Utilize essas três estratégias e aprenda a recrutar os melhores profissionais do mercado.
A primeira postura que você deve ter para selecionar os melhores colaboradores é respeitá-los.
Desde o momento em que eles vêm à empresa deixar o currículo ou na entrevista de emprego, até a admissão deles na empresa e, principalmente enquanto estiverem na equipe.
Isso porque qualquer falta da sua parte pode reverberar em vários lugares, pois este profissional pode dividir tal ação com a família, amigos, colegas da empresa e outros profissionais.
Logo, a maioria das pessoas saberá disso e os melhores profissionais pensarão duas vezes antes de trabalhar em sua empresa, mesmo que eles precisem da vaga.
A publicidade é crucial para sua empresa. Conseguir uma equipe de excelência está diretamente ligado à isso. Ao ter visibilidade, profissionais poderão conhecer a empresa, se é atuante no setor, se valoriza os colaboradores ou se participa de projetos em prol da sociedade.
Procure saber se há algum projeto em que a empresa possa somar, seja financeiramente ou no corpo a corpo.
Os veículos de imprensa adoram cobrir ações sociais e se sua empresa for parceira de um projeto como esses, ganhará visibilidade.
Se dispor a dar entrevistas sobre assuntos relacionados ao seu trabalho ou dar dicas importantes também são boas estratégias para ser visto.
Fazer pesquisas que solucionam problemas dentro das empresas.
Este é mais um dos pontos que você ganha com os profissionais do ramo.
Procure saber com os empresários do seu setor quais as maiores dificuldade que eles têm enfrentado no mercado atualmente e a partir disso, crie soluções para lidar com este problema.
Em seguida, envie a pesquisa aos empresários e dias depois entre em contato para saber se o material foi bem recebido.
Vale aproveitar para se dispor a dar entrevistas nas rádios locais e nos programas de TV.
Entre em contato com um jornal impresso da sua região para se dispor a escrever uma coluna para falar destas soluções.
Assim, você poderá ser reconhecido como um especialista neste determinado assunto e em consequência sua empresa ficará visível.
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Wed Sep 27 10:22:30 BRT 2023
Orientações essenciais na hora de dispensar um funcionário
A rescisão de contrato de trabalho Ocorre quando um empregador e um funcionário encerram oficialmente sua relação de trabalho. Isso inclui seguir as regras das leis trabalhistas e do contrato de trabalho. Durante o processo, é importante cumprir as obrigações legais, como pagar ao funcionário o que ele tem direito, fornecer os documentos necessários e notificar as autoridades competentes, como o Ministério do Trabalho.
Tue Sep 26 11:50:41 BRT 2023
Conheça a jornada de trabalho para seus funcionários
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Tue Sep 26 11:28:06 BRT 2023
Posso ser Consultor ou Instrutor do Sebrae?
Quais condições para o credenciamento? Possuir um CNPJ como: Sociedade empresarial; sociedade simples (inclusive Sociedade Limitada Unipessoal – SLU); EIRELI; Sociedade Unipessoal de Advocacia; Cooperativa; Associação e Fundação; Microempreendedor Individual – MEI; e Empresário Individual - EI, que operam nos termos da legislação vigente. A empresa deve ter dentro de suas atividades, CNAE (ramo de atuação) que permita a prestação de serviços de consultoria e/ou instrutoria nas áreas e subáreas de conhecimento de interesse do Sebrae. Poderão participar do processo de credenciamento fornecedores que não pratiquem ou aceitem a exploração de trabalho escravo ou degradante, a exploração sexual de menores e a exploração de mão-de-obra infantil e adolescente LEIA TODAS AS CONDIÇÕES NO EDITAL VIGENTE.
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Fri May 27 12:12:46 BRT 2022
03 formas diferentes de obter informações em uma entrevista de emprego
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Fri Dec 04 17:19:41 BRT 2020
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Mon Nov 23 12:44:06 BRT 2020
Comportamento empreendedor
Entenda o comportamento empreendedor Você já se perguntou como seria abrir seu próprio negócio? Para ser uma pessoa empreendedora? A palavra, empreendedor geralmente está associada a pessoas que abrem seu próprio negócio, mas será que, para ser empreendedor, é necessário ter uma empresa própria? A resposta é não. Nós podemos ser empreendedores dentro da nossa própria área de atuação, ou departamento, agindo como se fosse realmente nosso próprio negócio. Ser empreendedor é uma ferramenta que impulsiona o homem para o sucesso, tendo um cargo de chefia ou não. A visão da pessoa empreendedora está focada no futuro, na superação de desafios e nas oportunidades que pode abraçar no mercado ou na carreira profissional, impulsionando as ações para que realmente se concretizem e sejam um sucesso. Você já se perguntou: qual a relação entre as características de uma pessoa com perfil empreendedor e os novos modelos de gestão? No mundo do trabalho, as pessoas que possuem um comportamento empreendedor estão sendo disputadas. As empresas priorizam novos funcionários que agreguem valores por intermédio de suas qualidades comportamentais, como a busca de resultados em vez de culpados, a criatividade na solução de problemas e a vontade de vencer e de superar desafios. As competências comportamentais, em muitos casos, têm sido mais relevantes do que as competências técnicas, pois podemos concluir com facilidade e agilidade que uma capacidade no âmbito comportamental. Avaliem comigo, para aprendermos a rotina de um processo de importação, podemos ler um livro, fazer um curso ou mesmo aprender na prática, enquanto o “jogo de cintura” nas negociações internacionais, o entusiasmo e a persistência em vencer os desafios de um departamento são características pessoais que levam um tempo consideravelmente maior para serem desenvolvidas. Passo importante para o sucesso Um comportamento empreendedor é sim um passo importante para o sucesso, mas não o único. É necessário mais que talento, é preciso também o conhecimento. A razão de muitos fracassos em empreendimentos próprios não está na consideração do mercado nem na falta de conhecimentos de gestão e do negócio em si. Vejamos, a seguir, algumas características do comportamento empreendedor: Define metas: os objetivos devem ser: desdobrados em curto, médio e longo prazo, claros e específicos, desafiantes, factíveis e mensuráveis; e devem ter um significado pessoal. Tem iniciativa e pró-atividade: movimenta-se no sentido de aproveitar as oportunidades do mercado para expandir os produtos ou os serviços para os novos negócios ou nichos de mercado. Aceita os riscos e trabalha bem sob pressão: aceita os desafios e os riscos e não desanima diante da pressão por resultados. Tem motivação e entusiasmo: possui automotivação relacionada com os desafios e objetivos, além de manifestar entusiasmo e defender suas ideias e projetos. Busca assegurar a qualidade: visa a atingir uma qualidade de 100% para evitar o retrabalho, promover a redução de custos e garantir a satisfação do cliente. Tem criatividade e inventividade: busca soluções alternativas, não desanima diante dos obstáculos. Tem foco no cliente: esforça-se em deixar os clientes satisfeitos, age “com o cliente na mente”, procurando atender às necessidades de qualidade, agilidade e redução de custos dos clientes. Busca estar atualizada: empenha-se para estar munida de dados, resultados e informações, procura estudar pessoalmente o meio ambiente para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Tem organização e planejamento: procede a um monitoramento periódico de seus resultados, estabelece os objetivos e define metas e prazos. Forma sua rede de contatos: preocupa-se em desenvolver as relações e manter um networking dentro de seu círculo de interesses. Tem foco em resultados: não perde o foco, tem persistência e comprometimento, não desanima com as dificuldades, age rapidamente e assume suas responsabilidades, buscando resultados. Tem habilidades de relacionamentos: mantém uma postura flexível e de aceitação de críticas, além de buscar a integração de esforços nas equipes de trabalho. Todavia, ao fazermos a abordagem das lideranças, das competências gerenciais e da formação de equipes, o que conseguimos elucidar em relação ao processo de gestão de pessoas? Vamos analisar os aspectos relacionados aos fatores estratégicos para a gestão de pessoas e que as lideranças devem estar preparadas para mudar seus paradigmas, questionar suas formas de atuação e gerenciar mudanças, formando equipes de alto desempenho para serem diferencial competitivo, abrindo mão do controle e dando espaço para uma liderança educadora e transformadora. Do mesmo modo, comparamos competências gerenciais e técnicas, os novos modelos de gestão exigem dos profissionais e gestores organizacionais competências interpessoais, administração de conflitos, flexibilidade, atitude experimental, capacidade de assumir riscos e facilidade para trabalhar sob pressão e outras habilidades, Um dos fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Assim como em outras áreas de atuação, a competência emocional é um fator de grande importância para definir entre o êxito e o fracasso de um empreendedor. Apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. Isso porque, quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções – sejam elas positivas ou negativas. Portanto, é necessário saber gerenciar suas emoções para definir o rumo de seu negócio. Saber reconhecer em si mesmo as emoções e entender de que forma elas se comportam tanto em nós, quanto nos outros, pode contribuir para que o empreendedor administre melhor as adversidades da vida, como lidar com imprevistos que acontecem no dia a dia de uma empresa Não ter controle das emoções é um fator extremamente prejudicial. Algumas das razões principais que diminuem as oportunidades de ascensão de um executivo na empresa são geradas pela falta de equilíbrio de emoções, como agir impulsivamente e não pensar nas consequências de seus atos. Qualidades técnicas são essenciais, mas quando acompanhadas de um bom domínio emocional, o valor do profissional aumenta muito no mundo corporativo Considerada a competência do século, um dos primeiros passos para conquistar a inteligência emocional é o autoconhecimento. Isso porque, conhecer a si próprio que ajudará o indivíduo a entender qual o seu perfil e o que você gosta e tem aptidão para fazer Com um mapeamento das próprias competências e limitações é possível lidar mais facilmente com as próprias emoções, eliminar reações negativas e buscar formas de delinear a própria história, siga essas dicas promova o auto estudo, para alcançar uma performance mais satisfatória usando a sua inteligência emocional a seu favor. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Mon Jan 27 15:57:37 BRT 2020
Como treinar e motivar sua equipe em 5 passos
Tornar seu negócio lucrativo e competitivo no mercado é uma das metas principais de um empreendedor de sucesso. Para isso, o gestor deve apostar nas estratégias certas de pessoal, a fim de, auxiliá-los nessa missão. A manutenção da equipe de pessoal deve ser constante, atualização, capacitação, informações contínuas do negócio, solucionará possíveis pontos fracos da equipe de pessoal. Conheça as dicas que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá - Sebrae no Amapá, separou para você:
Wed Jan 15 11:31:36 BRT 2020
Como contratar um funcionário pelo Pronatec Aprendiz na MPE
Jovem Aprendiz é um programa do governo federal de incentivo à entrada do jovem no mercado de trabalho. É um adolescente/jovem que tem que entre 14 e 24 anos de idade e que esteja matriculado em um Programa de aprendizagem numa ONG, Escola Técnica ou Sistema S. Ele faz a aprendizagem teórica em alguma dessas instituições e a coloca em prática nem alguma empresa. A prioridade é para aqueles em situação de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino. A lei do Aprendiz determina que toda empresa está obrigada a contratar aprendizes de acordo com as cotas determinada pela legislação e Ministério do Trabalho, A cota está fixada em 5% a 15% do total de empregados cuja função demandem formação profissional (Lei do aprendiz). As vagas serão ofertadas nas áreas de informática, operação de loja e varejo, serviços administrativos e alimentação.
Tue Dec 03 08:40:35 BRT 2019
Como montar um espaço de convivência na sua empresa
Um local de descanso para os funcionários pode ser muito produtivo para a empresa, aumentando a capacidade de produção diária. Pensar um espaço voltado para os funcionários recarregar a energia, principalmente após o almoço, já é uma realidade em muitas empresas no mundo. Ambientes aconchegantes e planejados, que contam com equipamentos, a exemplo de videogames, auxiliam no relaxamento e consequentemente tornam o ambiente de trabalho mais prazeroso.