro vendeu R$ 15.800,00 em um determinado mês.
O empreendimento se enquadra no regime do “Simples Nacional” (o Simples Nacional é um regime unificado de recolhimento diversos tributos do Sistema Tributário Nacional voltado para as microempresas e empresas de pequeno porte) e, como tal, paga um imposto único. A alíquota do tributo é de 4% sobre as vendas. Assim, Pedro deverá pagar R$ 632,00 de tributos referentes às vendas do mês em questão.
Na dúvida, consulte um contador. Ele certamente vai ajudá-lo a fazer um planejamento tributário e encontrar o regime mais adequado para a sua empresa.
Observa-se:
O quadro abaixo resume as características principais dos tipos de empresas mais comuns no Brasil -> Veja aqui
Acesse também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_de_empresas
Baixe aqui o Instrumento de Apoio Gerencial nº 32 (139 KB - PDF)
Por Richard Batista Maia - Analista do Sebrae no Amapá

Foi um prazer te ajudar :)