Se seu negócio não se encaixa mais no perfil de MEI, veja os procedimentos básicos de migração para ME no Amapá.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que trabalhadores informais de todo o Brasil possa se legalizar como Microempreendedor Individual (MEI).
Trata-se de um grande avanço para diversos setores, especialmente para o Governo, pois arrecada impostos e tributos que serão investidos em melhorias sociais, e para o empreendedorismo, pois ampliou para muitas pessoas as oportunidades de reconhecimento e crescimento de seus negócios e acesso a direitos adquiridos.
Um ponto fundamental nesse novo cenário é que negócios que antes não tinham perspectivas de crescimento, com o MEI, passaram a crescer e ter mais oportunidades de negócio e faturamento, momento em que já não se encaixam mais no perfil.
Quando deve ocorrer a mudança
A transição para ME deve ocorrer de duas formas:
O MEI pode decidir a qualquer momento, realizar a transição para Microempresa (ME) e fazer a mudança com o auxílio de um profissional - contador.
Se você se desenquadrar por opção própria seu pedido terá efeito a partir de 1º de janeiro do ano seguinte, salvo quando a comunicação for feita no mês de janeiro. Neste caso os efeitos se darão no mesmo ano.
A mudança também pode ocorrer de forma automática quando houver algumas situações, tipo:
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Faturamento bruto acima do limite anual (R$ 60 mil até dez/2017 e R$ 81 mil a partir de 2018), com margem de 20% se ocorrer mais de uma vez;
-
Contratação de mais de um funcionário;
-
Entrada de um sócio na empresa;
-
Abertura de filial ou outra empresa em nome do empresário;
-
Exercer novas atividades vedadas ao MEI.
Antes que a mudança automática ocorra, você deve comunicar o seu desenquadramento quando perceber que uma das situações acima estiver prestes a acontecer, caso contrário você poderá sofrer penalidades e ter que arcar com pagamento de valores.
Como por exemplo:
Caso seu faturamento tenha ultrapassado em mais de 20% o limite previsto, o desenquadramento terá efeito retroativo a janeiro do mesmo ano. Isso não é bom, uma vez que implicará no pagamento dos impostos devidos como se você já estivesse desenquadrado desde o início do ano, acrescidos de juros e correção.
Desenquadramento por ter contratado mais de um funcionário, incluiu um novo sócio na empresa, abriu uma filial ou passou a exercer atividade vedada ao MEI, seu pedido terá efeito a partir do primeiro mês subsequente.
Como solicitar desenquadramento no Amapá
Para dar início a esse procedimento você deverá contratar os serviços contábeis de um profissional registrado no Conselho de Contabilidade da sua região. Este profissional vai fazer os seguintes procedimentos:
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Solicitar o desenquadramento no portal do Simples Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=3) essa etapa é importante, pois será considerado o motivo da migração (por opção ou obrigatória);
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Solicitar o desenquadramento no portal da Empresa Fácil Amapá (http://www.empresafacil.ap.gov.br/), para inserir as informações da empresa e realizar as alterações necessárias. Será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação;
Após isso, o empresário juntamente com o seu contador percorrerá os órgãos municipais e estaduais para os trâmites de inscrição e registros necessários da nova modalidade, os passos são os seguintes:
Jucap
Este órgão é responsável por executar os serviços de registro de empresário, sociedade empresária e sociedade cooperativa, (...) o empresário deverá apresentar os seguintes documentos:
-
Desenquadramento do MEI;
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Certificado do MEI;
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Comprovante de pagamento de taxas;
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Documentos pessoais do empresário (RG, CPF e Comprovante de residência);
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Comprovante de endereço da empresa;
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Documento Básico de Entrada – DBE;
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Declaração de enquadramento de ME;
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Requerimento de empresário.
Corpo de Bombeiros
Órgão responsável pela emissão do Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio – APPCI, para isso o empresário deverá apresentar os seguintes documentos:
-
Documento de Registro de CNPJ;
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Metragem do estabelecimento;
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Comprovante de pagamento de taxa;
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Protocolo gerado no portal da Empresa Fácil.
Vigilância Sanitária
Esse órgão é responsável pela fiscalização e emissão da licença sanitária. Em especial para empresas com atividades vinculadas à saúde e à alimentação, a licença é emitida após a análise das condições higiênico sanitária do estabelecimento. Para obtê-la o empresário deve apresentar os seguintes documentos:
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Desenquadramento do MEI;
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Certificado do MEI;
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Comprovante de pagamento de taxas;
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Comprovante de endereço da empresa;
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Documentos pessoais do empresário (RG, CPF e Comprovante de residência);
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Declaração de enquadramento de ME;
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Requerimento de empresário;
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ASO ou carteira de saúde atualizado.
Prefeitura Municipal de Macapá
Órgão responsável pela emissão do alvará de funcionamento, que é obrigatório para todos os estabelecimentos, para obtê-lo você precisa apresentar os seguintes documentos:
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Desenquadramento do MEI;
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Certificado do MEI;
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Comprovante de pagamento de taxas;
-
Comprovante de endereço da empresa;
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Documentos pessoais do empresário (RG, CPF e Comprovante de residência);
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Declaração de enquadramento de ME;
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Requerimento de empresário;
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Alvará do Corpo de Bombeiros;
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Alvará da Vigilância Sanitária.
Secretaria da Fazenda – SEFAZ
Este órgão é responsável pela emissão da Inscrição Estadual e é obrigatória para empresas de comércio, indústrias e serviços de telefonia, distribuição de energia elétrica, transportes interestaduais e intermunicipais.
A empresa deverá solicitar a sua inscrição via internet através do sitio: www.sefaz.ap.gov.br. Para isso, é necessário ter um contador, e este deve estar pré-autorizado (ter senha de acesso) na Secretaria Estadual da Fazenda, pois é ele quem fará a solicitação de inscrição.
Após todos esses procedimentos, todo o acompanhamento será feito pelo site da empresa fácil através do contador contratado.
Após esses procedimentos, o Sebrae disponibiliza especialistas em gestão de pequenos negócios para orientação técnica e consultoria para essa nova fase do seu empreendimento, isso é de suma importância para o desenvolvimento do negócio, uma vez que a partir desse momento o empresário deverá ter uma gestão mais eficiente em todos os setores.
Por Kátia Helena C. Sarmento - Analista do Sebrae no Amapá
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