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Tue Jan 15 09:40:47 BRST 2019
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Oportunidades de negócio em feiras internacionais

Saiba como ter seu produto visto no mercado exterior através das feiras.

· 23/11/2015 · Atualizado em 15/01/2019
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O trabalho de identificação de oportunidades em outros países requer um pouco de paciência, mas vale a pena. Afinal, ninguém quer investir para não ter lucro. É preciso ter bem definido quem é o público-alvo, ou grupo de clientes que poderá comprar nossos produtos no mercado externo.

As características do público-alvo podem variar de país a país, o que requer um estudo anterior através das diversas ferramentas de pesquisa já citadas. O outro conceito é o de posicionamento ou imagem criada no mercado por nosso produto e respectiva marca.

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Como ser percebidos

Produto barato/sem muita qualidade, mais caro/qualidade superior aos concorrentes locais, inovador, com design diferenciado etc.

Tudo depende de como estão posicionados os concorrentes locais: adiantaria ir para um mercado que valoriza preço baixo, quando nosso produto sairá mais caro e não atingirá as vendas desejadas? Portanto, são vários os pontos a serem analisados e tudo depende do setor que estejamos avaliando.

Além disso, podemos descobrir que nossa atual marca é percebida de forma diferente do que desejamos em outro idioma. Ou que tem um significado negativo. Ou que a logomarca não é compreendida. Assim, o ideal é que o empreendedor realize contatos comerciais anteriores para mapear esses detalhes.

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Mapeamento

Um caminho que pode dar bons resultados para este mapeamento é a participação de feiras. As feiras funcionam especialmente como um termômetro, sinalizando se o mercado está aquecido.

A Apex Brasil realiza missões nos mais diferentes setores, levando grupos de empreendedores brasileiros e eventos em outros países.

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Vantagens

As vantagens em participar de feiras e eventos internacionais são muitas, destacando-se:

  • É um momento para descobrir oportunidades de negócios, identificar concorrentes e escutar opiniões de clientes e parceiros potenciais;
  • Gera novas ideias;
  • Desenvolve relacionamentos comerciais;
  • Promove experiência ao empreendedor para atuar no mercado externo;
  • Dá sinais de como se comporta o consumidor do lugar;
  • Permite conhecer um pouco sobre os procedimentos burocráticos do país, uma vez que nas férias, em geral, estão os órgãos setoriais.

Dicas

Ao decidir participar de uma missão, ir a uma feira, é importante preparar o material gráfico da empresa, de preferência no idioma local ou em inglês.

Previamente é recomendável visitar a página do evento para identificar os expositores e, se possível, já ir pesquisando sobre eles, formando uma agenda de contatos.

Algumas feiras realizam reuniões de negócios, intermediando contatos comerciais segundo os desejos de cada participante (o Sebrae, por exemplo, realiza em alguns eventos chamada Roda de Negócio).

Não esquecer também do pós-feira, dando continuidade aos contatos realizados mais interessantes.

 

Por Maikon Richardson - Analista do Sebrae no Amapá


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