Seja motorista de transporte alternativo, utilize o aplicativo Uber e incremente sua renda.

Você gosta de dirigir? Que tal usar seu próprio carro para ganhar dinheiro, e ainda ter liberdade de fazer seu próprio horário e até escolher quais os dias que quer trabalhar.
Isto é possível, e ainda você poderá fazer um bom dinheiro extra ou tornar essa profissão como seu salário fixo.
Está achando as dicas interessantes? Então aproveite e fique por dentro do que é preciso para ser um motorista de transporte alternativo, entenda o objetivo e as vantagens que ele oferece para você se tornar um empreendedor.
Este serviço já é realidade em Macapá, o aplicativo Uber traz uma nova alternativa de mobilidade urbana, simples, segura, barata e conveniente.
Tudo isto através de uma aplicação para smartphone, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para todos os sistemas operacionais de celulares.
Ao abrir a sua aplicação, o utilizador confirma o local onde quer chamar o veículo, pré-determinado com acesso ao GPS do telefone, já estimando o custo da viagem antes de processar o chamado.
Finalizando esta etapa, o veículo é chamado, e você tem acesso ao nome e fotografia do motorista, bem como à marca e matrícula do veículo, isto enquanto observa o motorista chegar a si, em tempo real.
O utilizador pode introduzir o seu destino na aplicação, que lhe mostra o caminho mais rápido para lá chegar, e permite partilhar o percurso em tempo real, assegurando a chegada em segurança ao seu destino final.
O pagamento é automático e eletrônico através do cartão bancário registrado na aplicação.
No final da viagem, o utilizador tem acesso a um e-mail com todos os detalhes da mesma, e a uma fatura eletrônica detalhando o valor da viagem.
Todas as viagens são avaliadas pelos utilizadores, assegurando uma elevada qualidade no serviço.
Quais são os requisitos necessários para você ser um motorista parceiro Uber? São os seguintes:
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Precisa ser um profissional sem antecedentes criminais;
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Ser maior de 21 anos;
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Passar num teste psicológico;
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Não ter algum processo em aberto;
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Ter um dos veículos listados no site;
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Possuir seguro do carro;
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Ter um Smartphone.
Para se cadastrar e ser um motorista do aplicativo, o interessado tem que cumprir algumas exigências.
A entrega dos documentos é feita por upload digital diretamente no site da empresa.
Todas as regras valem tanto para o Uber X, que sai mais em conta para o usuário, como para o Uber Black, mais luxuoso e para UberSELECT.
Requisitos para o veículo Uber X, são:
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Ano Modelo 2008 ou mais novo
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4 portas e 5 lugares
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Ar Condicionado
Requisitos para o veículo para Uber Black, são:
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4 portas e 5 lugares
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Ar Condicionado
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Bancos de couro
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Apenas veículos SEDAN e SUV
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Apenas veículos da cor PRETA
Requisitos para o veículo para Uber SELECT, são:
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Ano Modelo 2012 ou mais novo
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4 portas e 5 lugares
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Ar Condicionado
Habilitação
A CNH precisa ser categoria B ou superior e é necessário trazer a observação EAR – Exerce Atividade Remunerada.
Caso a sua não tenha, é preciso acionar o Detran/AP e pedir a alteração, que exigirá um exame psicotécnico e a emissão de uma nova CNH com a observação.
Pronto para ganhar dinheiro? Então se estiver tudo ok com os pré requisitos da Uber, faça aqui seu cadastro e baixe o aplicativo: Cadastro Uber Oficial.
Após ser aprovado, basta enviar uma foto de seu CRLV para a empresa Uber e baixar o aplicativo e começar a trabalhar.
Bons negócios!
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A busca por oportunidades de novos negócios deve ser constante, o investidor deve ficar atento às muitas formas de iniciar um empreendimento. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá - Sebrae no Amapá, existem possibilidades para se iniciar um negócio no Estado. Negócio Promissor A comercialização do couro, matéria prima do Pirarucu está em crescimento, o peixe que é bastante consumido no Amapá, se tornou um negócio rentável devido seu baixo investimento e alta lucratividade. Apesar de ser uma espécie que abrange inúmeras vantagens na comercialização, poucos investidores conhecem a potencialidade do negócio, mais um motivo para se apostar nessa atividade. Veja as vantagens Fácil adaptação nos lagos e áreas alagadas; Reprodução rápida Excelente potencial de produção Fácil comercialização Aproveitamento da carne quase 50% Alta aceitação na alta gastronomia
Thu Sep 11 15:43:41 BRT 2025
Pesquisa de Situação Fiscal, Cadastral e Relatório de Restrições
Descrição A pesquisa de Situação Fiscal, Cadastral e Relatório de Restrições permite que o usuário consulte sua situação fiscal e cadastral. Quem é o usuário? Pessoa física, e; Jurídica. Quais os canais de acesso usuário pode ter? Pela Internet, ou; Unidade de Atendimento da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). O tempo médio de espera para este atendimento é de quinze minutos. Quais requisitos para obter o serviço? Atendimento pela internet: código de acesso ou certificado digital. Atendimento em uma unidade: Formulário Solicitação de Pesquisa de Situação Fiscal e Cadastral e Relatório de Restrições de Contribuições Previdenciárias completamente preenchido e assinado, documento de identidade do requerente original e cópia (ou cópia autenticada). Mais informações Em caso de espólio: o usuário deverá apresentar o formulário de: Solicitação de Pesquisa de Situação Fiscal, e; Cadastral e Relatório de Restrições de Contribuições Previdenciárias. Ambas completamente preenchido e assinado, documento de identidade do requerente a original e cópia (ou cópia autenticada), certidão de óbito original ou cópia autenticada e o comprove a situação do requerente original ou cópia autenticada do documento, como: Inventariante: termo de compromisso de inventariante; Meeiro: cópia da certidão de casamento; Herdeiro: documentação que permita a comprovação do vínculo de ascendência ou descendência ou de parentesco colateral com o falecido (carteira de identidade, certidão de nascimento etc.); Legatário: testamento; Companheiro ou companheira: declaração especial feita perante o tabelião. Já em situação de imóvel rural: deverá ser apresentados: Formulário Solicitação de Pesquisa de Situação Fiscal, e; Cadastral e Relatório de Restrições de Contribuições Previdenciárias. Ambos devidamente preenchidos e assinados; documento de identidade do requerente original, cópia ou cópia autenticada; e para identificar o imóvel rural e comprovar a propriedade ou posse a apresentação de cópia com original ou cópia autenticada de qualquer um dos seguintes documentos abaixo: Matrícula do imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis; Escritura ou contrato (ou compromisso) de compra e venda; Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), emitida pelo INCRA. Se o requerente for declarante do Imposto Territorial Rural (ITR), não haverá a necessidade de juntar os documentos de propriedade ou posse. Saiba mais Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir outros assuntos no Portal Sebrae no Amapá e tirar outras dúvidas do mundo empresarial.
Thu Sep 11 15:40:55 BRT 2025
Perguntas e respostas sobre: Marketing de Experiência
1. O que são eventos de experimentação? É uma nova ferramenta do marketing? R= Não é ferramenta nova. Ela está sendo cada vez mais utilizada e já existe há muito tempo. O que é novo é a forma de experimentação e compreensão para saber que o grau de resíduo de experiência das pessoas é maior do que elas leem ou escutam. Como ferramenta de comunicação é preciso reter esta informação. O conceito é velho, mas ganhou corpo com nas diversas ações promocionais, e é preciso ser diferente para mostrar esta experiência. Está sendo usada cada vez mais. Usamos em todo o tipo de produto ou serviços, sem distinção. Portanto, basicamente, o marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los. 2. Como surgiu a ideia deste trabalho? R= É uma tendência que já existe. Várias marcas possuem necessidade de imergir na mente das pessoas. É uma forma de descobrir por si só o é bom pra elas. Seja qual público for, começou com jornalistas, mas hoje serve para qualquer público. 3. Como é realizada a abordagem para evitar as experiências de uma determinada marca? R= São diversas maneiras de fazer isso. Uma empresa de seguros, por exemplo, ao invés de comunicar a substituição de carro, ela faz você sentir isso. Ela leva um carro para que você experimente o serviço, antes mesmo de precisar dele. Sem a necessidade, a ideia fica retida na hora da escolha. Muda o produto, não lembrança. Muda também a maneira de você fazer. 4. Qual é o resultado das pesquisas através do marketing de experiência? R= Vai além da efetivação da venda, da fidelização da marca. Além de gerar novas compras, o que é mais importante e a mais concreta: o público efetivamente degustar determinado item, experimentam de forma prática. Não fica apenas na abstração conceitual de vivência. É capaz de formar uma opinião, após entender e analisar. 5. As marcas mais conhecidas possuem menos resistência à experimentação? R= Não necessariamente! Temos que lembrar que a experiência mostra que é preciso ir além. Mas o que deve ser levado em conta é o produto ou serviço, o que representa em conceito de vida? O que o produto leva em si? A diferença é isso. As menos conhecidas tem realizado ótimos ações e são bem percebidas. O consumidor é mais exigente hoje! Uma ação e são bem estruturada faz com que as pessoas sejam mais curiosas, o consumidor está mais maduro. 6. O que é mais relevante para a realização do marketing de experiências? R= Depende para quem, para cada consumidor existem um objetivo claro: venda efetiva, ou, uma simples promoção de marca institucional. Depende do que cada marca almeja. Vale para qualquer tipo de objetivo. Seja ação de venda para incremento ou posicionamento da marca. A experiência e muito bem vinda para o consumidor. A relevância é sempre muita alta. Se for muito bom o consumidor responde de imediato, se for ruim, também. 7. Qual é o diferencial criativo da utilização do marketing de experiência em campanha promocional? R= Depende muito de cada promoção, mas sempre tem que vir alinhada como a marca. Para a tecnológica, deve ser voltada para isso, por exemplo. É sempre um grande desafio. Cada cliente tem um objetivo com a sua ação ela não é única. Mesmo sendo de segmento idêntico, a expectativa é formula de lidar. Isso é o legal da coisa. Se existisse seria muito mecânica. É isso que faz as ações, as experiências serem diferente a cada vez. 8. Então depende de produto? R= Sim! O consumidor é muito exigente, não quer perder tempo com algo banal, mas sim, que agregue que seja relevante, faça surpreender. Mesmo com um plano de marketing de experiências. É muito possível e não tem qualquer limitação. Seja em evento, ação promocional, endomarketing ou em um anúncio de mídia tradicional em que o cliente quer um contato além da página. 9. Como é conhecer uma marca produto ou serviço através de experimentação. R= É muito positivo. Na maioria das vezes sempre surpreende. Como resultado efetivo de venda é onde aparece mais. É difícil não alcançar o objetivo. As pessoas se encantam com o que foi oferecido, proposto e efetivado. O marketing de experiência ele é a mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel. 10. É feita alguma pesquisa de público antes, para saber se existe interação com a marca antes da imersão? R= É realizada uma pesquisa, mas depende do tempo que se tem para ação. Mas é sempre feita para que seja mais assertivo. Sempre junto com o cliente que conhece muito do público dele. Alinha-se a ação para minimizar os efeitos e vamos para a rua testar o retorno que é rápido. Se a ação pensada, planejada, ela também, pode ser um tiro no pé, pois o retorno é muito imediato. Felizmente, conosco nunca ocorreu, mas existe no mercado ação que não deram certo. É tudo ao vivo.
Thu Sep 11 12:04:01 BRT 2025
O que um MEI pode fazer?
Entenda o que é ser um MEI As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários; Com carga tributária mais baixa, e; Acesso a benefícios como a Previdência Social. Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei. Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano; A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo; O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles: Imposto de Renda; PIS; Cofins; IPI, e; CSLL. O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor: Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais); Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais); Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais). Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS. Saiba mais Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, acesse o Portal do Empreendedor para realizar os serviços disponíveis para MEI.
Thu Sep 11 10:28:53 BRT 2025
Saiba como emitir seu comprovante de CNPJ
Quais informações você encontra? O comprovante de situação cadastral no CPNJ é o documento relativo ao registro de toda empresa na Receita Federal. Também conhecido como Cartão CNPJ, ele reúne informações de pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias. Você pode retirar o seu no site do Ministério da Fazenda. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Para conseguir o documento, insira o número do seu CNPJ e clique em “Consultar”. Quando realizar a emissão do seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá acesso aos seguintes dados: Número do CNPJ: O número do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é a identificação de sua empresa junto à Receita Federal. Ele poderá ser classificado em Matriz ou Filial. Data de abertura: Esta é a data de registro de sua empresa no órgão competente. Nome empresarial: Nome que identifica a sua empresa oficialmente. Título do estabelecimento (nome fantasia): Este é um campo opcional. Ele estabelece o nome pelo qual a empresa/marca é popularmente conhecida. Classificação Nacional de Atividades Econômicas: O famoso CNAE é um código composto por sete dígitos que identifica a atividade econômica do negócio. Existe a atividade principal e pode haver atividades secundárias também. Porte: Indica o tamanho da empresa, baseado em dados financeiros ou de capacidade produtiva. Código e descrição da atividade econômica principal e secundária: Como o nome diz, identifica possíveis atividades secundárias à atividade principal. Lembre-se: a atividade principal é definida pelo CNAE. Código e descrição da natureza jurídica: Você já deve ter ouvido a expressão Microempreendedor Individual (MEI), não é mesmo? Pois bem, ela representa uma forma de natureza jurídica e é a classificação padrão para diversas finalidades. Você encontra qual a natureza jurídica da empresa fazendo essa consulta ao CNPJ. Informações de endereço: No documento, você terá acesso, também, a todos os dados de endereço da empresa. Eles são: logradouro, número, complemento, CEP, bairro/distrito, município e UF (Unidade Federativa ou estado). Informações de contato: Endereço e telefone da empresa. Situação cadastral: É a situação atual do negócio, como ativa, suspensa, baixada, etc. Quando você está com tudo regularizado e funcionando, a situação cadastral é ativa. Data da situação cadastral: É a data referente à última alteração feita em seu CNPJ, caso tenha realizado alguma. Motivo de situação cadastral: Caso a sua empresa não tenha a situação cadastral ativa, aqui estará explicado o porquê. Situação especial: Neste campo, você encontrará informações caso a empresa em questão esteja passando por algum problema. Tais problemas podem ser de natureza jurídica, fiscal, administrativa etc. Por fim, você também terá a data ao lado em caso de situação especial.
Sat Sep 06 00:05:17 BRT 2025
Como saber qual enquadramento tributário ideal para a minha empresa
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Sat Sep 06 00:04:20 BRT 2025
Indicações de clientes: Uma poderosa ferramenta para empresa
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Thu Jul 10 11:25:28 BRT 2025
Evite prejuízo ao comprar uma franquia de segunda mão
Se você deseja entrar para o mercado, com: Clientela formada; Faturamento imediato. Pode ser um bom negócio adquirir franquias já instaladas. Dimensione os riscos e os custos implícitos na negociação, não esqueça de fazer um levantamento do empreendimento, nas áreas: Contábil; Jurídico do empreendimento. Isso evita que lá na frente você seja surpreendido por: Cobranças; Protestos; Audiências; Execuções fiscais. Confira algumas dicas para começar a lucrar imediatamente. Faça uma auditoria Faça uma relação para saber o que você deseja comprar e a situação atual da empresa se ela encontra-se em dia com as obrigações: Trabalhistas e tributárias; Com a franqueadora; Com os fornecedores; Com o proprietário do imóvel. Revise todos os documentos, e não deixe faltar os registros contábeis: Livro de Funcionários; As certidões da empresa e dos sócios. Assegure-se que não há ações contra os proprietários que envolvam o empreendimento, como pagamento de contas. Ao adquirir uma franquia de segunda mão, lembre-se que você passa a ser o responsável pelos: Passivos trabalhistas; Tributários; Cíveis. Avaliação do contrato de aluguel Ao avaliar o contrato de locação do ponto , preste bastante atenção em dois pontos cruciais: A data de finalização; As condições de renovação. Certifique-se da autorização do locador para o repasse do: Fundo de comércio; A aceitação do comprador como futuro locatário. Já no caso de troca do CNPJ, é obrigatório um novo contrato e negocie com o proprietário do imóvel, um prazo contratual compatível com o tempo de exploração da franquia, geralmente ele é de cinco anos, porque sem isso você corre o risco de perder seu investimento. Garantir a aprovação do franqueador Fique atento a esses pontos Se o vendedor tem a autorização do franqueador para revender a unidade; Se rede aprova seu perfil como candidato a franqueado. Crie cláusulas no contrato de compra e venda Mapeie todos os débitos da unidade: Os riscos; Os custos que envolvem a aquisição; Avalie a viabilidade da negociação; Analise o que será investido e o retorno que desejas ter. Decidido a comprar a franquia, é muito importante que estabeleça cláusulas no contrato de compra e venda do imóvel e que tratem da responsabilidade por quitar eventuais dívidas. Saiba mais O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Mon Jul 07 14:38:02 BRT 2025
Em 3 passos implante a governança corporativa em franquias
Se você tem uma rede de franquias e almeja receber: Investimentos; Conquistar crédito bancário; Manter uma gestão transparente, e; Eficiente. É preciso que respeite os preceitos da governança corporativa.
Thu Jul 03 10:19:00 BRT 2025
Dono de casa: Facultativo de baixa renda
O que é “Facultativo de baixa renda” ? É uma forma de contribuição ao INSS com o valor reduzido de 5% do salário-mínimo. Esta é uma modalidade exclusiva tanto para: Homem, ou; Mulher. Em que ambos sejam de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente a trabalhar com: Doméstico: na sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria. Veja 4 requisitos que a pessoa precisa possuir 1 - Não possuir renda própria de nenhum tipo incluindo: Aluguel; Pensão alimentícia; Pensão por morte; Entre outros valores. 2 - Não exercer atividade remunerada e dedicar apenas ao trabalho doméstico, na própria residência. 3 -Possuir renda familiar no máximo até dois salários mínimos. A Bolsa família não entra para o cálculo. 4 - A pessoa precisa estar inscrito no: Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos; A inscrição deve ser feita junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu município. Como contribuir? Você Gera a guia de recolhimento todo mês e contribua; Outra forma é, você pode comprar um carnê em uma papelaria qualquer e contribuir, usando o código de pagamento 1929. Sobre os benefícios das contribuições válidas realizadas sobre 5% Essas contribuições podem ser utilizadas para os seguintes benefícios, com: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão; Salário-maternidade. Se no futuro você decidir usar suas contribuições como, facultativo de baixa renda para obter outros benefícios, então, você irá precisar pagar a diferença corrigida entre 5% e 20% (alíquota total). Veja abaixo quais benefícios você poderá obter. Aposentadoria por Tempo de Contribuição, e; Certidão de Tempo de Contribuição – CTC.
Thu Jul 03 09:08:00 BRT 2025
Dicas para não deixar sua empresa no vermelho no início do ano
Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano. Evite gastos desnecessários É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos. Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças, deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários. Planeje, planeje e planeje Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias. O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão. Como: IPTU; IPVA; Matrícula e material escolar dos filhos; Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo. Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior. Tenha um olhar futuro nas: Datas de feriados e; Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos. Livre-se das dívidas Nas compras, priorize o que é importante; Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada; Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas. É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como: Cartão de crédito; Cheque especial. Aquelas que podem gerar corte de serviços como: Contas de água; Luz. Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos. E para finalizar... Pense no futuro! Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença. Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro. Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto. Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa.
Tue Jul 01 16:10:22 BRT 2025
Dicas e soluções para o produtor rural
Tão importante quanto produzir bem é saber atender bem e saber vender. Saber vender sua produção de maneira correta é a melhor maneira de vender por um bom preço. Nesse artigo, você vai aprender algumas dicas de como se dar bem como produtor rural, como atender bem seu cliente e como seu trabalho no campo pode se tornar sua própria empresa. O produtor rural é a pessoa que cria, planta, pesca e colhe. É ele quem ajuda a movimentar a economia do país, gera empregos e, assim, transforma sua propriedade em uma empresa rural. Para que isso aconteça; O empreendedor do campo precisa ter: Ousadia; Jogo de cintura; Liderança; Poder de decisão; Capacidade de realização e muito mais. Esses tipos de comportamentos ajudam o empreendedor rural, buscar soluções para os problemas e a superar as dificuldades e os desafios do dia a dia da sua propriedade rural.