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Wed Jan 15 11:31:36 BRT 2020
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Como treinar e motivar sua equipe em 5 passos

Montar e treinar uma equipe com visão de futuro embasada no conceito da empresa são pontos chaves para dar andamento ao fluxo do seu negócio.

· 29/09/2017 · Atualizado em 15/01/2020
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Pessoas

Tornar seu negócio lucrativo e competitivo no mercado é uma das metas principais de um empreendedor de sucesso. Para isso, o gestor deve apostar nas estratégias certas de pessoal, a fim de, auxiliá-los nessa missão.

A manutenção da equipe de pessoal deve ser constante, atualização, capacitação, informações contínuas do negócio, solucionará possíveis pontos fracos da equipe de pessoal.

Conheça as dicas que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas  Empresas no Amapá - Sebrae no Amapá, separou para você:

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1 – O empresário qualificado

O empresário precisa buscar constantemente qualificação, capacitação, para assim exigir de sua equipe bons resultados. Mude o mundo, comece por você.

Colocar-se no papel de aprendiz também é um belo incentivo para equipe de colaboradores. Atualize-se!

Veja como:

2 – Capacitação da Equipe

Colaborador capacitado é resultado positivo para sua empresa, investir na qualificação da equipe, é gerar bons negócios, manter-se competitivo frente ao mercado atual. É ter o diferencial que falta na concorrência.

3. Habilidades do bom atendimento

O bom atendimento, ainda é o carro chefe para se manter ativo no mercado, competitivo e atrair novos clientes.

Deixo aqui uma pergunta: Qual empresa sobrevive sem clientes?

Descubra as habilidades desenvolvidas para um bom atendimento:

  • Saber ouvir o que o cliente tem a dizer: O passo mais importante no atendimento ao cliente é mantê-lo humanizado. Quando ele entra em contato com um colaborador, quer sentir que está lidando com uma pessoa real,

  • Ter desenvoltura para lidar com situações diversas: Boa parte dos clientes que entram em contato com o setor de atendimento está em busca de uma solução para os seus problemas. E nem sempre estarão com um tom amigável. Por isso, é importante que os colaboradores tenham desenvoltura para lidar com qualquer situação.

  • Agir com honestidade: Para uma empresa, não adianta investir em estratégias de marketing ou publicidade e manter uma postura desonesta. Oferecer algo que não pode cumprir, deixar perguntas sem respostas, dar informações sem certeza e cobrar valores abusivos são as maneiras mais rápidas de perder a confiança dos clientes para sempre.

  • Ser ágil no atendimento ao cliente: O colaborador precisa ter agilidade para solucionar problemas e auxiliar esse cliente, mesmo diante de informações limitadas ou falta de cooperação da outra parte.

  • Saber trabalhar em equipe: ao trabalhar com atendimento ao cliente, é importante que o colaborador se lembre de que ele não estará sozinho. Uma equipe bem integrada é essencial para evitar informações desencontradas, atingir metas e superar dificuldades em situações inesperadas.

4. Motivação de pessoal

Não tem como melhorar as vendas de uma empresa sem desenvolver representantes de vendas para serem super vendedores. E isso requer treinamento constante e (muita) motivação.

Por isso, existe uma grande necessidade de aproximar as equipes de vendas, não apenas junto do gerente comercial, mas entre si.

Alguns vendedores, muitas vezes precisam de estreita colaboração.

É justamente esse relacionamento que pode ajudar a fazer com que os vendedores entendam melhor como identificar e aproveitar as oportunidades de negócios e como reagir a elas para alavancar vendas.

Um gerente que monitora os relatórios para acompanhar o desempenho dos vendedores individualmente pode ajudar a melhorar a performance de um vendedor que esteja abaixo do desempenho esperado.

Digamos, por exemplo, que ao acompanhar o desempenho dos vendedores, o gerente comercial percebeu que um desses vendedores tem grande facilidade em gerar novas oportunidades, mas tem sérios problemas para fechar negócios.

Diante dessa situação, o gerente e o vendedor trabalham juntos para criar métricas de desempenho para ajudar o vendedor a se alinhar ao restante da equipe de vendas.

Além disso, a equipe de vendas pode ajudar o vendedor a aumentar o seu desempenho em vendas, com dicas e observações sobre a rotina de vendas.

Essa interatividade entre vendedores e liderança, seja ela por parte do gerente comercial, de um vendedor experiente ou, no caso do exemplo, de um expert em fechamento de vendas.

O importante é que a equipe de vendas seja unida para que possam ter o melhor desempenho possível juntos, pois como diz o ditado, nenhuma equipe de vendas é melhor do que o desempenho de seu pior vendedor.

Com essa afirmação, quando um vendedor precisa de auxílio, preparação e treinamento, é responsabilidade de toda a equipe de vendas ajudar para que ele consiga superar seu desempenho e melhorar o resultado de toda a equipe e saiba como aumentar as vendas da empresa.

5– Contrate um consultor de Recursos Humano

Este profissional deve ser capacitado na análise de reconhecimento de situações problemas dentro da gestão de pessoas, evidenciando:

  • Sua própria qualificação (aprender para poder ensinar)

  • Capacitação da equipe

  • Pontos fortes e pontos fracos da equipe;

  • Reconhecimento dentro da equipe de possíveis líderes de venda;

  • Habilidades do bom atendimento

  • Motivação de pessoal

Gostou das dicas? Então conheça  as consultorias do Sebrae no Amapá e conquiste resultados.

 


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