this is an h1

this is an h2

Wed Nov 22 09:18:28 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
As 10 biografias que todo empreendedor deve ler

Conheça histórias que viraram livros e vão te inspirar nos negócios

· Atualizado em 22/11/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A informação é um valor essencial para quem quer se destacar, por isso a busca constante por conhecimento é tão importante. A leitura é um dos hábitos mais comuns entre os empreendedores, visto que ela deve ser base formação para todos.

São várias opções de leitura, seja para se informar, para aprender, para tomar decisões, para viajar sem sair do lugar e para se inspirar. Nesta última, temos a biografia como um tipo de livro ideal para inspirar empreendedores, ensinando sobre exemplos a seguir.  Por isso, selecionamos 10 biografias de grandes empresários e líderes e histórias de empresas de sucesso para te motivar a realizar seus sonhos.

FAVORITAR
Botão favoritar
  1. Mauá: empresário do império, de Jorge Caldeira

Ter uma empresa no Brasil nos dias de hoje é complicado, a gente sabe. Imagina em 1850, em um cenário marcado pela escravidão e pelo ego na Monarquia. Em um cenário totalmente adverso, surge Mauá e seu espírito empreendedor querendo inovar no país.

  1. Chatô: o Rei do Brasil, de Fernando Morais

Considerado o primeiro rei da mídia no Brasil, Assis Chateaubriand fundou a primeira rede de televisão brasileira, a Rede Tupi, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e construiu um império com dezenas de jornais e revistas, deixando um legado como nenhum outro brasileiro.

  1. O Sonho Brasileiro, de Thales Guaracy

O livro conta a história do comandante Rolim Adolfo Amaro, um homem de origem humilde, e sua trajetória de criação, fundação e gestão da TAM Linhas aéreas, uma das empresas líderes no mercado de aviação até os dias de hoje.

  1. Antônio Ermírio de Moraes: Memórias de um Diário Confidencial, de José Pastore

Um dos maiores empresários do Brasil, Antônio Ermírio de Moraes, o nome à frente do Grupo Votorantim, acompanhou de perto grandes acontecimentos da história do país e foi sempre admirado por administrar suas empresas com seriedade, ética e humildade, além de manter um permanente envolvimento com relevantes projetos sociais, em especial nas áreas da saúde e da educação.

Nesta biografia, José Pastore, seu melhor amigo há 35 anos, narra a vida de Moraes, desde sua infância em São Paulo, a faculdade nos EUA, a rotina de workaholic, até o sucesso nos negócios, a participação na política e até na vida artística.

  1. Virando a própria mesa, de Ricardo Semler

Ricardo Frank Semler nunca foi uma pessoa convencional. Na infância, ouvia música, assistia televisão e estudava ao mesmo tempo; na adolescência, marcada pelos cabelos longos e muito rock’n roll, gerenciou a lanchonete da escola para levantar dinheiro para a festa de formatura; anos depois, escreveu uma carta à Universidade de Harvard criticando a forma como selecionavam os alunos para ingressarem

Resultado: foi convidado para estudar lá. Toda essa trajetória e o que veio depois, quando retornou ao Brasil e herdou, aos 28 anos, a tradicional e praticamente falida Semco S/A e em poucos anos tornou-a lucrativa, diversificada e muito maior, é narrada no livro “Virando a própria mesa”, escrito por ele mesmo.

  1. Perdendo minha virgindade, de Richard Branson

O título é polêmico, mas não é nada do que você está pensando: ele é uma referência ao Grupo Virgin, a empresa do autor, Richard Branson. Richard batizou sua primeira loja de discos com esse nome porque se dizia virgem no segmento. Assim como uma fita em branco, ele foi adquirindo informação com o tempo e se tornou um dos maiores empresários do ramo.

Começou a empreender aos 16 anos e com 22 já era dono de uma franquia de lojas de discos. Depois, Branson diversificou suas atividades e hoje o conglomerado conta com cerca de 400 empresas, que atuam em diversos setores da economia, como aviação, transporte ferroviário e entretenimento.

Publicado em 1998, foi posteriormente seguido por outros livros biográficos de Branson, incluindo Business Stripped Bare: Aventuras de um Empreendedor Global e The Virgin Way: Como Ouvir, Aprender, Rir e Liderar.Branson

  1. Made in America, de Sam Walton

A obra conta com detalhes a trajetória dos irmãos Sam e Bud Walton, fundadores da maior empresa varejista do mundo: o Wal-Mart. Muitas lições podem ser tiradas desse livro pelo empreendedor iniciante, especialmente na parte que retrata a fixação de Sam por oferecer ao cliente a maior variedade e o menor custo.

Além disso, é inspirador o exemplo de Sam que, mesmo milionário, vivia de forma comum e dirigia sua pick-up simples para visitar as lojas do Wal-Mart assegurando que todos os funcionários praticavam os ideais de um excelente atendimento ao cliente.

  1. A loja de Tudo, de Brad Stone

A “Loja de tudo” é uma viagem pela história da Amazon, com seus altos e baixos, do impacto que a empresa causou em várias indústrias e, claro, pela vida de seu fundador, Jeff Bezos.

Hoje, a Amazon vende de tudo e todos os seus concorrentes sonham em fazer igual. Brad Stone conta neste livro como a visão de Jeff Bezos transformou a Amazon em um império, além de revolucionar o comércio eletrônico, o mercado editorial e de tecnologia web.

  1. Elon Musk, de Ashlee Vance

Considerado por muitos um Thomas Edison da atualidade, com traços de outros grandes empresários e empreendedores, como Henry Ford e Steve Jobs, Elon Musk ganhou uma biografia escrita pelo também sul-africano Ashlee Vance que destaca características de Musk, como “liderança invejável” e “impressionante habilidade de lidar com o estresse”, além de suas inovações significativas em diversos setores, como o de pagamentos com o Paypal, e o automotivo com o Tesla. O livro não é exatamente um manual recheado de dicas para empreendedores iniciantes, mas pode ser uma excelente fonte de inspiração.

  1. Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg

“Faça Acontecer” é um livro sobre os desafios que as mulheres enfrentam para progredir em suas carreiras e a experiência pessoal de sua autora, Sheryl Sandberg, diretora operacional do Facebook, ex-vice-presidente de operações do Google e uma das dez mulheres mais poderosas do mundo segundo ranking da revista Forbes

Por meio de relatos pessoais, pelos quais Sheryl não tem medo de admitir suas próprias fraquezas, falhas e dúvidas, a autora analisa a situação da mulher no mercado de trabalho e dá dicas para que elas se desenvolvam cada vez mais. Dos onze capítulos do livro, apenas três tratam de alguma forma do equilíbrio entre trabalho e família e da questão da maternidade, assuntos que costumam ser centrais em outras obras sobre o tema.

FAVORITAR
Botão favoritar

Aqueles que querem saber mais sobre empreendedorismo podem participar do curso gratuito “Aprender a empreender”, é a chance de entender um pouco mais sobre vários conceitos da área.

Para quem quer se juntar aos empresários inovadores e criativos da nossa lista, separamos o e-book gratuito “Os 10 pilares da inovação e da criatividade para a sua empresa”, que você pode fazer o download clicando no arquivo abaixo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?