this is an h1

this is an h2

Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Pirarucu, uma oportunidade de negócios no Amapá

A piscicultura é uma oportunidade de negócio típica da região norte, que ganhou um grande impulso com a valorização do Pirarucu.

· Atualizado em 14/03/2025
Imagem de destaque do artigo
Empreendedorismo

A busca por oportunidades de novos negócios deve ser constante, o investidor deve ficar atento às muitas formas de iniciar um empreendimento. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá - Sebrae no Amapá, existem  possibilidades para se iniciar um negócio no Estado.

Negócio Promissor

A comercialização do couro, matéria prima do Pirarucu está em crescimento, o peixe que é bastante consumido no Amapá, se tornou um negócio rentável devido seu baixo investimento e alta lucratividade.

Apesar de ser uma espécie que abrange inúmeras vantagens na comercialização, poucos investidores conhecem a potencialidade do negócio, mais um motivo para se apostar nessa atividade.

Veja as vantagens

  • Fácil adaptação nos lagos e áreas alagadas;

  • Reprodução rápida

  • Excelente potencial de produção

  • Fácil comercialização

  • Aproveitamento da carne quase 50%

  • Alta aceitação na alta gastronomia

Como investir no Pirarucu

1 - Água apropriada para cativeiro

O planejamento do espaço físico visando proteger os recursos hídricos e o manejo das espécies é ponto de partida para se obter sucesso nesse negócio, para isso é importante saber que água que receberá os peixes e irá mantê-los até a comercialização, deve ser doce.

O pirarucu é um peixe típico de água doce, não sobrevive na água salgada.

2- Espaço físico para Criação de Pirarucu

O espaço físico será o segundo ponto de mais importância. Para que o pescado corresponda dentro da probabilidade esperada pelo produtor. Dentro das inovações dos produtores existem dois cativeiros:

  • Criadouro adaptado

Tanque de rede, em que os peixes são depositados em redes, separados por tempo de vida.

  • Criadouro escavado na terra

Buraco com, pelo menos, 1,50m de profundidade e 2,0m de largura. O abastecimento da água deve ser feito através de um tubo de PVC e um canal, que transporte a vazão da água até o tanque.

3- Aquisição dos Pirarucus

Para dar início à sua criação de pirarucu é preciso adquirir os peixes.

Os pirarucus devem ser comprados exclusivamente em viveiros que comercializam diretamente para produtores, pois dessa maneira é possível comprar animais mais bem tratados e de boa qualidade, dando menos trabalho para se adaptar.

Sem contar que o preço se torna mais em conta, já que é adquirido em grande quantidade e diretamente dos produtores.

Os pirarucus devem ser comprados a partir de 1 a 2 meses de vida.

Os peixes devem ser mantidos em caixas com água doce durante o transporte até o momento de serem transferidos para o tanque do criadouro, pois se forem condicionado a um recipiente sem oxigênio e água eles morrerão, causando prejuízos.

4- Engorda da Criação de Pirarucu

Ao adquirir os pirarucus é recomendado deixá-los no cativeiro inicial, em que devem ser mantidos até atingirem um quilo.

Quando isso acontecer, os peixes precisam ser transportados para o tanque de engorda, onde a densidade deve ser de um pirarucu por dez metros quadrados.

Para que os pirarucus se desenvolvam adequadamente e engordem até ficarem no ponto de serem consumidos é necessário mantê-los no tanque de engorda durante o período de um ano, em que é preciso alimentá-los com uma ração especial para favorecer o aparecimento e maciez da carne.

Nesta etapa, o peixe pode atingir até 10 quilos.

5- Alimentação da Criação de Pirarucu

Como os pirarucus estão sendo criados em cativeiro, o produtor tem a sua disposição duas opções de alimentação para oferecer-lhes uma vida saudável.

A primeira alternativa é a alimentação natural, sendo necessário criar lambaris ou tilápias como espécies forrageiras até atingirem 40 gramas e servirem de refeição para os pirarucus.

A segunda alternativa de alimentação desta espécie de peixe é a por arraçoamento, que é tida como a melhor opção, que consiste na distribuição de ração no tanque.

Os pirarucus devem ser alimentados seis vezes por dia.

6- Reprodução da Criação de Pirarucu

Os pirarucus ficam prontos para se reproduzir quando atingem entre quatro e cinco anos de vida, pesando entre 40 e 45 quilos.

Os machos e fêmeas devem ser colocados em habitat natural, em espécie de ninhos.

A estimativa é que cada ninhada tenha de três a dez mil alevinos, aumentando consideravelmente a produção de pirarucus.

Até atingirem um mês de vida os peixes devem receber cuidados redobrados, inclusive, sendo alimentados com uma ração especial para filhotes.

Como você pode ver, o que não faltam são oportunidades para montar seu negócio próprio.

Acesse nosso Portal e mantenha-se informado sobre outras ideias de negócios promissores que certamente estaremos publicando por aqui.

Conheça mais sobre o Projeto Pirarucu da Amazônia, acessando o manual...

Baixe ele e navegue na história.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?