O conteúdo aborda de forma prática o passo a passo para instalação de um projeto empresarial no Distrito Industrial de Macapá e Santana.

Distrito Industrial e Zona Franca
O Amapá é um estado em franco desenvolvimento de sua matriz econômica e que pode fortalecer ainda mais suas possibilidades de expansão a partir de seus potenciais. Uma dessas alternativas é o aproveitamento das legislações de incentivos fiscais existentes e que podem potencializar a atividade produtiva em seus eixos do comércio, serviços, agronegócio e principalmente a indústria.
Ao se pensar na indústria e no fortalecimento da Zona Franca de Macapá-Santana, conhecida como Zona Franca Verde, que incentiva o beneficiamento de insumos oriundos da floresta e de produção local, o Estado organizou um espaço com a infraestrutura necessária a instalação de empresas que pretendem realizar suas atividades produtivas no Amapá, denominado de Distrito Industrial de Macapá e Santana.
Este espaço é gerenciado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá – Agência Amapá.
Condições de Instalação no Distrito Industrial
Para se instalar no Distrito Industrial o investidor deverá atender as seguintes condições:
O espaço é preparado para a recepção de atividades produtivas desenvolvidas apenas por empresas formalizadas, ou seja, Pessoa Jurídica constituída;
Com a utilização de carta, o empresário deverá mencionar a área pretendida por seu projeto e enviar a Agência;
O empresário receberá um Guia para elaboração de seu projeto conforme formulário próprio e enviar acompanhado de documentos solicitados;
O investidor deverá realizar visita acompanhado da Agência Amapá ao Distrito industrial para mapear a área e poderá receber uma Declaração de reserva com validade máxima de 60 dias até a entrega pela empresa dos documentos demandados;
O empresário só poderá ter seu processo completo após a entrega do projeto, pois aí terá a definição de concessão ou não para implantação da empresa.
Conforme condições do Zoneamento do Distrito Industrial, será concedida a critério da Agência Amapá, a área para implantação do projeto.
Posterior a isso o empresário receberá a Autorização de Instalação com validade de 120 dias para iniciar a obra ou Apresentação do Projeto de Captação de Recursos e prazo de 02 anos para concluir o investimento de implantação do projeto.
Quanto a Dimensão da Área Pretendida pelo Projeto
O Projeto de implantação da empresa em área construída deverá preencher no mínimo 20% do total do lote demandado e em sua dimensão máxima, atendendo aos normativos do Distrito Industrial, não poderá ultrapassar 70% do lote cedido.
Quanto a Venda dos Lotes do Distrito Industrial
Qualquer possibilidade de comercialização dos lotes do Distrito Industrial, deverá ser realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá – IMAP, com prévia autorização da Agência Amapá;
Somente será autorizada a comercialização do lote, em caso de já ter sido realizado pelo menos 70% de implantação do projeto apresentado a Agência Amapá e pagamento poderá ser realizado com quitação total à vista ou em até 10 anos de prazo. Após a quitação de pelo menos 50% dos valores correspondentes ao lote o comprador receberá o Título de Domínio;
A empresa deverá realizar a devida identificação do lote de acordo com o padrão fornecido pela Agência Amapá;
O preço de venda é incentivado e irá variar de acordo com a localização do lote.
Quanto aos Critérios para definição de Área do Projeto
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Saturação de Mercado da Ideia;
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Potencialde Negócios da Ideia;
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Disponibilidade de Recursos Próprios;
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Prazo de instalação – Funcionamento 6 - 12 – 18 meses;
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Nível de factibilidade do projeto;
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Avaliação conjunta da Equipe Técnica;
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Geração de Impostos;
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Geração de Empregos (40 - 60 - 80);
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Disponibilidade de ÁREA IDEAL para o Empreendimento;
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Avaliação Ambiental;
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Nível de credibilidade;
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Porte do Empreendimento;
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Viabilidade Técnica;
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Viabilidade Econômica;
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Empreendimento com efeito multiplicador;
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Inovação Tecnológica;
Quanto aos Documentos a serem apresentados pela Empresa
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A empresa compradora deverá apresentar os seguintes documentos:
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Comprovante de Arquivamento na Junta Comercial, Ato de Constituição e Contrato ou Estatuto vigente da empresa e ainda, Ata de investidura dos representantes legais devidamente atualizada;
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Certidão Negativa de débitos para com órgãos Federais, Estaduais e Municipais;
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Certidão de Quitação quanto a Regularidade com a Previdência Social;
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Balanço Analítico e Demonstrativo de Resultados para as empresas já existentes e Balanço de Abertura para novas empresas;
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Declaração de Idoneidade Financeira;
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Declaração do IMAP de Nada Consta (de acordo com a caso);
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Para os casos em que seja exigido por lei, apresentar a Licença Ambiental emitida por órgão competente.
Quanto as exigências para Construção na Área Cedida
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As construções poderão ser em estrutura metálica ou madeira de lei atendendo ao prazo da autorização de instalação expedida pela Agência;
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Qualquer alteração no projeto inicial no que concerne à construção na área cedida deverá ter anuência expressa da Agência Amapá;
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Expirado o prazo da Autorização de Instalação e não sendo iniciada a obra, o lote poderá ser reavido sem pagamento de ônus pela Agência. Sendo que operações de desmatamento da área, aterro ou limpeza apenas, não serão considerados como obra de instalação. Mencione-se ainda que é vedada a construção de habitações nos lotes cedidos, sendo permitidos apenas com expressa autorização da Agência Amapá apenas nos casos de abrigo para vigilantes em casos onde seja considerado imprescindível a operação da fábrica;
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Qualquer alteração de titularidade do lote deverá previamente autorizada pela Agência Amapá, que também deterá o direito de preferência quanto ao novo titular;
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A empresa deverá cumprir todas as normas vigentes a que estiver obrigada e prestar as informações necessárias sempre que demandadas em vistorias periódicas a serem realizadas pela Agência Amapá;
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Em casos omissos ficará a critério da Agência Amapá, que é o ente do Estado responsável pelo Distrito Industrial a apreciação das ocorrências e sua gestão.
Por Bruno Ricardo Castro - Analista do Sebrae no Amapá
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July, 2025
Saiba como emitir seu comprovante de CNPJ
Quais informações você encontra? O comprovante de situação cadastral no CPNJ é o documento relativo ao registro de toda empresa na Receita Federal. Também conhecido como Cartão CNPJ, ele reúne informações de pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias. Você pode retirar o seu no site do Ministério da Fazenda. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Para conseguir o documento, insira o número do seu CNPJ e clique em “Consultar”. Quando realizar a emissão do seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá acesso aos seguintes dados: Número do CNPJ: O número do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é a identificação de sua empresa junto à Receita Federal. Ele poderá ser classificado em Matriz ou Filial. Data de abertura: Esta é a data de registro de sua empresa no órgão competente. Nome empresarial: Nome que identifica a sua empresa oficialmente. Título do estabelecimento (nome fantasia): Este é um campo opcional. Ele estabelece o nome pelo qual a empresa/marca é popularmente conhecida. Classificação Nacional de Atividades Econômicas: O famoso CNAE é um código composto por sete dígitos que identifica a atividade econômica do negócio. Existe a atividade principal e pode haver atividades secundárias também. Porte: Indica o tamanho da empresa, baseado em dados financeiros ou de capacidade produtiva. Código e descrição da atividade econômica principal e secundária: Como o nome diz, identifica possíveis atividades secundárias à atividade principal. Lembre-se: a atividade principal é definida pelo CNAE. Código e descrição da natureza jurídica: Você já deve ter ouvido a expressão Microempreendedor Individual (MEI), não é mesmo? Pois bem, ela representa uma forma de natureza jurídica e é a classificação padrão para diversas finalidades. Você encontra qual a natureza jurídica da empresa fazendo essa consulta ao CNPJ. Informações de endereço: No documento, você terá acesso, também, a todos os dados de endereço da empresa. Eles são: logradouro, número, complemento, CEP, bairro/distrito, município e UF (Unidade Federativa ou estado). Informações de contato: Endereço e telefone da empresa. Situação cadastral: É a situação atual do negócio, como ativa, suspensa, baixada, etc. Quando você está com tudo regularizado e funcionando, a situação cadastral é ativa. Data da situação cadastral: É a data referente à última alteração feita em seu CNPJ, caso tenha realizado alguma. Motivo de situação cadastral: Caso a sua empresa não tenha a situação cadastral ativa, aqui estará explicado o porquê. Situação especial: Neste campo, você encontrará informações caso a empresa em questão esteja passando por algum problema. Tais problemas podem ser de natureza jurídica, fiscal, administrativa etc. Por fim, você também terá a data ao lado em caso de situação especial.
July, 2025
Como saber qual enquadramento tributário ideal para a minha empresa
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
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Se você tem uma rede de franquias e almeja receber: Investimentos; Conquistar crédito bancário; Manter uma gestão transparente, e; Eficiente. É preciso que respeite os preceitos da governança corporativa.
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Dono de casa: Facultativo de baixa renda
O que é “Facultativo de baixa renda” ? É uma forma de contribuição ao INSS com o valor reduzido de 5% do salário-mínimo. Esta é uma modalidade exclusiva tanto para: Homem, ou; Mulher. Em que ambos sejam de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente a trabalhar com: Doméstico: na sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria. Veja 4 requisitos que a pessoa precisa possuir 1 - Não possuir renda própria de nenhum tipo incluindo: Aluguel; Pensão alimentícia; Pensão por morte; Entre outros valores. 2 - Não exercer atividade remunerada e dedicar apenas ao trabalho doméstico, na própria residência. 3 -Possuir renda familiar no máximo até dois salários mínimos. A Bolsa família não entra para o cálculo. 4 - A pessoa precisa estar inscrito no: Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos; A inscrição deve ser feita junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu município. Como contribuir? Você Gera a guia de recolhimento todo mês e contribua; Outra forma é, você pode comprar um carnê em uma papelaria qualquer e contribuir, usando o código de pagamento 1929. Sobre os benefícios das contribuições válidas realizadas sobre 5% Essas contribuições podem ser utilizadas para os seguintes benefícios, com: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão; Salário-maternidade. Se no futuro você decidir usar suas contribuições como, facultativo de baixa renda para obter outros benefícios, então, você irá precisar pagar a diferença corrigida entre 5% e 20% (alíquota total). Veja abaixo quais benefícios você poderá obter. Aposentadoria por Tempo de Contribuição, e; Certidão de Tempo de Contribuição – CTC.
July, 2025
Dicas para não deixar sua empresa no vermelho no início do ano
Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano. Evite gastos desnecessários É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos. Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças, deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários. Planeje, planeje e planeje Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias. O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão. Como: IPTU; IPVA; Matrícula e material escolar dos filhos; Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo. Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior. Tenha um olhar futuro nas: Datas de feriados e; Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos. Livre-se das dívidas Nas compras, priorize o que é importante; Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada; Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas. É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como: Cartão de crédito; Cheque especial. Aquelas que podem gerar corte de serviços como: Contas de água; Luz. Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos. E para finalizar... Pense no futuro! Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença. Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro. Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto. Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa.
July, 2025
Dicas e soluções para o produtor rural
Tão importante quanto produzir bem é saber atender bem e saber vender. Saber vender sua produção de maneira correta é a melhor maneira de vender por um bom preço. Nesse artigo, você vai aprender algumas dicas de como se dar bem como produtor rural, como atender bem seu cliente e como seu trabalho no campo pode se tornar sua própria empresa. O produtor rural é a pessoa que cria, planta, pesca e colhe. É ele quem ajuda a movimentar a economia do país, gera empregos e, assim, transforma sua propriedade em uma empresa rural. Para que isso aconteça; O empreendedor do campo precisa ter: Ousadia; Jogo de cintura; Liderança; Poder de decisão; Capacidade de realização e muito mais. Esses tipos de comportamentos ajudam o empreendedor rural, buscar soluções para os problemas e a superar as dificuldades e os desafios do dia a dia da sua propriedade rural.
June, 2025
Correios: Conheça o Exporta Fácil dos Correios
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países.
June, 2025
Correios – Conheça o Mala Direta Domiciliária
A Mala Direta Domiciliária é serviço de distribuição de: Peças promocionais sem a indicação de endereço. Objetivo Este serviço tem como objetivo atingir o público de determinada: Cidade; Bairro, ou; Rua. Quem pode usar este serviço? Este serviço tem dois tipo de modalidades, veja a seguir: Modalidade a faturar (contrato): somente pessoas jurídicas; Modalidade à vista: pessoas jurídicas, profissionais liberais e pessoas físicas.
June, 2025
Correios – Conheça o Mala Direta Básica dos Correios
A Mala Direta Básica é uma mensagem publicitária com apelo promocional ou informativa (propaganda). Objetivo Este serviço tem como objetivo na: Venda; Divulgação; Informação; Prospecção, e; Fidelização. Encaminhada a um público dirigido ou com potencial para resposta, emitida em vários exemplares idênticos ou personalizados.
June, 2025
Conheças as principais formas jurídicas das empresas
O que é forma jurídica? Você já ouviu falar em forma jurídica? Conhecida também como natureza jurídica e tipo societário, é uma maneira de classificar uma empresa ou um órgão público. Se você tem interesse em abrir o seu negócio, é essencial que você conheça as diferentes formas jurídicas das empresas e suas principais características. Por isso, neste texto, abordaremos a definição de forma jurídica, a importância de conhecer as classificações, a diferença entre forma jurídica e porte empresarial, além de apresentarmos as principais formas jurídicas para que você fique por dentro do assunto e possa tirar eventuais dúvidas. Continue conosco e boa leitura! Como já dissemos, a forma jurídica é um método de classificação que define a estrutura de uma empresa, permitindo a identificação da sua constituição legal, como o número de sócios, as obrigações, o capital social, entre outros quesitos. Ela não é uma classificação fixa, ou seja, é possível mudar quando necessário, por exemplo, caso a empresa cresça. A Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é responsável por determinar as formas jurídicas das empresas no Brasil, diz que a forma jurídica “tem por objetivo a identificação da constituição jurídico-institucional das entidades públicas e privadas nos cadastros da administração pública do país”. Por que é importante conhecer a forma jurídica de uma empresa? Diariamente, lidamos com burocracias quando vamos realizar qualquer tipo de procedimento, não é mesmo? E a forma jurídica pode até parecer só mais um desses trâmites administrativos que consideramos irrelevantes, mas a verdade é que ela é essencial para o empreendedor entender seus direitos e seus deveres. Ao enquadrar corretamente a sua empresa, você terá conhecimento sobre as regras e as obrigações a serem cumpridas e por quais regimes jurídicos você poderá optar. Além disso, em muitos casos, quanto menor a empresa for classificada, mais vantagens ela poderá ter em recursos licitatórios, leilões e transações com órgãos públicos. Em outras situações, dependendo da forma jurídica, podem ser concedidos benefícios fiscais específicos e ofertas de crédito orientadas por taxas de juros compatíveis. Tudo isso fará a diferença na gestão correta do seu negócio!
June, 2025
Conheça a arqueologia do Amapá e torne-se um guia turístico local
Entenda um pouco da arqueologia do Estado do Amapá Peças achadas mostram como os primeiros habitantes ocuparam a Amazônia.Arqueólogos do Amapá descobriram, no município de Calçoene, vestígios de uma edificação em pedra que pode ter sido utilizada como observatório astronômico pelos antigos habitantes das Américas. O monumento de 127 blocos de pedra talhada, fincado no solo e arranjado em círculo. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá - Sebrae acredita e incentiva a disseminação desta riqueza amapaense. São muitas as oportunidades de negócios com a arqueologia do Amapá. Como viviam as sociedades primitivas do Amapá? A resposta pode mudar sua visão sobre a região. A Amazônia foi ocupada por grupos mais simples, pouco populosos e de pobre expressão cultural. Na dúvida, os arqueólogos escavaram a região em busca de novas peças. Encontraram cerâmicas, ossos humanos e restos orgânicos que foram encaminhados para datação. O Amapá é um campo promissor para descobertas arqueológicas, herança das populações que ocuparam as zonas mais planas e férteis, próximas aos rios, muito tempo antes da chegada dos europeus. No norte do Estado, destaca-se a cultura Cunani, descobriu-se no local jarros, bandejas, moringas e outras peças decoradas com diversos motivos geométricos. Oportunidade para Negócio Seja um guia turístico no Amapá, faça planejamento e coordene viagens que vão proporcionar o contato de turistas a ambientes extremamente conservados e de rara beleza arqueológica e cultural do Amapá. Além do contato com o meio natural, você terá a dinâmica de conciliar a conservação dos recursos naturais com alternativas de emprego e renda. Perfil do Empreendedor O perfil do futuro empreendedor que acredita nesta idéia é: Empresários; Turismólogo; Microempresários Futuro empresários Quem busca novas opções de abrir um negócio com potencial lucrativo, valorizando a cultura amapaense e o setor turístico do Estado. Encontra no Amapá uma grande oportunidade para empreender. Fique atento às novas tendências O turismo amapaense, é uma oportunidade de negócio que fará com que você destaque-se frente ao mercado e aos concorrentes no Estado. Muitas são as motivações para que você trilhe o caminho do sucesso, e a utilização da arqueologia e o turismo amapaense. Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Procure no Portal Sebrae no Amapá um plano de negócio e saiba mais sobre o assunto. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios