Não perca as dicas separadas pelo Sebrae Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano.

Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano.
Evite gastos desnecessários
É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos.
Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças,
deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários.
Planeje, planeje e planeje
Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias.
O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão.
Como:
-
IPTU;
-
IPVA;
-
Matrícula e material escolar dos filhos;
-
Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo.
Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior.
Tenha um olhar futuro nas:
-
Datas de feriados e;
-
Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos.
Livre-se das dívidas
-
Nas compras, priorize o que é importante;
-
Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada;
-
Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas.
É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como:
-
Cartão de crédito;
-
Cheque especial.
Aquelas que podem gerar corte de serviços como:
-
Contas de água;
-
Luz.
Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos.
E para finalizar...
Pense no futuro!
Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença.
Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro.
Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto.
Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa.
Saiba mais
Fale com um especialista do Sebrae no Amapá e faça um diagnóstico da sua empresa e seja atendido pelo próprio portal.
Foi um prazer te ajudar :)