Veja como você pode se regularizar como produtor rural, para desempenhar suas funções e atividades profissionais com mais tranquilidade.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/09/2025
Quem pode ser considerado produtor rural
Ser um produtor rural legalizado traz diversas vantagens para quem está envolvido em qualquer atividade de agronegócio.
Além de garantir direitos e benefícios, estar regularizado com a justiça promete mais facilidade de acesso às linhas de crédito e maior competitividade de mercado são só alguns dos benefícios que a formalização do seu CNPJ oferece aos produtores rurais.
E se você tem dúvidas sobre como passar por todos esses processos de legalização, neste artigo vamos atualizar você sobre todas as normas e diretrizes para você desempenhar suas funções sem preocupações.
É considerado produtor rural toda pessoa física ou jurídica que realiza atividades agropecuárias, silviculturas, pesqueiras ou que realiza a extração sustentável com fins econômicos e de subsistência em área urbana ou rural, bem como a extração de produtos primários, vegetais ou animais, em caráter permanente ou temporário.
Como se legalizar como produtor rural?
Legalizar todos os documentos do produtor rural garante que o empresário possa exercer suas atividades conforme a legislação, e assim, executar de forma segura todas as suas funções previstas pela lei com liberdade e zelo.
É fundamental para o produtor rural que queira se cadastrar em programas públicos de incentivo agrícola.
Assim como, a legalização possibilita que o produtor atinja novos mercados e tenha acesso à aposentadoria rural.
Trabalhar segundo as regras estipuladas, além de fazer com que não existam punições, pode trazer inúmeros benefícios interessantes.
Por isso, confira agora o passo a passo para se tornar um produtor rural legalizado:
Obtenha o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) junto ao INCRA, no caso de tratar-se de um imóvel rural federal; (O tempo aproximado para emissão do CCIR é de aproximadamente 30 dias).
Cadastre-se no IMAP do Governo Estadual, no caso de tratar-se de um imóvel rural estadual;
Realize o cadastro junto à prefeitura referente à localização em questão, no caso de um imóvel rural municipal;
Solicite o registro do CNPJ – ou registro de produtor rural – no RURAP (Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá) ou MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), isso conforme a atividade exercida (para a solicitação, é necessário levar cópia autenticada do RG, CPF e escritura de posse, cópia simples do recolhimento ITR – Imposto de Territorial Rural, CCIR, comprovante de endereço e, por fim, a Matrícula do Imóvel atualizada);
Faça o pedido do talão de notas fiscais no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda.
Agora você deve dar entrada no pedido de CNPJ ou Registro de Produtor Rural com os seguintes documentos:
- Cópias autenticadas: CPF, RG e Escritura ou documento de posse, caso seja Proprietário.
- Cópias simples: ITR, CCIR, Comprovante de Endereço.
- Matrícula do Imóvel atualizada.
- (O tempo aproximado para sair o CNPJ ou registro/carteira de produtor rural é de 20 dias)
Onde fazer o registro?
Agricultor e Pecuarista: Instituto de Desenvolvimento Rural – RURAP
Pescador, Piscicultor demais Aquicultores: Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA.
Nota Fiscal
Por fim, de posse dos documentos recomendados, é só fazer o pedido dos talões de NFs, No Posto Fiscal (Secretaria da Fazenda) - O tempo aproximado para a confecção dos talões é de 7 dias.
Mas atenção! O produtor rural (agricultor, extrativista vegetal, pecuarista, pescador, piscicultor registrado) que se formalizar como Microempreendedor Individual MEI, terá que optar por se permanecerá produtor rural ou MEI, não podendo ter os dois registros.
Cadastro de imóvel rural
Segundo o Governo Federal, os cadastros rurais funcionam como uma base de dados que reúne informações referentes aos imóveis rurais do país e seus titulares.
Para conseguir se formalizar é preciso ter a situação de seu imóvel toda regularizada.
Confira os documentos necessários:
Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir):
É um cadastro da Receita Federal com os dados dos imóveis rurais no país.
Para solicitar o seu ou mudar informações, você só precisa acessar a ferramenta Cafir na internet.
Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR):
É uma prova que você tem do cadastro de seu imóvel no Incra.
Esse documento é necessário para você poder hipotecar, conseguir crédito agrícola em bancos e até vender sua propriedade.
Você pode emitir o documento no site: sncr.serpro.gov.br . Mas, se o seu imóvel tiver alguma pendência, será preciso que você se dirija ao posto do Incra ou órgão competente mais próximo.
Declaração de Imposto Territorial Rural (DITR):
Para realizar sua declaração, clique aqui!
Número do Imóvel na Receita Federal (Nirf):
Esse documento é primordial para iniciar seu processo de regularização.
Para obtê-lo é preciso cadastrar o CCIR do seu imóvel com documentos pessoais no site da Receita Federal.
Como emitir nota fiscal de venda
Além dos documentos citados acima, para ser um produtor rural legalizado e emitir nota fiscal é importante ter em mãos alguns registros em órgãos competentes, que são:
Inscrição Estadual/Municipal:
Esse cadastro representa um registro formal de seu negócio no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).
Assim, é fundamental ter esse registro se você deseja comercializar qualquer produto ou prestar algum serviço. Logo, é por meio dele que você terá uma noção sobre os impostos pagos e quais podem ser abatidos.
E para ter esse registro, basta solicitar junto a Secretaria da Fazenda do seu estado ou município.
Então vá preparado e tenha em mãos os documentos do imóvel, CCIR, Nirf, CPF e RG.
Atenção:
Desde 2018 a emissão da NFP-e (Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural) é obrigatória em alguns estados.
A exigência é feita para assegurar que todas as vendas internas, interestaduais ou para o exterior sejam registradas de forma correta.
Contratar serviços de contabilidade é importante
Sem dúvidas, estar sempre alinhado com os processos de administração e legalização é muito difícil fazer sozinho.
Contar com a ajuda de um profissional da área da contabilidade pode ajudar a cumprir essas e outras tarefas.
Um contador é especialista em resolver esse tipo de assunto e é altamente qualificado para completá-los com qualidade e segurança.
Por isso, não pense duas vezes antes de ter um contador do seu lado durante o seu registro.
Cartão do produtor rural
O cartão de Produtor Rural facilita a consulta de sua situação cadastral, além de ter acesso à Plataforma de Gestão Agropecuária.
Essa plataforma institui, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, a Plataforma de Gestão Agropecuária - PGA, sistema público informatizado composto por uma base de dados única - BDU e módulos de gestão de informações de interesse da defesa agropecuária e do agronegócio brasileiro.
Clique aqui para consultar, regularizar ou obter informações sobre:
- Consulta de documentos;
- Retirar guia para trânsito animal (GTA);
- Emissão de documentos;
- Pagamento de taxas;
- Emissão de nota fiscal.
Mas, para isso, é necessário que você esteja cadastrado na Diagro (Agência de Defesa Agropecuária), e solicitar o cartão.
Não se esqueça que será cobrada uma taxa anual, mas será um objeto muito útil para resolver burocracias de forma digital.
O que é SIGSIF
SIGSIF é uma sigla de um serviço obrigatório prestado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Ela significa Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal.
Este sistema controla todos os locais comerciais que possuem o número SIF (Serviço de Inspeção Federal). Também controla os exportadores para o Brasil.
O SIF está vinculado ao DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que, é o responsável em garantir a qualidade dos produtos de origem animal para o mercado externo, ou interno.
Funções do Serviço de Inspeção Federal
Mas afinal, o que é o serviço de inspeção federal? Quais atividades ele realiza?
Bom, os produtores rurais estão sujeitos a estas atividades e normativas estabelecidas pelo sistema.
O serviço, então, opera diante de toda a comercialização, produção, importação e exportação dos produtos, que estão registrados no sistema.
Assim, algumas atividades de responsabilidade do órgão, são:
- Elaboração de relatórios analíticos sobre as atividades desenvolvidas no Brasil em relação a abates, comércio e produção;
- Cadastro e habilitação dos produtos estrangeiros que exportam para o Brasil;
- Controle e emissão de certificados sanitários internacionais;
- Análise de rótulos;
- Disponibilização de dados e informações para os fiscais federais agropecuários;
- Disponibilização de dados e informações para as empresas cadastradas com SIF.
Como funciona o selo SIF?
Para que o produtor possa comercializar os produtos de forma segura, e com a garantia do órgão, é preciso realizar a emissão de um selo SIF.
Ele foi criado quando ocorreu a regulamentação dos serviços de inspeção nos locais comerciais.
Para receber o carimbo SIF, então, o produto deve passar por diversos processos de fiscalização.
Desta forma, os produtos de origem animal passam obrigatoriamente por fiscalização. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento é quem fiscaliza. Com isso, o Brasil realiza as exportações de forma segura para mais de 180 países.
Com todas essas informações sobre como regularizar o seu CNPJ como produtor rural dentro da legislação e obter o selo de qualidade SIGSIF para produtos de origem animal e sobre todos os procedimentos realizados pelos órgãos competentes, você pode verificar o tamanho da importância de existir esse controle.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
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Perguntas e respostas sobre: Marketing de Experiência
1. O que são eventos de experimentação? É uma nova ferramenta do marketing? R= Não é ferramenta nova. Ela está sendo cada vez mais utilizada e já existe há muito tempo. O que é novo é a forma de experimentação e compreensão para saber que o grau de resíduo de experiência das pessoas é maior do que elas leem ou escutam. Como ferramenta de comunicação é preciso reter esta informação. O conceito é velho, mas ganhou corpo com nas diversas ações promocionais, e é preciso ser diferente para mostrar esta experiência. Está sendo usada cada vez mais. Usamos em todo o tipo de produto ou serviços, sem distinção. Portanto, basicamente, o marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los. 2. Como surgiu a ideia deste trabalho? R= É uma tendência que já existe. Várias marcas possuem necessidade de imergir na mente das pessoas. É uma forma de descobrir por si só o é bom pra elas. Seja qual público for, começou com jornalistas, mas hoje serve para qualquer público. 3. Como é realizada a abordagem para evitar as experiências de uma determinada marca? R= São diversas maneiras de fazer isso. Uma empresa de seguros, por exemplo, ao invés de comunicar a substituição de carro, ela faz você sentir isso. Ela leva um carro para que você experimente o serviço, antes mesmo de precisar dele. Sem a necessidade, a ideia fica retida na hora da escolha. Muda o produto, não lembrança. Muda também a maneira de você fazer. 4. Qual é o resultado das pesquisas através do marketing de experiência? R= Vai além da efetivação da venda, da fidelização da marca. Além de gerar novas compras, o que é mais importante e a mais concreta: o público efetivamente degustar determinado item, experimentam de forma prática. Não fica apenas na abstração conceitual de vivência. É capaz de formar uma opinião, após entender e analisar. 5. As marcas mais conhecidas possuem menos resistência à experimentação? R= Não necessariamente! Temos que lembrar que a experiência mostra que é preciso ir além. Mas o que deve ser levado em conta é o produto ou serviço, o que representa em conceito de vida? O que o produto leva em si? A diferença é isso. As menos conhecidas tem realizado ótimos ações e são bem percebidas. O consumidor é mais exigente hoje! Uma ação e são bem estruturada faz com que as pessoas sejam mais curiosas, o consumidor está mais maduro. 6. O que é mais relevante para a realização do marketing de experiências? R= Depende para quem, para cada consumidor existem um objetivo claro: venda efetiva, ou, uma simples promoção de marca institucional. Depende do que cada marca almeja. Vale para qualquer tipo de objetivo. Seja ação de venda para incremento ou posicionamento da marca. A experiência e muito bem vinda para o consumidor. A relevância é sempre muita alta. Se for muito bom o consumidor responde de imediato, se for ruim, também. 7. Qual é o diferencial criativo da utilização do marketing de experiência em campanha promocional? R= Depende muito de cada promoção, mas sempre tem que vir alinhada como a marca. Para a tecnológica, deve ser voltada para isso, por exemplo. É sempre um grande desafio. Cada cliente tem um objetivo com a sua ação ela não é única. Mesmo sendo de segmento idêntico, a expectativa é formula de lidar. Isso é o legal da coisa. Se existisse seria muito mecânica. É isso que faz as ações, as experiências serem diferente a cada vez. 8. Então depende de produto? R= Sim! O consumidor é muito exigente, não quer perder tempo com algo banal, mas sim, que agregue que seja relevante, faça surpreender. Mesmo com um plano de marketing de experiências. É muito possível e não tem qualquer limitação. Seja em evento, ação promocional, endomarketing ou em um anúncio de mídia tradicional em que o cliente quer um contato além da página. 9. Como é conhecer uma marca produto ou serviço através de experimentação. R= É muito positivo. Na maioria das vezes sempre surpreende. Como resultado efetivo de venda é onde aparece mais. É difícil não alcançar o objetivo. As pessoas se encantam com o que foi oferecido, proposto e efetivado. O marketing de experiência ele é a mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel. 10. É feita alguma pesquisa de público antes, para saber se existe interação com a marca antes da imersão? R= É realizada uma pesquisa, mas depende do tempo que se tem para ação. Mas é sempre feita para que seja mais assertivo. Sempre junto com o cliente que conhece muito do público dele. Alinha-se a ação para minimizar os efeitos e vamos para a rua testar o retorno que é rápido. Se a ação pensada, planejada, ela também, pode ser um tiro no pé, pois o retorno é muito imediato. Felizmente, conosco nunca ocorreu, mas existe no mercado ação que não deram certo. É tudo ao vivo.
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Entenda o que é ser um MEI As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários; Com carga tributária mais baixa, e; Acesso a benefícios como a Previdência Social. Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei. Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano; A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo; O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles: Imposto de Renda; PIS; Cofins; IPI, e; CSLL. O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor: Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais); Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais); Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais). Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS. Saiba mais Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, acesse o Portal do Empreendedor para realizar os serviços disponíveis para MEI.
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As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Julho, 2025
Evite prejuízo ao comprar uma franquia de segunda mão
Se você deseja entrar para o mercado, com: Clientela formada; Faturamento imediato. Pode ser um bom negócio adquirir franquias já instaladas. Dimensione os riscos e os custos implícitos na negociação, não esqueça de fazer um levantamento do empreendimento, nas áreas: Contábil; Jurídico do empreendimento. Isso evita que lá na frente você seja surpreendido por: Cobranças; Protestos; Audiências; Execuções fiscais. Confira algumas dicas para começar a lucrar imediatamente. Faça uma auditoria Faça uma relação para saber o que você deseja comprar e a situação atual da empresa se ela encontra-se em dia com as obrigações: Trabalhistas e tributárias; Com a franqueadora; Com os fornecedores; Com o proprietário do imóvel. Revise todos os documentos, e não deixe faltar os registros contábeis: Livro de Funcionários; As certidões da empresa e dos sócios. Assegure-se que não há ações contra os proprietários que envolvam o empreendimento, como pagamento de contas. Ao adquirir uma franquia de segunda mão, lembre-se que você passa a ser o responsável pelos: Passivos trabalhistas; Tributários; Cíveis. Avaliação do contrato de aluguel Ao avaliar o contrato de locação do ponto , preste bastante atenção em dois pontos cruciais: A data de finalização; As condições de renovação. Certifique-se da autorização do locador para o repasse do: Fundo de comércio; A aceitação do comprador como futuro locatário. Já no caso de troca do CNPJ, é obrigatório um novo contrato e negocie com o proprietário do imóvel, um prazo contratual compatível com o tempo de exploração da franquia, geralmente ele é de cinco anos, porque sem isso você corre o risco de perder seu investimento. Garantir a aprovação do franqueador Fique atento a esses pontos Se o vendedor tem a autorização do franqueador para revender a unidade; Se rede aprova seu perfil como candidato a franqueado. Crie cláusulas no contrato de compra e venda Mapeie todos os débitos da unidade: Os riscos; Os custos que envolvem a aquisição; Avalie a viabilidade da negociação; Analise o que será investido e o retorno que desejas ter. Decidido a comprar a franquia, é muito importante que estabeleça cláusulas no contrato de compra e venda do imóvel e que tratem da responsabilidade por quitar eventuais dívidas. Saiba mais O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.