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Finanças | ATIVIDADE FINANCEIRA
Como imprimir o Documento de Arrecadação Simplificada DAS MEI

Saiba quanto você deverá pagar na sua contribuição mensal e como imprimir a guia.

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Audenise Coutinho

· 06/11/2017 · Atualizado em 27/09/2023
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O que é DAS?

 

O DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma taxa mensal obrigatória cujo objetivo é efetuar o pagamento sem burocracia de todos os impostos do Microempreendedor Individual.

Os impostos para o MEI são diferenciados, possuindo um valor fixo e acessível, facilitando o planejamento do empreendedor para a execução do referido pagamento, e ficar na condição regular para ter acesso aos benefícios que o MEI possui que é assegurado pela legislação vigente. Ou seja, o DAS deve ser mantido sempre em dia. 

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Como é calculado?

Veja na demonstração a baixo:

MEIs – Atividade

       INSS - R$

       ICMS/ISS - R$

         Total - R$

Comércio e Industria - ICMS

66,00

1,00

67,00

Serviços - ISS

66,00

5,00

71,00

Comércio e Serviços - ICMS e ISS

66,00

6,00

72,00

Lembrando que o encargo de INSS será reajustado a cada ano conforme o salário mínimo vigente.
O valor do Salário Mínimo é de R$ 1.320,00 (Um mil trezentos e vinte reais), por mês, conforme Decreto n.º 8.948, de 29.12.2016.
O vencimento do DAS é o dia 20 de cada mês, passando para o dia útil seguinte caso incida em final de semana ou feriado.

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Como emitir o DAS?

A emissão da guia de recolhimento mensal é feita pelo Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI (PGMEI), através do Portal do Empreendedor.  

Veja como fazer isso:

Acesse o portal www.gov.br/mei (Clique aqui) e siga os seguintes passos: 

1) Selecione a opção: Já sou Mei

2) Selecione a opção: PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÃO MENSAL;

3) Selecione a opção: BOLETO DE PAGAMENTO;

4) Informe o CNPJ e digite os caracteres que aparecem na imagem;

5) Confirme os dados que apareceram na tela (Razão Social e CNPJ); 

6) Selecione a opção: EMITIR GUIA DE PAGAMENTO (DAS);

7) Selecione o ano-calendário para o qual deseja emitir a guia;

8) Selecione o mês ou os meses para os quais deseja emitir as guias;

9) Informe a data em que vai pagar o DAS;

10) Leia as informações importantes que aparecerão na tela; 

11) Selecione a opção: EMITIR DAS, essa opção gera um documento em formato PDF para pagamento na rede bancária credenciada;

12) Selecione a opção: IMPRIMIR/VISUALIZAR PDF.

Pronto. Seu DAS foi emitido de forma segura e poderá ser pago nos Bancos conveniados, casas lotéricas e/ou agências dos correios (Banco Postal).

Atenção:

É importante ressaltar que o MEI, não é obrigado a se filiar a nenhuma instituição ou pagar boletos enviados pelo correio, e-mail ou SMS por instituições, associações e/ou sindicatos.

Sendo assim, caso receba este tipo de cobrança, NÃO efetue o pagamento, uma vez que, é indevida.

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Saiba mais

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal (Clique aqui) outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


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