A escolha do ponto comercial, é uma decisão que exigi empenho. Confira nossas dicas para avaliar uma boa localização, para o sucesso do seu negócio.

Qual o perfil do seu cliente?
Vai abrir um negócio? Tenha em mente tudo que é importante para o cliente que você identificou como público-alvo, até mesmo o porto comercial. Conhecendo seu cliente e seu perfil de compra, analise a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região.
Pense o que é mais cômodo, loja de bairro ou shopping?
Nem sempre é próximo do endereço da residência, por exemplo: se o seu negócio é um restaurante, e seus potenciais clientes passam o dia no trabalho, o endereço residencial dele não é o mais importante, seu restaurante terá mais sucesso próximo ao endereço do trabalho, ou das suas rotinas de intervalo de almoço.
A dica principal aqui, é estar atendo as regiões de circulação do seu cliente e não de qualquer pessoa. Observe o poder aquisitivo, hábito de consumo e quem decide na hora da compra homem, mulher, as crianças.
Proximidade de concorrentes e fornecedor
Estar próximo aos concorrentes do seu negócio? É isso mesmo! Não tenha medo de dividir a atenção do seu cliente com a empresa do vizinho, pelo contrário, isso aos olhos do seu cliente pode ser um nicho de mercado do produto que ele procura. Ele pode estar pensando em e deslocar para um mesmo local, com interesse de tornar sua compra mais
prática, se não tiver na loja A, a loja B ou C deve dispor do produto.
A dica é a carona até no marketing do concorrente, pois se ele atrair cliente para ele, este mesmo cliente pode fazer uma visitinha na sua empresa para comparar preço, por exemplo.
Não fuja da briga, a carência aumenta a competitividade da sua empresa. A mesma dica se aplica ao fornecedor, pois a proximidade a ele diminui os custos operacionais, prazos de entrega e reposição de estoque de seus produtos: Dica boa é economia, vamos reduzir o frete.
Nunca escolha o ponto comercial, somente pela indicação do corretor ou por julgar que conhece o endereço muito bem. Permita-se ir visitá-lo com um olhar de pesquisador. Faça isso ao menos três vezes, em horários alternados, pois dependendo do dia ou horário o movimento pode ser diferente.
Atenção para não escolher um ponto comercial, em uma rua, somente pelo grande fluxo de veículos, se esta tem dificuldades para acostamentos e seu cliente poderá desistir por não conseguir estacionar.
Dependendo da sua atividade de negócio, as condições urbanas de iluminação e limpeza e até o nível de ruído pode atrapalhar.
Atenção: o ponto comercial possui vagas de estacionamento, garagem? Existe coleta de lixo?
A iluminação transmite segurança? Lembre-se também das condições de acesso ao transporte público ou pontos de táxi.
DICA: observe o fluxo de pessoas e veículos, converse com outros lojistas, visite as proximidades.
Nossos pais já disseram e os bons advogados também: não assine nada sem ler e concordar com as condições do contrato. Analise as condições de pagamento, o prazo do aluguel do imóvel, as condições de rescisão. E nunca, jamais, ocupe um ponto sem contrato assinado e registrado em cartório.
O mesmo se aplica nas condições de cessão de endereço, aqueles casos, que usa-se o imóvel de um familiar que não vai cobrar aluguel, neste caso, faça um termo de cessão de uso – declaração, assinada e registrada em cartório.
Citando o ditado popular: “combinado não sai caro!”.
Dica especial: procure o Sebrae mais perto de você, nossos consultores te ajudarão com boas orientações.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
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Monte um plano de negócio fácil e simples
Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança. Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples! Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar. Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho. Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada. Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais. No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural. Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios. O que é um plano de negócio? O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas. Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los. A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc. Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia. A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo: O plano de negócio é só para quem está começando? Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais. A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais. É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro. Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso. Antes de partir para a prática Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se: Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina; Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado; Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
March, 2025
Conheça: a cartilha Tecnologias digitais para pequenos negócios
Como o mundo está tão interconectado e tão dependente das tecnologias, sua empresa também tem que andar junto das novas tecnologias, neste caso estamos falando de tecnologias digitais. Portanto, cabe a todos vocês, empresário, buscar oportunidades de negócio que promovam a inovação em tecnologia para um desenvolvimento humano mais sustentável dentro da sua empresa. Por isso o Centro Sebrae de Sustentabilidade criou a cartilha “Tecnologias digitais para pequenos negócios”, a mesma foi desenvolvida para mostrar o passo a passo de como incluir o tema tecnologia na sua empresa e saiba como ele pode ajudar seu negócio a promover a sustentabilidade na sua empresa. Nesta cartilha você irá encontrar esses seguintes tópicos Um mundo interconectado; Big data; Hardware livre; Internet das coisas; Computação em nuvem; Redes sociais; Trabalho a distância; Realidade virtual; Realidade aumentada; Tecnologia a favor da sustentabilidade; Projeto pescando com redes; Sustentabilidade para a cadeia de valor; Tecnologia como inovação por um mundo melhor; Notas. O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Tecnologias digitais para pequenos negócios”. Esta cartilha foi desenvolvida para você aprimorar seus conhecimentos. Boa leitura!
March, 2025
Como tornar seu lava a jato mais sustentável
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! 1 Instale calhas e cisternas para colher a água da chuva Existem leis municipais que preveem o uso de sistemas de captação de água em todos os estabelecimentos de lavagem de veículos. Ainda que não haja obrigatoriedade prevista em lei no seu município, prefira reaproveitar a água utilizada para lavar os carros em seu estabelecimento.
March, 2025
Conheça: a cartilha sustentabilidade econômica
A cartilha de “sustentabilidade econômica” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade com o intuito de mostrar para sua empresa como ser mais lucrativa e sustentável e se destacar no mercado. Só se pode falar em empresa sustentável se a mesma apresenta resultados financeiros bons e positivos. Assim, sua empresa além de se preocupar e cuidar do planeta realizando ações de redução de consumo de água e energia, assim poluindo menos o meio ambiente. A cartilha também garante em seu conteúdo como obter ter resultados e como tornar seus termos financeiros positivos. Ou seja, a empresa precisa lucrar para poder permanecer no mercado. Esta cartilha mostra alguns indicadores e elementos fundamentais para o planejamento financeiro voltado à sustentabilidade, veja quais conteúdos você vai encontrar na cartilha “sustentabilidade econômica”. A sustentabilidade econômica; Investimento e custos em empresas sustentáveis; Conheça mais sobre alguns indicadores de sustentabilidade empresarial; Planejamento financeiro para a sustentabilidade; Elementos fundamentais para o planejamento financeiro voltado à sustentabilidade; Monitoramento e controle: a importância da rotina; Ecoeficiência e a redução de desperdícios; Relação com fornecedores: negociações e mercado justo; Formação e capacitação: o impacto das pessoas nas finanças da empresa; Melhorias sociais e do entorno; Mercado; Gestão de riscos o custo ambiental; Inovação para se manter sustentável; Financiamentos e incentivos. Já pensou em implantar uma nova metodologia em seu negócio? Então, não perca tempo, leia a cartilha “sustentabilidade econômica” no final deste artigo. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “sustentabilidade econômica”. Boa leitura!
March, 2025
Guia prático de manejo de açaizais para produção de frutos
A técnica do manejo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa (Embrapa), é uma estratégia que visa garantir a renda do produtor, além de preservar a diversidade da floresta Os produtores de açaí do Amapá têm a disposição uma importante ferramenta para aumentar a produção do fruto. Desde 2001, a Embrapa distribuiu o “Guia prático de manejo de açaizais para a produção de frutos”. Abaixo listamos algumas dicas do Guia prático de manejo:
March, 2025
Como tornar sua metalúrgica mais sustentável
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! 1 Faça uso inteligente do material Através de um uso inteligente da matéria-prima, tendo como prioridade o manuseio das sobras, a empresa garante que esse material não fique acumulado no depósito. Por isso, é necessário separar por cor e tamanho tanto perfis inteiros, quanto os retalhos e acondicioná-los fazendo um estoque de entrada e saída.
March, 2025
Consultoria em Plano de Negócio e Estudo de Viabilidade
Será elaborado o Plano de Negócio o qual possibilita testar a viabilidade de um conceito de negócio, lançamento de novos empreendimentos ou expansão, quanto no planejamento de empresas maduras. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
March, 2025
Conheça: A Cartilha Produção e Consumo Responsável
A produção e o consumo são grandes impulsionadores da economia verde, inclusiva e responsável. As empresas têm a responsabilidade de criar, inovar e produzir com práticas sustentáveis. Além disso, elas também são consumidoras de matérias primas e insumos. Descubra na cartilha Produção e consumo responsável, práticas e propostas para produzir e consumir com mais consciência, olhando seu processo produtivo sob uma nova ótica de sustentabilidade. A cartilha de “Produção e consumo responsável” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade afim de mostrar e ensinar como sua empresa poderá ser mais lucrativa e sustentável usando da didática contida na cartilha. Saiba quais conteúdos você vai encontrar na cartilha Produção e consumo responsáveis; Papel das empresas; Os “erres” do consumo responsável; Produção responsável; Práticas de sustentabilidade nas empresas; Ecoeficiência; Benefícios de ser uma empresa Ecoeficiente; Educação para transformar; Ser um empreendedor sustentável. Já pensou em implantar uma nova metodologia em seu negócio? Então, não perca tempo, leia a cartilha “Produção e consumo responsável” no final deste artigo. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Produção e consumo responsável”. Boa leitura!
March, 2025
Como tornar sua indústria cerâmica mais sustentável
Sustentabilidade é um bom negócio! A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal. Algumas medidas que podem ajudar o seu negócio a ser mais sustentável e lucrativo: Certifique-se de que seu negócio esteja próximo dos fornecedores; Conheça seu público, crie um ambiente agradável e venda mais; Siga a legislação e as normas de segurança no trabalho; Faça as avaliações de impacto e de desempenho ambiental; Informe sobre as exigências para obter as licenças e autorizações para o seu tipo de negócio; Consultar o Sebrae e buscar medidas sustentáveis para a sua empresa; Veja algumas formas de deixar sua indústria cerâmica sustentável. 1. Alimente os fornos com biomassa para uma produção responsável Use carvão vegetal, ele gera gases que contribuem com o efeito estufa, há várias opções de biomassa que podem ser usadas nos fornos de cozimento, como: Madeira de reflorestamento; Casca de arroz; Bagaço de cana ou resíduos agroindustriais. 2.Troque o gasto de eletricidade pelo processo natural de secagem Troque ventiladores e secadores que consomem muita eletricidade. Utilize aparelhos pela luz do sol. 3. Atente para a necessidade de licenciamento ambiental do seu negócio Obtenha orientações sobre a legislação aplicável na sua cidade para a instalação, a ampliação ou a modificação das atividades da sua empresa que utilizam recursos naturais ou que possam causar degradação ambiental. 4. Poupe o calor do forno cerâmico para outra etapa do processo de fabricação A energia poupada é direcionada para o aquecimento do secador onde é feito o biscoito cerâmico. O investimento é recuperado rapidamente com a economia de quase metade de gás natural usado na secagem. 5. Proteja os trabalhadores com equipamento adequado Use os Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. Busque mais informações sobre o modelo ideal de luvas, máscaras e outros acessórios necessários para essa atividade, Portal Sebrae, “Fale com o Sebrae no Amapá” 6. Dê preferência aos processos de fabricação que usem menos água É possível economizar água com mudanças em todas as etapas, desde a o processo de moagem por via úmida, por exemplo, consome quatro vezes mais água que o método a seco. Considere também o reaproveitamento da água tratada nos processos de lavagem e umidificação da argila. Saiba mais sobre sustentabilidade conhecendo uma consultoria do Sebrae no Amapá.
March, 2025
Conheça: o Guia de Acessibilidade em Eventos
O que é? O Guia de Acessibilidade em Eventos, tem como objetivo: Promover práticas inclusivas na organização de eventos. Ele se destina às empresas responsáveis por organização de: Palestras; Workshops; Feiras ou outros encontros abertos ao público. Este guia foi produzido pelo Sebrae, e nele é abordado várias questões que envolvem a inclusão em eventos. Veja o que você vai encontrar dentro deste material, incluindo os tópicos a seguir: Planejar é essencial; Áreas reservadas; Autonomia para todos; Banheiros; Reserve vagas; Comer e beber; Sinalização; Em caso de emergências; Comunicação para todos, e; Equipe informada. Em um planejamento de um evento acessível você tem que oferecer ao seu público uma experiência para todos, oferecer uma programação confortável e fazer com que todos os participantes se sintam bem a vontade! Por isso, o Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com o “Guia de Acessibilidade em Eventos” Este guia foi desenvolvido para você aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Boa leitura!
March, 2025
Negócios familiares: Dicas para garantir o sucesso
Trata-se de um empreendimento, como outro qualquer, onde os principais gestores são pessoas da mesma família. O negócio familiar é um empreendimento pensado com o objetivo de se passar de geração em geração, e por isso é importante planejar com clareza os objetivos da empresa a longo prazo. Para manter o sucesso dos negócios familiares, os gestores devem seguir princípios básicos que vão do planejamento estratégico e sucessório até a profissionalização da empresa familiar. Veja a seguir dicas para o sucesso de negócios familiares
March, 2025
Como tornar seus eventos mais sustentáveis
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! 1 Reduza o consumo de materiais Ao invés de comprar material para fazer cenários, decorações e brindes personalizados para os eventos que sua empresa vai realizar, opte por alugar os materiais e os equipamentos. Assim, você gasta menos e ajuda o meio ambiente evitando o descarte de materiais de vida útil muito curta, como o papel. 2 Cultive uma boa imagem fazendo parcerias responsáveis Ao procurar patrocinadores e fornecedores para o seu evento, prefira as empresas que possuem práticas sustentáveis e que tenham afinidades com essas práticas.