O Guia “Sem Fronteiras”, é uma caixa de ferramentas que será útil para as pessoas que têm necessidade de se comunicar com franceses.

Expressões usuais – Português – Francês
Não importa o nível de conhecimento do idioma ou escolaridade, muito menos a atividade que você exerce. O importante é a vontade e coragem para iniciar uma comunicação. Aqui você encontrará algumas expressões e frases em Português e Francês que nem sempre serão a tradução literal uma da outra, mas sim equivalente, que servem para a mesma situação.
A partir do momento que você arriscar as primeiras palavras, já estará um passo à frente, e não esqueça: O importante é ser compreendido.
Como no Brasil, ao iniciar uma abordagem, é sempre bom começar com: Bom dia... Boa noite.
Diferentemente dos latinos, os europeus dispensam cumprimentos calorosos, evite apertos de mão, tapinha nas costas e fale em tom moderado.
Se você fala inglês, melhor ainda, quase todos os franceses falam também.
Faça uso dos recursos visuais, não tem problema, se apontar pra alguma coisa pode ajudá-lo a dizer o que quer, vá em frente!
Esse guia é uma iniciativa dos acadêmicos: Helenilson Fonseca, Lucianne Alfaia e Vera Matos, estudantes do Curso de Bacharelado em Letras – Tradutor do Instituto de Ensino Superior do Amapá.
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Consultoria Empreendedorismo competências e habilidades empreendedoras
Apresentará um quadro confiável da real situação do comportamento do empreendedor, que está sendo vivenciada nos aspectos gerais da gestão, identificar as dificuldades que o empreendedor apresenta, bem como apresentar pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção no comportamento do empreendedor para gerir o negócio. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
March, 2025
Como montar uma clínica de estética para homens no Amapá
Atualmente, homens de todas as faixas etárias procuram clínicas especializadas em busca de limpeza de pele, manutenção de tratamentos e outros serviços que podem garantir detalhes importantes de higiene, saúde e beleza ao homem. Fique atento as dicas que preparamos para você e saiba como investir neste ramo de atividade. Em uma estética o público masculino vem procurando por vários tratamentos de beleza, você pode trabalhar com: Emagrecimento; Retoques em tintura de cabelo; Limpeza de pele; Rejuvenescimento; Cuidado com as mãos e unhas; Tratamentos dermatológicos; Massagens, terapias corporais; Drenagens linfáticas; Peelings; Depilação; Relaxamento facial e corporal; Bronzeamento artificial entre outras. Produtos Produtos reconhecidos no mercado e com aprovação de uso tem dado mais resultado e com isso profissionais utilizam desse meio para obter valorização do trabalho e conseguir tanto clientes como satisfação e lidar com a concorrência sem medo. Local A escolha do espaço de montagem do centro de atendimento de estética deverá ser bem criteriosa, pois isso influenciará diretamente no negócio. O local deverá ser amplo, ventilado, bem projetado, aconchegante, limpo, e é essencial que esteja dentro dos padrões e com as licenças para procedimentos. O local deverá ser higienizado frequentemente, e o empreendedor deverá verificar isso com rigor para que não sofra com aborrecimentos, denúncias e fiscalizações surpresas. Recepção Deverá possuir um balcão de atendimento e disponibilizar de sala de espera composta de TV para entretenimento de clientes que provavelmente vão esperar pelo atendimento, revistas, bebidas e pessoal para esse serviço. Profissionais/Funcionários Deverá ter profissionais e funcionários para as funções de acordo com o número de atendimentos que deverá realizar. O número de funcionários será determinado de acordo com o atendimento e por isso não temos como definir e sim orientar como: Pessoal para atendimento e ou recepção; Serviços gerais; Limpeza e higienização; Profissionais que farão os procedimentos e atendimento direto ao cliente. Equipamentos Para o escritório da administração e para a recepção e controle de clientes, são necessários os seguintes equipamentos: Microcomputador e impressora; Telefone; Gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito; Sistema de ar condicionado dimensionado para o tamanho do ambiente; Mesas, cadeiras, sofás, poltronas, armários, balcões, prateleiras, estantes, de acordo com o dimensionamento das instalações. Para a área de atendimento, os principais equipamentos de um centro de estética são: Vaporizador; Aparelho de microcorrentes; Aparelho para vacuoterapia/eletro sucção; Aparelho para terapia endérmica não invasiva Maca para depilação e massagem – fixa e portátil; Aparelho para termoterapia; Aparelho ionizadores; Aparelho para peeling; Almofadas térmicas vibratórias; Mantas térmicas; Cadeira para massagem anti-stress; Carrinhos auxiliares para aparelhos e acessórios; Cadeira reclinável para limpeza de pele e massagem facial; Cadeiras para bancadas com espelho; Lavatórios para cabelos; Poltronas hidráulicas; Cadeiras de manicure; Carrinho para manicure; Secador com pé; Secadores manuais; Cadeira para secador com pé; Estufas. Ferramentas em geral. Lembramos que os equipamentos e insumos de uma estética masculina possuem preços muito diferentes dependendo do fornecedor e da qualidade do equipamento. Uma boa dica para quem está começando é adquirir alguns equipamentos usados reduzindo o investimento inicial. Registro Para abrir um empresa você poderá contratar um contador que ficará responsável por fazer: Consulta e viabilidade do nome da empresa; Registro legal na Junta Comercial do Amapá (JUCAP); Registro da inscrição estadual; Registro municipal; Alvará do Corpo de Bombeiros; Alvará de funcionamento; Cadastro na Previdência Social; Entretanto a montagem do Centro de atendimento estético Masculino deve seguir as normas exigidas pelo órgão fiscalizador que é a Vigilância Sanitária. Esse órgão determina quais os procedimentos podem ser realizados e quais as adaptações devem ser feita para o procedimento de tais terapias. Você pode aprender mais sobre este assunto no texto Passo a passo para o registro da sua empresa.
March, 2025
Como montar um viveiro de mudas florestais no Amapá
Viveiros florestais são áreas que produzem mudas que podem ser de dois tipos: Permanente que são mudas de forma contínua por tempo indeterminado para comercialização. ou temporário, que são produzidos em tempo limitado e as mudas sao produzidas em uma determinada área. Dessa forma, empregando-se algumas técnicas visando obter o máximo da produção de mudas, que tornam-se plantas diversas e que formam uma lucrativa forma de negócio. A estrutura de um viveiro de mudas florestais é bastante simples e sua decisão depende da análise dos investimentos que serão realizados pelo empreendedor, de acordo com as características de cada planta e sua forma de reprodução, o que pode exigir estruturas específicas para propagação e preparação antes da comercialização. A extensão do viveiro será determinada em função de alguns fatores: Primeiro a quantidade de mudas que serão produzidas para plantio e replantio; e segundo relacionada a Densidade de mudas por metro quadrado – em função das espécies; Espécies escolhidas e período de rotação das mudas; Dimensões dos canteiros e passeios entre eles; Dimensão das instalações – galpões e etc. As plantas propagadas por divisão poderão ser plantadas diretamente em sacos plásticos ou tubetes. O terreno deve ser bem fechado, com cerca de tela, preferencialmente, e nele devem ser preparados os canteiros e os estrados para abrigar os sacos plásticos ou tubetes. O uso de tubetes: é uma nova técnica de produção que proporciona substancial redução no custo final do produto, tanto na produção quanto no transporte, apesar de exigir investimento maior em infraestrutura. Uso de sacos plásticos: em substituição aos tubetes, que dispensam maiores investimentos em infraestrutura, o tamanho recomendado depende da espécie. Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos. Assim, ele poderá realizar a análise de custo-benefício para sua aquisição (se novos ou usados), bem como planejar a reposição quando necessária. É necessária uma boa instalação de água que atenda a todas as áreas ocupadas, com equipamentos de irrigação por aspersão, gotejamento ou mesmo, em forma de esguicho com mangueira.
March, 2025
Como montar empresa de desenvolvimento de aplicativos em Macapá/AP
Os aplicativos são produtos de software de uso em computadores voltados para auxiliar pessoas, sistemas ou equipamentos – ou simplesmente usuários – em alguma atividade específica. Podem ser feitos sob encomenda ou vendidos como produto fechado, também chamado “software de prateleira” em alusão à venda no supermercado. Alguns exemplos de aplicativos são: planilhas, processador de texto, bancos de dados, navegadores de Internet (browsers) e jogos. O importante no início para atuar no mercado de aplicativos no Amapá é atentar para as estatísticas de uso dos equipamentos pelo público que deseja alcançar, bem como, acompanhar que tipos de aplicativos estão sendo instalados nos dispositivos. Para saber mais sobre público alvo acessando nosso artigo Segmentação e seleção de seu público. Importante entender que, as pesquisas destes pontos estão diretamente ligados ao Planejamento Estratégico (PE) da sua empresa, criar uma base de informações é importante para que algumas perguntas sejam respondidas, possibilitando assim a criação do planejamento estratégico de forma mais clara, considerando vários aspectos relacionados ao desenvolvimento dos aplicativos. Neste sentido, segmentar ramos de atividade pode ser uma boa solução, como: Restaurantes, Salão de Beleza ou clínicas, por exemplo. Além disso, outro ponto importante a ser pesquisado é sobre as faixas de idade específicas, como idosos e crianças.
March, 2025
Como montar um estúdio para fotografar bebês em Macapá/AP
Fotografar crianças é uma arte. Exige muita sensibilidade, criatividade e paciência. Muitos pais vêm criando o hábito de fotografar os filhos ainda recém-nascidos, com ensaios irreverentes. Se você é fotógrafo profissional e quer investir nesse ramo, agregue valor a sua experiência e aprenda aqui os estágios necessários. Mercado Existem muitos profissionais atuando neste segmento atualmente. Portanto, se há o desejo de trabalhar fotografando bebês, é importante ter talento além de saber administrar o negócio. É importante fazer uma pesquisa para saber qual o diferencial dos outros profissionais, o que pode determinar o seu diferencial. Mas, saiba que antes de tudo também é fundamental criar um plano de negócio, com as informações coletadas nas pesquisas ficará fácil direcionar o seu foco. Através dele você saberá o passo a passo do processo de criação da empresa, sem correr riscos financeiros. Saiba como fazer com o texto “Como elaborar um plano de negócio” no Portal Sebrae. Público alvo Para saber quem são os seus futuros clientes, você deve fazer uma pesquisa para saber a faixa etária, região onde moram e o porque eles gostam do seu trabalho e porque eles estão dispostos a contratar um fotógrafo. Localização Existem duas formas de trabalhar com este tipo de fotografia: No estúdio ou na casa do cliente. Geralmente, fica a critério do cliente a escolha. Você pode escolher um local adequado para montar o estúdio ou pode adaptar um espaço dentro de casa. Caso opte por procurar um local, veja próximo a shopping centers, centro comercial ou órgãos que solicitem fotografia para documentos. Estrutura O espaço pode ter uma média de 3m de largura por 4,5m de comprimento. Veja quais são as suas necessidades e tenha em mente que é necessário ter espaço para guardar os equipamentos e para o cenário. Você vai precisar: Definir a área de foto; Fundo infinito; Laboratório; Oficina; Equipamentos Agora é hora de obter os equipamentos necessários para o estúdio. Invista em produtos com qualidade, para valorizar o seu negócio. 03 flashes de 400W/Seg. reais (guia número 80, ISO 100) ou; 01 gerador de 1.200W/Seg. reais (guia número 134, ISO 100) com três ou quatro tochas; Câmera fotográfica nos formatos 120 ou 135 formato 120; Sombrinhas, soft, tripés, girafa, refletor; Balcão para exposição de fotos; Caixa; Móveis como cadeiras, mesa, sofá; Telefone; Computador. Registro Inicialmente, é necessário contratar um contador profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá- lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários de inscrição exigidos pelos órgãos públicos. Etapas do Registro: a) Registro da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial do Amapá; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Secretaria Municipal de Fazenda; Prefeitura do Município de Macapá para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”. Corpo de Bombeiros Militar Veja os detalhes no texto “Documentos e custos para registro de empresa no Amapá” no Portal Sebrae no Amapá. Investimento Caso você esteja interessado em investir pouco, você vai precisar investir uma média de R$ 20 mil, para montar um estúdio mediano. Este valor é apenas para a montagem do estúdio Divulgação Tudo pronto! Agora é hora de divulgar o seu trabalho. Vale apostar na divulgação através da internet e das redes sociais. Você pode contratar um profissional qualificado para administrar e criar redes sociais do seu negócio. Você pode fazer os cursos online “Marketing digital para o empreendedor” e “Portal do Sebrae no Amapá.
March, 2025
Como detectar um boleto fraudado?
Vamos ao passo a passo para detecção de fraudes em boletos Para detectar se há fraude você precisa realizar uma análise visual no boleto. Confira os dados do boleto com: 1 - Analise se o nome e a logomarca do banco emissor são coincidentes; 2 - No boleto, o número do banco deve corresponder ao mesmo banco contido na logomarca e no campo nome do banco. Se você não souber o número do seu banco clique aqui para sanar suas dúvidas no Busca Banco; 3 - Os três primeiros caracteres da linha digitável devem ser iguais ao número do banco e correspondente ao nome do banco e sua logomarca. 4 - Os números contidos nos campos: Agência; Código cedente, e; Nosso número. Eles devem de alguma forma estar contidos na linha digitável, independente do banco emitente do boleto e da localização destas informações na linha digitável. Elas devem estar em algum lugar do campo livre da linha digitável, sendo os dados de um campo por inteiro e não partes, lembrando de excluir os DV (dígitos verificadores) no momento da conferência. Saiba mais Qualquer dúvida é só falar com um especialista do Sebrae no Amapá.
March, 2025
Dicas para manter o foco ao trabalhar de casa
Trabalhar de casa não é uma tarefa fácil. Afinal, para manter-se produtivo com tantas distrações não é tarefa fácil pra ninguém. Pensando nisso, o Sebrae Amapá listou pontos importantes para você obter sucesso ao trabalhar de casa. Confira abaixo:
March, 2025
Como vender e comprar no mercado global
Participar do mercado global requer muita atenção do empreendedor. Para estar atento às perspectivas do mercado mundial é necessário muita pesquisa a fim de alinhar o planejamento estratégico aos novos mercados, adaptando produtos, marcas e materiais, construindo relacionamentos com os clientes. Pensando nisso as empresas devem focar em criar uma identidade única para os seus produtos, que pareçam essenciais e vão de encontro às necessidades dos clientes. Por que comprar e vender no mercado externo? Ajuda a identificar novos fornecedores; Abre novos mercados para o negócio; Ajuda o empreendedor a ter novas ideias de produtos e serviços; Reduz o risco de do negócio; Diminui o risco de negócio; A exportação diminui a carga tributária; Não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto Sobre circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) não incide sobre operações de exportações; São excluídos os cálculos da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Isenção da contribuição para Programa de Integração Social (PIS); Alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Identifique oportunidade em feira de negócios A identificação de oportunidades de negócios em outros países requer um pouco mais de trabalho e paciência, mas vale a pena fazer isso.
March, 2025
Agronegócios no Estado do Amapá: uma oportunidade de negócio
Empreendedorismo Uma das grandes vantagens do mercado amapaense é que: por ter uma geografia particular, encontra-se mais próximo dos principais centros consumidores da América Central, América no Norte e Europa. O Estado tem uma posição estratégica em relação aos demais do país. Tornando-se viável, para o trânsito fluvial, para implantação de atividades comerciais com o mercado global. Em comparação a somatória da nova rota de grãos mais o preço das terras no Amapá, aliado a adequação do terminal portuário na Companhia Docas de Santana-AP e a instalação do terminal de uso privado na Ilha de Santana, transformaram a vantagem comparativa de localização estratégica do Estado do Amapá ganha uma vantagem competitiva na área da produção de alimentos oriundos do agronegócios bem como da logística de transporte de grãos provenientes do Centro Oeste. Estudos recentes comprovam que a exportação pelo Porto de Santana no Amapá até Rotterdan, na Holanda o frete é mais barato, enquanto comparando com outros estados o custo é bem mais alto. O agronegócio está crescendo progressivamente no Amapá. Dentre os principais fatores que estão contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio no Estado, destaca-se: A proximidade da produção em relação ao porto de Santana e do Terminal Privado; Infraestrutura de escoamento relativamente adequada; Constituição de fornecimento de elementos básicos para a produção como calcário, fertilizantes e defensivos que permitem a produtividade do solo; Relativa disponibilidade de terras no cerrado amapaense. São essas e muitas outras as vantagens para investir em agronegócio no Amapá, por exemplo: a viabilização de segmentos correlatos ao plantio e beneficiamento de grãos, como a piscicultura, avicultura e suinocultura, que podem se tornar rentáveis pelo preço das rações, que tendem a baratear. Impacto Econômico para o Estado O Estado do Amapá pode vir a ter muito rapidamente uma geração econômica indireta e promover uma movimentação econômica de 40% superior à atual, com o plantio de grãos. Terras no Amapá, solo fértil As terras agrícolas no Amapá estimulam negócios na região, pela forte valorização dos seus preços. Vantagens competitivas para se empreender no Amapá Grandes virtudes edafoclimáticas, inclusive com perspectiva de 2 safras por ano; Baixo custo de implantação dos projetos; Alto nível de competitividade logística; Significativo ganho econômico para o Estado; Alto ganho social local e regional; Baixo impacto ambiental; Conflitos fundiários relativamente reduzidos; Estrutura cooperativista. Quer ser mais um novo investidor de agronegócio no Estado do Amapá? Essas informações despertaram interesse em você? Se, sim! Procure o Sebrae no Amapá e faça já uma consultoria e veja essas e muitas outras vantagens de se investir no Estado mais preservado do País. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista
March, 2025
Cartilha - Prevenção à Fraude Tributária com Títulos Públicos Antigos
A Fazenda Nacional nos últimos anos, vem sofrendo várias tentativas de fraudes, que consistem na suspensão indevida de débitos tributários federais declarados na: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF); Declaração Anual do Simples Nacional (DASN); Guia de Recolhimento do FGTS, e; Informações à Previdência Social (GFIP). Por isso, a Secretaria da Receita federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Ministério Público da União criaram a cartilha “Prevenção à Fraude Tributária com Títulos Públicos Antigos” com o objetivo de alertar aos contribuintes sobre o perigo de serem vítimas de armadilhas envolvendo: Fraudes tributárias, com especial interesse nos tributos administrados pela Receita Federal. Ela foi desenvolvida para ajudar na prevenção dessa fraude tributária com títulos públicos antigos. Veja o conteúdo que você encontrará na cartilha: Títulos públicos federais; A fraude tributária; Consequências da fraude tributária; Considerações de ordem prática dirigidas ao público e muito mais. Baixe a cartilha O Sebrae no Amapá convida você para conhecer a cartilha “Prevenção à Fraude Tributária com Títulos Públicos Antigos”. Boa leitura!
March, 2025
Tire suas dúvidas sobre o colaborador do MEI
Vamos às dúvidas frequentes… Quantos empregados o Microempreendedor Individual- MEI pode contratar? O MEI pode contratar apenas um colaborador. Com remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria. Quais os procedimentos que o MEI deve tomar para caracterizar o afastamento do único empregado? A partir do atendimento da condição legal do afastamento, o empregador - MEI pode contratar outro empregado, e o contrato desse novo empregado perdurará durante o tempo em que o contrato do outro empregado estiver interrompido ou suspenso. Exemplo: a licença maternidade é caracterizada a partir do momento em que o empregador é notificado pela empregada mediante a entrega do atestado médico ou da certidão de nascimento do filho. Para contratação de empregado o MEI precisa de um contador? O MEI não tem a necessidade de ter um contador para a contratação de um colaborador. No caso se o MEI preferir, ele pode utilizar-se do auxílio de um profissional da contabilidade para obter mais detalhes e orientação para a contratação de um empregado. Qual o custo para contratação de um empregado? Exemplo: para salário igual ao valor do salário mínimo, o custo previdenciário, recolhido em GPS - Guia da Previdência Social, é de R$ 104,94(correspondentes a 11% do salário mínimo vigente), sendo R$ 28,62 (3% do salário mínimo) de responsabilidade do empregador (MEI) e R$ 76,32 (8% ou conforme tabela de contribuição mensal ao INSS (1) descontado do empregado. A alíquota de 3% a cargo do empregador não se altera. Além do encargo previdenciário de 3% de responsabilidade do empregador, o MEI também deve depositar o FGTS, calculado à alíquota de 8% sobre o salário do empregado. Sendo assim, o custo total da contratação de um empregado pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salários (3% de INSS mais 8% de FGTS). O MEI quando contratar seu colaborador deverá fazer a guia do FGTS (GFIP) e informar ao órgão competente? Sim. Se o caso o MEI tenha um colaborador, ele deverá recolher mensalmente o: FGTS com alíquota de 8% sobre o valor do salário pago; Preencher e entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) à Caixa Econômica Federal até o dia 7 do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga. Se não houver expediente bancário no dia 7, a entrega deverá ser antecipada para o dia de expediente bancário imediatamente anterior. O MEI que não contratou funcionário durante o ano, está obrigado a elaboração e entrega da RAIS? Não. O MEI que não contratou funcionário durante o ano não é obrigado a apresentar a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, conforme previsto no inciso II do Artigo 108, da Resolução CGSN nº 140, de 2018. Saiba mais Se ainda tiver dúvidas em relação sobre o colaborador do MEI, busque o Portal do Sebrae e sane suas dúvidas.
March, 2025
Dicas e soluções para começar bem
O Sebrae ao longo do tempo, tem desenvolvido algumas soluções para que você comece bem seu negócio. Por isso, resolvemos juntar algumas dessas soluções para você encontrá-las aqui neste artigo. Então, antes da formalização, é importante que você saiba e conheça soluções para começar bem e administrar o seu negócio de maneira correta e inteligente. Vamos as seguintes soluções: Começar Bem: oferece palestras e oficinas que auxiliam e ensinam o empreendedor, a aumentar o seu lucro e a redução prejuízos; Aprender a Empreender: é um curso que ajuda o empreendedor desenvolver suas atitudes que constituem o perfil de um empreendedor. Com uma breve observação da interação e conceitos a respeito do mercado, finanças e empreendedorismo; Iniciando um Pequeno e Grande Negócio: esse curso, tem o intuito de auxiliar o empreendedor na preparação para a abertura de negócios, princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo; 6 passos para iniciar bem o seu novo negócio: Este auxilia na abertura e no gerenciamento de empresas, lhe ajudando a entender o mercado, o público e planejar bem seu negócio; Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio? você vai conferir alguns dos erros mais cometidos pelos novos empreendedores e veja como evitá-los. Saiba mais Essas foram algumas das ferramentas e soluções que você pode encontrar no portal do Sebrae. Então, busque mais soluções para o aprimoramento do seu empreendimento no Portal Sebrae.