Veja dicas sobre como montar um negócio na área de educação e treinamento profissionalizante, aproveitando a alta procura no mercado.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/04/2023
Entendendo o cenário
Em meio a uma recessão econômica, onde os reflexos da pandemia e, atualmente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem exigido muito dos empreendedores, a busca por uma oportunidade de trabalho se torna ainda mais difícil devido à concorrência.
O mercado de trabalho exige alternativas e a tendência é que a procura por cursos profissionalizantes aumente.
O conhecimento em áreas específicas pode ser a saída para montar o seu próprio negócio e um curso profissionalizante é uma delas.
Conforme o MEC, em matéria publicada pelo portal G1, não existe regra para a abertura de um curso profissionalizante e a informação é do próprio Ministério da Educação.
É uma oportunidade para os empreendedores que desejam investir nesse mercado.
Se você faz parte desse grupo de pessoas com este perfil, fique atento às dicas neste artigo, pois iniciar um curso desse tipo pode ser mais simples do que você imagina.
Vamos orientar como agir para estruturar seu curso profissionalizante.
Como se estrutura um curso profissionalizante?
É importante começar pelo entendimento do que seja um curso profissionalizante e qual a diferença para outras modalidades de cursos existentes.
Os cursos profissionalizantes, ao contrário dos demais, são destinados ao aperfeiçoamento profissional e voltados para um determinado conhecimento específico dirigido ao mercado de trabalho.
A capacitação desse tipo de especialidade visa um setor ou atividade necessitada pelo mercado.
Também deve-se considerar a observação de que pode se constituir em um diferencial diante da concorrência.
Os cursos profissionalizantes podem ser flexíveis, tanto atendendo aos profissionais que já estejam trabalhando em alguma área e que desejam se especializar, como também os que ainda não possuem formação adequada para determinadas atividades.
Conforme a legislação vigente, não há uma carga horária definida para este tipo de curso, podendo ter uma grade menor ou maior, a depender da estrutura do curso.
Além disso, a área de atuação pode envolver setores bem mais amplos que ofereçam oportunidade de crescimento.
Curso profissionalizante X técnico
A maioria das pessoas não consegue distinguir os dois, apesar de realmente haver semelhanças.
O conteúdo, a amplitude dos conhecimentos aplicados e a regulação por parte das autoridades educacionais são diferenças que veremos a seguir.
O curso técnico dura mais tempo e oferece conteúdos especializados e aprofundados.
Já o curso profissionalizante, possui ementas básicas e uma carga horária menor, assim sendo, o ensino visa sobretudo alcançar as pessoas que necessitam de um ofício para iniciar sua vida produtiva.
O curso técnico exige, ainda, que o formando saia com escolaridade ao nível de Ensino Médio, como exige o MEC e os organismos educacionais, o que não acontece no profissionalizante.
A regulamentação do curso profissionalizante e o MEC
Os cursos profissionalizantes são desvinculados do MEC, mas precisam ser aprovados pelo Ministério para poderem funcionar.
Conforme o que dispõe as normas, esses cursos não têm uma carga horária definida, não exigem escolaridade para matrícula e emitem diplomas apenas de participação.
Portanto, essa modalidade não é reconhecida com o mesmo peso de um curso técnico ou de uma graduação superior.
Porém, é importante destacar que, embora os cursos profissionalizantes não sejam reconhecidos pelo MEC, o modelo de ensino é 100% legalizado e válido em todo território nacional.
Orientações para montar sua escola
Mesmo que o MEC não exija regulamentação para a abertura de um curso profissionalizante, é importante não ser desleixado com o processo, pois o trabalho exige dedicação.
Veja as principais orientações para montar o seu curso profissionalizante:
Escolha um assunto que você tenha domínio
Este é um passo muito importante, pois o restante da iniciativa vai ser crucial para tudo dar certo.
Será necessário escolher a abordagem que deseja empreender, com um tema do seu completo domínio, de forma que sua gestão seja o de um conhecedor do assunto, um verdadeiro especialista.
Entre os muitos temas existentes, temos, por exemplo, os cursos de culinária, ensino de línguas, informática, artes, entre outros.
Cursos temporários com essas especialidades podem ser o início de um bom negócio.
Cursos profissionalizantes na área de estética, cabeleireiro, venda de produtos de beleza e manicure possuem um público sempre ativo, que deseja ampliar seus conhecimentos.
As opções estão à disposição para quem deseja empreender. Por isso, pense sempre de forma objetiva no negócio que seja do seu domínio e controle.
Evite fazer experiências em assuntos que não tenha conhecimento adequado.
Defina o seu público-alvo
Após escolher o tema do seu empreendimento, torna-se necessário definir quem serão os seus alunos.
Para quem você vai vender o curso profissionalizante. Enfim, quem será seu público-alvo?
Escolhido o curso a ser apresentado aos seus potenciais interessados, falta a definição deste público.
Se aprofunde em estudar as características dos que se interessariam por seu produto.
Descubra seus interesses e obtenha informações realistas sobre eles.
O seu público-alvo vai ser identificado a partir da sua avaliação sobre estes e não se permita dar passos atrás que comprometam seus objetivos.
Planeje um conteúdo de qualidade
Definido o público do seu curso profissionalizante, agora busque produzir um conteúdo de qualidade, que atenda às expectativas dos seus alunos.
Prepare e produza o material a ser distribuído com eles, como textos e vídeos, de maneira que os alunos acompanhem o desenvolvimento das atividades.
Invista em marketing digital
A divulgação do curso profissionalizante não pode ser desprezada.
Para tanto, investir em plataformas digitais representa atualmente o principal elo entre você e seu público-alvo.
As redes sociais – Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e LinkedIn – são indispensáveis para o seu sucesso.
Além disso, faça anúncios, mantenha uma rede de contatos e use estratégias de otimização para mecanismos de busca no Google (SEO).
Emita certificados de conclusão de curso
Após o curso ter sido preparado, um pouco antes você deve pensar na produção de um certificado de conclusão do curso.
O documento é um desejo de todos que participam do curso e representa muito para quem o realiza.
A emissão do certificado será um diferencial, observando que nem todos os organizadores de cursos o fazem, pois dará um caráter mais profissional ao treinamento.
Prepare um certificado identificado com a sua marca, bem-feito e com bom gosto.
Assine e entregue aos alunos aprovados ao final do curso.
Resumo para começar o negócio
Veja um resumo dos principais tópicos que você deve se atentar para abrir seu negócio na área de cursos profissionalizantes.
Mercado
Devido à grande procura por cursos profissionalizantes, o mercado está sempre aquecido, isto porque as vagas de trabalho que mais surgem são de cargos técnicos.
O interesse por parte dos estudantes também é constante, devido ao tempo de curso, que é menor, diminuindo o tempo de espera para ingressar no mercado de trabalho.
Antes de iniciar este projeto, é muito importante montar um plano de negócio, que servirá para lhe deixar a par de todos os passos para abertura da empresa, sem correr riscos financeiros.
Saiba como fazer o seu com o texto “Como elaborar um plano de negócio” no Portal Sebrae.
Público-alvo
O público-alvo deste tipo de negócio são jovens e adultos, que buscam qualificação, visando uma oportunidade no mercado de trabalho.
Localização
O ideal é que a escola esteja localizada em uma região movimentada, de preferência no centro da cidade, o que dá mais visibilidade ao negócio.
É importante que o local tenha fácil acesso e ofereça segurança.
Estrutura
Considere o tamanho do local, para adaptar e transformar em salas de aula.
A estrutura de um curso técnico também deverá contar com:
- Recepção;
- Salas;
- Secretaria;
- Almoxarifado;
- Assistência Social;
- Refeitório;
- Cozinha;
- Dispensa;
- Sanitário Feminino e
- Sanitário Masculino.
Registro
Por se tratar de uma instituição de ensino, parte do registro do curso profissionalizante deve passar pelo Ministério da Educação.
O órgão deve analisar a proposta da sua empresa. Para acompanhar este processo, é fundamental que você contrate um contador profissional e um especialista em assuntos educacionais.
O contador também ficará responsável pelo trâmite junto aos demais órgãos competentes, os quais são:
- Junta Comercial do Amapá - JUCAP;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura do Município para obter o Alvará de Funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
- Cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social ICP – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
Equipamentos
Para iniciar sua estrutura, você vai precisar de:
- Móveis e materiais de escritório;
- Telefone;
- Mesas de computador;
- Cadeiras;
- Microcomputadores;
- Impressora;
- Data show;
- Softwares de treinamento.
Equipe
A equipe do curso profissionalizante é a base para o sucesso do seu negócio.
Por isso, é muito importante que ao fazer a seleção de professores você considere a experiência e a especialidade dos profissionais.
Faça uma entrevista com os candidatos, assim você poderá conhecê-los melhor.
Os salários devem estar de acordo com o mercado.
Além do corpo docente, a instituição também vai precisar de:
- 01 Secretária;
- 02 Serviços Gerais;
- 02 Inspetores;
- 01 Técnico-administrativo;
- 02 Cozinheiras (se houver refeições);
- 01 Assistente social.
Divulgação
Finalizado todo o processo de abertura do curso técnico profissionalizante, é hora de criar estratégias para divulgar a instituição.
Invista em publicidade, assim, um grande número de pessoas será impactado, com sua mensagem chegando ao público desejado.
O mais indicado é divulgar a escola em veículos como:
- TV;
- Rádio;
- Internet (como falamos acima)
- Carro-som (nos locais de concentração do seu público-alvo);
- Ônibus coletivos (internamente, visando os passageiros)
Além disso, procure um profissional especializado em mídias sociais.
Ele poderá criar as redes sociais da escola e alimentá-las.
A internet é uma excelente aliada para gerar bons resultados na divulgação.
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Perguntas e respostas sobre: Marketing de Experiência
1. O que são eventos de experimentação? É uma nova ferramenta do marketing? R= Não é ferramenta nova. Ela está sendo cada vez mais utilizada e já existe há muito tempo. O que é novo é a forma de experimentação e compreensão para saber que o grau de resíduo de experiência das pessoas é maior do que elas leem ou escutam. Como ferramenta de comunicação é preciso reter esta informação. O conceito é velho, mas ganhou corpo com nas diversas ações promocionais, e é preciso ser diferente para mostrar esta experiência. Está sendo usada cada vez mais. Usamos em todo o tipo de produto ou serviços, sem distinção. Portanto, basicamente, o marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los. 2. Como surgiu a ideia deste trabalho? R= É uma tendência que já existe. Várias marcas possuem necessidade de imergir na mente das pessoas. É uma forma de descobrir por si só o é bom pra elas. Seja qual público for, começou com jornalistas, mas hoje serve para qualquer público. 3. Como é realizada a abordagem para evitar as experiências de uma determinada marca? R= São diversas maneiras de fazer isso. Uma empresa de seguros, por exemplo, ao invés de comunicar a substituição de carro, ela faz você sentir isso. Ela leva um carro para que você experimente o serviço, antes mesmo de precisar dele. Sem a necessidade, a ideia fica retida na hora da escolha. Muda o produto, não lembrança. Muda também a maneira de você fazer. 4. Qual é o resultado das pesquisas através do marketing de experiência? R= Vai além da efetivação da venda, da fidelização da marca. Além de gerar novas compras, o que é mais importante e a mais concreta: o público efetivamente degustar determinado item, experimentam de forma prática. Não fica apenas na abstração conceitual de vivência. É capaz de formar uma opinião, após entender e analisar. 5. As marcas mais conhecidas possuem menos resistência à experimentação? R= Não necessariamente! Temos que lembrar que a experiência mostra que é preciso ir além. Mas o que deve ser levado em conta é o produto ou serviço, o que representa em conceito de vida? O que o produto leva em si? A diferença é isso. As menos conhecidas tem realizado ótimos ações e são bem percebidas. O consumidor é mais exigente hoje! Uma ação e são bem estruturada faz com que as pessoas sejam mais curiosas, o consumidor está mais maduro. 6. O que é mais relevante para a realização do marketing de experiências? R= Depende para quem, para cada consumidor existem um objetivo claro: venda efetiva, ou, uma simples promoção de marca institucional. Depende do que cada marca almeja. Vale para qualquer tipo de objetivo. Seja ação de venda para incremento ou posicionamento da marca. A experiência e muito bem vinda para o consumidor. A relevância é sempre muita alta. Se for muito bom o consumidor responde de imediato, se for ruim, também. 7. Qual é o diferencial criativo da utilização do marketing de experiência em campanha promocional? R= Depende muito de cada promoção, mas sempre tem que vir alinhada como a marca. Para a tecnológica, deve ser voltada para isso, por exemplo. É sempre um grande desafio. Cada cliente tem um objetivo com a sua ação ela não é única. Mesmo sendo de segmento idêntico, a expectativa é formula de lidar. Isso é o legal da coisa. Se existisse seria muito mecânica. É isso que faz as ações, as experiências serem diferente a cada vez. 8. Então depende de produto? R= Sim! O consumidor é muito exigente, não quer perder tempo com algo banal, mas sim, que agregue que seja relevante, faça surpreender. Mesmo com um plano de marketing de experiências. É muito possível e não tem qualquer limitação. Seja em evento, ação promocional, endomarketing ou em um anúncio de mídia tradicional em que o cliente quer um contato além da página. 9. Como é conhecer uma marca produto ou serviço através de experimentação. R= É muito positivo. Na maioria das vezes sempre surpreende. Como resultado efetivo de venda é onde aparece mais. É difícil não alcançar o objetivo. As pessoas se encantam com o que foi oferecido, proposto e efetivado. O marketing de experiência ele é a mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel. 10. É feita alguma pesquisa de público antes, para saber se existe interação com a marca antes da imersão? R= É realizada uma pesquisa, mas depende do tempo que se tem para ação. Mas é sempre feita para que seja mais assertivo. Sempre junto com o cliente que conhece muito do público dele. Alinha-se a ação para minimizar os efeitos e vamos para a rua testar o retorno que é rápido. Se a ação pensada, planejada, ela também, pode ser um tiro no pé, pois o retorno é muito imediato. Felizmente, conosco nunca ocorreu, mas existe no mercado ação que não deram certo. É tudo ao vivo.