Como dimensionar de forma estratégica a contratação de pessoas para uma organização.
Augusto Cantuária
· Atualizado em 27/09/2023Como definir o número de pessoas
O que é notório é que não há uma única fórmula e o gestor de uma organização terá que recorrer a diferentes metodologias para que o dimensionamento da quantidade pessoas seja em conformidade com a sua necessidade.
Há alguns parâmetros que devem ser considerados e levados em consideração para que essa definição não seja fator de desperdícios e utilização de custos desnecessários, como, ao tipo de atividade que a empresa atua, o ramo de atuação, ao porte do empreendimento e o nível de capacidade de produção e prestação de serviço que se deseja ter. Por isso, não existe uma regra geral: cada tipo de negócio terá características diferentes que automaticamente já defini a carga horária de trabalho necessária para atender a prospecção das demandas que serão geradas para atender a necessidade dos clientes do negócio.
Métrica para Dimensionar
Dentre tantas metodologias e métricas para definir o aspecto dos recursos humanos há uma metodologia utilizado que pela sua execução poderá auxiliar com mais clareza e segurança da seguinte forma:
1 - Classificar o tipo de mão de obra que se deseja, ou melhor, que empreendimento exige e necessita.
2 - Definir o quantitativo pela escala de:
- Operacional: que praticamente é a mão de obre de mais prioridade para uma organização, correspondendo por 80% do quadro de pessoal, ou seja, é a que põe a mão na massa e que fazem parte da rotina do negócio com processos já claros e que cumprem protocolos pré-estabelecidos.
- Tático: equivale entre 10 a 15% da força de trabalho. É uma mão de obra especializada, sendo o elo entre o operacional e área estratégica que acaba traduzindo a razão da estratégia da empresa.
- Estratégico: é uma área que traduz a necessidade de profissionais de confiança da direção e de grande especialização atrelada a experiência e qualificação. Geralmente alcança um percentual de 5% do ganho da mão de obra.
- Pesquisa e desenvolvimento: São onde estão definidos profissionais que atuam na criação de produtos inovadores e que criam algo que ainda não existe no mercado, o que caracteriza poucas empresas que possuem esse tipo de classificação.
Como exemplo básico citamos uma padaria pequena que está começando agora: ela precisará de, no mínimo, dois funcionários, sendo, pelo menos, um padeiro.
No entanto, existem outras funções a serem preenchidas: o mais recomendado é ter um padeiro, um operador de equipamento, um ajudante e, pelos menos, duas pessoas para trabalhar no atendimento.
Mas como o normal é uma padaria funcionar o dia inteiro, e um funcionário trabalha em média apenas 8 horas por dia, esse número talvez precise aumentar.
Redução de gastos com funcionários
Alguns optam por contratar funcionários com menos experiência, para poderem pagar salários menores, porém, nem sempre essa é uma boa decisão estratégica pois, quanto antes o empreendedor profissionalizar sua empresa mais chance terá de crescer.
Depender de um só funcionário júnior, o empreendimento corre o risco de ser percebido pelos clientes como não profissional.
Não existe fórmula para calcular o número ideal de funcionários para a empresa, tudo depende do tipo de negócio, da fase em que a empresa se encontra.
Uma grande estratégia e como gestor de um negócio é prudente sempre efetuar uma avaliação dos processos de empreendimento, adquirindo dados sobre o quantitativo das horas que são utilizadas para o funcionamento por dia para definir a quantidade de pessoal. Capacite seus colaboradores e torne sua empresa profissional.
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Passo importante para o sucesso Um comportamento empreendedor é sim um passo importante para o sucesso, mas não o único. É necessário mais que talento, é preciso também o conhecimento. A razão de muitos fracassos em empreendimentos próprios não está na consideração do mercado nem na falta de conhecimentos de gestão e do negócio em si. Vejamos, a seguir, algumas características do comportamento empreendedor: Define metas: os objetivos devem ser: desdobrados em curto, médio e longo prazo, claros e específicos, desafiantes, factíveis e mensuráveis; e devem ter um significado pessoal. Tem iniciativa e pró-atividade: movimenta-se no sentido de aproveitar as oportunidades do mercado para expandir os produtos ou os serviços para os novos negócios ou nichos de mercado. Aceita os riscos e trabalha bem sob pressão: aceita os desafios e os riscos e não desanima diante da pressão por resultados. Tem motivação e entusiasmo: possui automotivação relacionada com os desafios e objetivos, além de manifestar entusiasmo e defender suas ideias e projetos. Busca assegurar a qualidade: visa a atingir uma qualidade de 100% para evitar o retrabalho, promover a redução de custos e garantir a satisfação do cliente. Tem criatividade e inventividade: busca soluções alternativas, não desanima diante dos obstáculos. Tem foco no cliente: esforça-se em deixar os clientes satisfeitos, age “com o cliente na mente”, procurando atender às necessidades de qualidade, agilidade e redução de custos dos clientes. Busca estar atualizada: empenha-se para estar munida de dados, resultados e informações, procura estudar pessoalmente o meio ambiente para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Tem organização e planejamento: procede a um monitoramento periódico de seus resultados, estabelece os objetivos e define metas e prazos. 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