this is an h1

this is an h2

Wed Oct 08 16:23:40 BRT 2025
Empreendedorismo | SUCESSO
Startup amapaense que está revolucionando a aquicultura com IA

A empresa conquista destaque nacional com soluções tecnológicas, bioeconomia, tecnologia e desenvolvimento sustentável na piscicultura amazônica

Logotipo do Sebrae

Unidade de Marketing e Comunicação - UMC

· Atualizado em 08/10/2025
FAVORITAR
Botão favoritar
Histórias que Inspiram

Empreendedor do Amapá que Transforma Sonhos em Realidade

Esses cases mostram, na prática, como o conhecimento, o apoio técnico e o olhar estratégico oferecidos pelo Sebrae podem impulsionar negócios e transformar vidas. Mais do que números, eles revelam sonhos realizados, comunidades impactadas e o poder do empreendedorismo local.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fundada em 2022 e sediada em Macapá (AP), a Bactolac LTDA., se destaca como uma das startups mais inovadoras do setor aquícola nacional. Com foco na transformação digital da piscicultura, a empresa desenvolve soluções tecnológicas que tornam a produção de peixes mais eficiente, rentável e sustentável, especialmente em regiões de difícil acesso da Amazônia Legal, onde os índices de digitalização ainda são baixos.

Entre as soluções mais inovadoras da Bactolac está o desenvolvimento de um software que utiliza inteligência artificial para realizar medições não invasivas de peixes, por meio de análise computacional de imagens fora da água. A tecnologia permite aferir peso e comprimento dos animais sem manuseio direto, reduzindo o estresse, otimizando o manejo e fornecendo dados precisos em tempo real. O impacto é direto na coleta de dados zootécnicos, na tomada de decisão no campo e no aumento da produtividade dos sistemas aquícolas.

Liderança

Liderada pelo pesquisador Dr. Antônio Carlos Freitas Souza, a Bactolac LTDA., vem se consolidando como uma referência nacional em inovação para a aquicultura. Com doutorado em Ciência Animal e uma trajetória marcada por projetos de sanidade, nutrição e manejo de organismos aquáticos, o diretor-geral da empresa, combina conhecimento técnico com uma forte atuação em campo. 

Ele, consolidou sua trajetória no setor ao liderar diversas iniciativas de inovação promovidas por instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae). Entre os projetos de destaques sob sua coordenação estão o desenvolvimento do probiótico BacFish e da plataforma digital BactoCalc, soluções que transformam a realidade de produtores da Região Norte, por meio da aplicação de ciência, tecnologia e assistência técnica especializada.

Além de sua atuação como pesquisador, ele também, é supervisor de campo no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), coordenando equipes de assistência técnica e extensão rural em diversas cadeias produtivas. Sua liderança é marcada pela capacidade de unir ciência, gestão de equipes multidisciplinares e articulação com instituições parceiras e associações de produtores.

Equipe 

A força da Bactolac está também em sua equipe técnica interna, composta por mestres e doutores em áreas como Ciência Animal, Biotecnologia, Ciência da Computação e Engenharia de Aquicultura. O grupo inclui especialistas em automação, machine learning (aprendizado de máquina) e desenvolvimento de sistemas digitais, que atuam em frentes como visão computacional e inteligência artificial (IA), Engenharia de software e IoT, Biotecnologia e bio insumos, engenharia de hardware e automação.

A Bactolac conta com a cofundadora da empresa, responsável pela gestão estratégica e articulação institucional, Luene Brito Moura. Ela, coordena parcerias com associações de produtores, instituições de pesquisa e órgãos governamentais para garantir que os projetos estejam alinhados às demandas regionais e à visão corporativa.

O sócio e especialista em desenvolvimento tecnológico, João Mário Amaral da Silva, atua nas etapas de testes de software, usabilidade e integração de soluções em campo, contribuindo para que a inovação chegue de forma prática e eficiente aos produtores.

Reconhecimento 

O compromisso da Bactolac com a inovação e com o desenvolvimento sustentável da piscicultura amazônica é amplamente reconhecido por instituições nacionais e internacionais. Em 2023, a empresa conquistou o 2º lugar na 1ª Edição do Programa Startup Indústria Amapá, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). No mesmo ano, foi vencedora do 2º Desafio de Agricultura do Hub CNA Digital, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no qual se tornou a primeira empresa amapaense a receber investimento da confederação.

Em 2024, a Bactolac alcançou o 1º lugar no Demoday do Inova Amazônia – Ideação, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae). Também foi destaque no Pitch Day da Jornada de Integração Regional do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), instituído pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde conquistou o 1º lugar.

Já em 2025, a empresa foi campeã do Desafio do Pescado, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), se destacando entre 15 startups do setor Agtech. No mesmo ano, obteve o 3º lugar no Prêmio de Inovação Aquícola da Aquishow, um dos principais eventos de aquicultura da América Latina, realizado em Uberlândia (MG). Ainda em 2025, a Bactolac foi vencedora do Nexbio, na categoria Startup Brasileira, iniciativa da Swissnex in Brazil, com apoio da Embaixada da Suíça e parceiros internacionais, consolidando sua posição como referência em bioeconomia e tecnologia aplicada à aquicultura.

Dr. Antonio Carlos, destaca que, além dos reconhecimentos obtidos em premiações nacionais e regionais, a trajetória da Bactolac é marcada por uma participação estratégica em diversos programas de aceleração e pré-aceleração voltados à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico no setor agroindustrial. 

“Aliamos conhecimento técnico e experiência em campo para entregar soluções reais aos desafios enfrentados pelos produtores, transformando pesquisa em tecnologia escalável e aplicável às condições da Amazônia”, destacou o Dr. Antonio Carlos.

A empresa foi selecionada para os dois módulos do Programa Inova Amazônia (Ideação e Tração), promovido pelo Sebrae e também integrou o InovAtiva Brasil, maior plataforma pública de aceleração de startups da América Latina. Participou ainda de iniciativas como SinapseBio, Programa Sinergia, Lab de Impacto, AmazôniaUP e Green Up Pre-Accelerator, que fortaleceram sua estratégia Environmental, Social e Governance (ESG) e ampliaram sua rede de parceiros.

A empresa lidera projetos de alta relevância tecnológica, como o desenvolvimento da plataforma BactoCalc, solução que integra sensores ambientais e visão computacional para realizar biometria não invasiva de peixes, otimizando o manejo e aumentando a eficiência produtiva.

Outro projeto em andamento, em parceria com a Unidade Embrapii, busca aumentar a vida útil de probióticos para peixes. A Bactolac também desenvolveu o BacFish, probiótico líquido concentrado para espécies nativas como o tambaqui, com resultados promissores em saúde animal e desempenho zootécnico.

FAVORITAR
Botão favoritar
Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?