Veja dicas e orientações para começar a empreender em casa, com prestação de serviços ou comércio.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/04/2023
Medidas necessárias
Fazer home-office ou um criar um ponto comercial em casa é algo que vem se tornando muito comum devido ao isolamento social.
É uma solução não só adotada por pequenas e grandes empresas, mas também por autônomos que por motivos econômicos deixaram de pagar o aluguel de seus escritórios ou salas comerciais e passaram a desempenhar suas funções em casa.
No caso em que o trabalho envolve o atendimento ao cliente, vale a pena analisar a possibilidade de transformar uma parte do seu imóvel em um local comercial para o atendimento ao público.
É fato que cada caso é um caso, e deve ser analisado conforme o imóvel e a atividade comercial que será realizada, mas ainda assim podemos abordar algumas dicas básicas para te ajudar com essa missão.
A primeira coisa que você deve fazer é se informar sobre se sua região e a legislação de seu estado ou município permitem a transformação do seu imóvel em ponto comercial.
Depois disso, é importante preparar os documentos necessários que podem ser, conforme a atividade que será realizada, alvarás, licenças, regulamentação da vigilância sanitária ou controle ambiental, por exemplo, para que seu negócio cumpra com as normas exigidas.
Além de verificar se a prefeitura autoriza locais de comércio na região, é necessário atualizar a documentação em determinados casos.
Em alguns municípios, por exemplo, a alíquota do IPTU varia conforme a destinação do imóvel.
E quaisquer alterações físicas devem ser aprovadas pela prefeitura para que o imóvel receba a caracterização comercial de habitação (habite-se).
Tendo feito isso, deve-se ter cuidado ao reformar a propriedade.
Em geral, as despesas não devem exceder 10% do valor total do imóvel, caso contrário o retorno não é garantido.
No processo de deixar o imóvel com aparência comercial, deve haver harmonia entre esse imóvel o perfil da região em que se encontra.
Veja algumas medidas necessárias:
- Adequar o espaço com as exigências do negócio;
- Se for o caso, criar acesso para deficientes físicos;
- Banheiro para clientes;
- Medidas de segurança, como saídas de emergência, extintores, e reforma do sistema hidráulico e elétrico;
- Adequar a iluminação do espaço comercial;
- Criar entradas independentes entre a casa e o espaço comercial;
Respeitar os horários, para não misturar hora de almoço com papelada de trabalho, criando uma rotina para as atividades da família e do trabalho.
Organização do ambiente
Aposte no potencial de seu imóvel como ponto comercial, transformar seu imóvel pode ser bem mais fácil do que você imagina.
Dependendo do negócio, muitas vezes a estrutura física pode ser facilmente adaptada.
Fique antenado às novas propostas de negócios que se alinham com a estrutura de sua casa. Inove! Alie criatividade, sonho e visão.
Entretanto, é importante planejar, pesquisar, e estar principalmente atento a detalhes minuciosos, pois, transformar uma residência em um ponto comercial requer cuidados básicos.
Detalhes importantes
Confira algumas dicas importantes para transformar sua casa em um ambiente de negócios:
Dica 1 - Adequação do Ambiente
Busque a análise de um profissional em construção civil, este fará o levantamento, adequação do ambiente, evitando que esta adaptação lhe traga gastos desnecessários.
Dica 2 - Atenção para as Instalações Elétricas
Faça a manutenção em toda parte elétrica, pois dependendo do negócio que irá abrir, terá que mudar da rede bifásica para trifásica;
Dica 3 - Verifique a rede hidráulica
Deve verificar a parte hidráulica, pois, com a adaptação, isso poderá ocasionar grandes dores de cabeça futuramente;
Dica 4 - Esteja pronto para atender
Conforme a demanda surgir, invista ainda na garagem, para assim se tornar mais prática para entrada e saída de veículos do estabelecimento.
Dica 5 - Esteja pronto para crescer
Planeje investir também em sua própria capacitação no mundo dos negócios.
Dica 6 - Esteja pronto para produzir
Acompanhe o crescimento da demanda e invista em equipamentos para otimizar a prestação de serviço.
Dica 7 - Crie uma rede de relacionamentos
Feche possíveis parcerias que divulguem seus produtos ou serviços.
Ideias de negócios em casa
Quais tipos de empresas podem ser abertas com o uso do endereço residencial?
A equipe do site neon.com.br trouxe alguns exemplos de negócios viáveis e permitidos para funcionar em sua residência.
Serviços de marketing digital
Se você trabalha como profissional de marketing autônomo, dá para trabalhar de casa para elaborar a estratégia digital dos seus clientes.
Afinal, não se trata de um comércio onde há atendimento ao público e a atividade ainda permite que você trabalhe em espaços públicos, como bibliotecas e cafés, por exemplo.
Técnico de informática
Um técnico de informática geralmente trabalha em diferentes lugares, atendendo os clientes próprios na casa ou empresa deles.
Então, na maioria dos casos, não tem motivo para esse profissional ter um endereço comercial.
Agente de viagens
Você trabalha com elaboração de roteiros e vendas de pacotes de viagem?
Nesse caso, se você atua de forma autônoma ou representa uma agência, pode se tornar um profissional autônomo e abrir o seu CNPJ usando o endereço residencial.
Personal trainer
O mesmo acontece com o personal trainer, que atende alunos em academias.
Portanto, não precisa de um endereço comercial, apenas um domicílio fiscal para os fins fiscais do seu CNPJ.
Posso vender alimentos em casa?
De acordo com material produzido pela FoodSafetyBrazil.org, esse é um assunto complicado, pois, apesar das dúvidas, existem muitas pessoas preparando alimentos para vender, porém, com uma produção doméstica.
Mas será que a produção de alimentos em casa para vender é permitida por lei?
Conforme constam no roteiro de inspeção da legislação RDC 275 de 21 de outubro de 2002, de âmbito federal, e na Portaria 2619/2011, vigente na cidade de São Paulo (por exemplo), “os acessos às áreas de manipulação de alimentos devem ser diretos, não comuns a outros usos (habitação)” – RDC 275/2002 – e “os estabelecimentos não podem ter comunicação direta com dependências residenciais, bem como ser utilizados como moradia, dormitório ou para outras finalidades não pertencentes à atividade fim” – Portaria 2619/2011.
Então, posso produzir comida em casa para vender ou não?
A resposta é: Depende!
Se a área de manipulação de alimentos for completamente isolada das áreas de moradia, sim!
Em outras palavras, é necessário ter espaços de recebimento dos alimentos, armazenamento, pré-preparo, preparo e expedição que não sejam compartilhados com os espaços de convivência e cujo acesso seja completamente isolado de outros acessos para uso como moradia.
Existem situações que a pessoa consegue isolar muito bem o acesso por corredores e portas independentes de acesso à casa e à fábrica de alimentos.
Se hoje você ainda está preparando comida na cozinha de sua casa, compartilhada com as refeições domésticas, você ainda não está respeitando o que diz a lei.
Mas não se preocupe, que você pode se adequar!
A maioria das pessoas começa dessa forma, mas já comece o planejamento para se formalizar.
Caso não consiga fazer a separação da sua área de trabalho e da sua moradia, pode investir em um pequeno galpão comercial que siga os requisitos de infraestrutura para manipulação de alimentos.
Isso pode parecer complicado no início, mas, a partir da formalidade do negócio, o seu crescimento é consequência.
Quando você passa a seguir as legislações na produção de alimentos, a confiança e a segurança dos clientes aumenta, uma vez que estão assegurados por meio do cumprimento dos requisitos legais de segurança de alimentos.
A partir daí, é só investir no seu crescimento e na conquista de mais clientes, entrando no mercado profissional de alimentação.
Condomínios possuem regras próprias
Já falamos diversas possibilidades e caminhos para transformar parte de sua casa em um local de trabalho. Mas e quem mora em um condomínio?
Segundo o escritório de advocacia Karpat, as vendas dentro de um condomínio não são totalmente liberais, como explica Rodrigo Karpat, especialista em Direito Imobiliário e Condominial.
“As unidades de edifícios residenciais não se prestam para que ali sejam instalados escritórios, comércios, pontos de vendas ou fabricação de produtos, para o exercício de qualquer atividade ou profissão, a fim de que se evitem perturbações ao sossego, saúde e salubridade dos que ali coabitem, e ainda para não ocorrer o desvio de finalidade da edificação, conforme preceituam de artigos do Código Civil”, explica.
Porém, a proibição de uma empresa ou comércio dentro de um apartamento não pode ser confundida com o exercício profissional numa unidade residencial, o conhecido “home office” (escritório dentro de casa), que não estaria desviando a finalidade da edificação.
Se o morador receber eventualmente um cliente, não há problemas, como, por exemplo: um psicólogo que receba um paciente ou um advogado que receba seus clientes.
Entretanto, isso não deve desviar a finalidade da edificação, mas é condicionado a não perturbar a rotina do condomínio, não colocar os moradores em risco em função de aumento de pessoas e não sobrecarregar o funcionamento do prédio.
Ou seja, desde que as atividades profissionais sejam secundárias e não interfiram na rotina condominial, pode ser tolerado.
Agora que você já tem em mente o que deve fazer para transformar sua residência em um ponto comercial, procure mais informações desta oportunidade de negócio conosco, o Sebrae no Amapá tem prazer em atendê-lo
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