Desenvolver habilidades de liderança é fundamental para as pessoas que estão à frente de um departamento e, principalmente, de uma empresa. Afinal, muitos dos problemas que acontecem no ambiente empresarial estão relacionados com a falta de uma liderança eficaz. Alguns empresários e gestores confundem atitudes de um líder com autoritarismo. As pessoas obedecem a ordens de chefes por medo de serem demitidas ou sofrerem sanções nas empresas. Os líderes, por outro lado, estimulam esses colaboradores a serem cada vez melhores. Por isso, conhecer habilidades de liderança e desenvolvê-las é essencial para ter sucesso no ambiente empresarial, especialmente com relação à gestão de equipes. Veja quais são elas neste artigo! 1. Boa comunicação Uma das principais habilidades para um líder é a facilidade na comunicação. Há quem diga que essa é a prioridade em termos de coisas que uma pessoa precisa desenvolver para ser uma boa liderança. Isso porque todas as demais características vêm em conjunto com essa. Para entender a importância disso, é preciso pensar em alguns detalhes. O primeiro é que nós vendemos a nossa imagem a todo momento. Até mesmo quando vamos a uma loja as pessoas estão analisando a forma como nos comunicamos, o tom de voz, a linguagem utilizada e, simplesmente, emitem uma opinião sobre o nosso perfil. Isso acontece em todo lugar, tanto com pessoas desconhecidas como na família ou no grupo de amigos. A comunicação à qual nos referimos neste tópico não se trata apenas da utilização de palavras, mas, sim, da chamada “comunicação não verbal”, feita pela linguagem corporal. A boa comunicação deve ser estudada constantemente pelo líder, tanto em relação ao seu modo de falar quanto seus gestos e ações. 2. Equilíbrio emocional Essa é mais uma das soft skills de liderança da nossa lista. Algumas pessoas confundem o equilíbrio emocional com apatia, e isso é um equívoco. Um líder habilidoso se emociona, lamenta, critica, participa e felicita. Eles não são máquinas incapazes de reagir a estímulos e acontecimentos. Na verdade, os que são assim, geralmente, não têm um equilíbrio emocional muito bem desenvolvido. Os chefes burocráticos e antiquados não conseguem entender os estímulos psicológicos que os seus liderados emitem, tampouco têm a capacidade de controlar suas emoções e sentimentos frente a eventuais dificuldades que possam surgir no dia a dia. Por outro lado, o líder eficiente tem um bom equilíbrio emocional e manifesta emoções e sentimentos que são capazes de atingir de forma positiva o time. Ele é capaz de governar as pessoas em prol da produtividade, do bem da sua equipe e dos resultados para a empresa. Por fim, o equilíbrio emocional é o mesmo que sentir e administrar as suas emoções de forma positiva, evitando arroubos emocionais que podem prejudicar o trabalho da equipe e, principalmente, a sua credibilidade perante os seus colaboradores 3. Empatia A empatia pode ser definida como a habilidade de se colocar no lugar dos outros e entender determinados problemas ou situações pelos dois lados existentes. Essa característica é essencial para um líder, especialmente para compreender os seus clientes e os profissionais que atuam na sua empresa — e ser visto como um ser humano influenciado por seus sentimentos, hábitos, emoções e história de vida. Cuidar do capital humano de uma empresa é essencial. Portanto, colocar-se no lugar do outro pode fazer toda a diferença. A ideia por trás da empatia é tratar as pessoas da forma como você gostaria de ser tratado. O objetivo é deixar a autocracia de lado e ser mais democrático e compreensivo. 4. Facilidade de adaptação a novos cenários Outra característica importante que está entre as competências de um o líder é a facilidade de adaptação aos novos cenários. Pessoas flexíveis têm mais facilidade de se adaptar às novas realidades que ocorrem no ambiente empresarial e, até mesmo, no mercado de atuação da empresa. Quando o líder está aberto a mudanças e adaptações, ele também contagia os seus liderados com essa característica, tornando toda a equipe mais flexível. Esse elemento é muito importante e deve ser desenvolvido pelo líder. Chefes burocráticos tendem a ser pessoas menos suscetíveis às mudanças que ocorrem no mundo corporativo, e isso é um dos motivos que leva empresas sólidas e com tradição a serem excluídas do mercado de forma rápida. Quem não se adéqua às novidades é removido do seu segmento sem dificuldade. Essa adaptação a novos cenários deve vir de cima para baixo. Por mais que você tenha colaboradores que tenham esse espírito de adaptação, se ela não existir nos líderes da empresa ou, até mesmo, em você como dono, é provável que toda a empresa sofra. Nesse caso, o líder deve ser um espelho para os seus liderados, mostrando a eles a importância de serem flexíveis e estarem prontos para a mudança. 5. Capacidade de assumir responsabilidades e riscos Até mesmo os chefes mais desqualificados são obrigados a assumir responsabilidades em relação a determinados projetos e processos. Entretanto, não é exatamente a isso que estamos nos referindo quanto às habilidades necessárias de um líder. Essas pessoas devem assumir a responsabilidade perante as suas ações, o que é muito diferente do escopo formal de uma organização. O líder deve fazer isso em todas as esferas pelas quais ele é responsável — sejam elas junto aos seus liderados, à direção da empresa, aos seus clientes e fornecedores e, até mesmo, com relação ao seu mercado e a opinião pública, em alguns casos. Mais do que colocar o seu nome em documentos, o líder responde por todas as tarefas que precisam ser cumpridas até que o resultado seja alcançado, mesmo aquelas que não são executadas por ele. Assim, quando as metas e os objetivos não são atingidos, ele deve trazer para si a responsabilidade pelos resultados aquém do esperado. Essa é uma competência que tem efeitos relacionados à motivação junto às equipes. Os colaboradores, geralmente, sentem certa segurança e, até mesmo, proteção para desempenhar as suas funções de acordo com as responsabilidades que lhes são confiadas. Além das responsabilidades, os líderes precisam assumir os riscos de suas atribuições. Líderes completos colocam o seu próprio pescoço à prova para que uma meta seja atingida. Isso não é fácil, é preciso ter um grande preparo mental e emocional para lidar com as suas fraquezas e limitações, gerenciando os seus pontos fortes e fracos. Mas os riscos fazem parte do sucesso. Sem eles, é difícil atingir metas ambiciosas. Além disso, não há decisão sem riscos, e não existem líderes que são incapazes de assumir responsabilidades por suas decisões mais complexas. 6. Percepção afiada Mais uma das habilidades que um líder deve ter é a capacidade de antecipar certos problemas, e isso é conquistado graças à percepção afiada desenvolvida ao longo da sua experiência no universo empresarial. Essa habilidade de percepção deve acontecer na resolução de problemas, dúvidas, incertezas ou inseguranças quanto a determinados padrões ou acontecimentos que podem se revelar no futuro. Esse tipo de competência, naturalmente, pode se manifestar de forma mais apurada ou abrandada nas pessoas. Nem todos nascem com a habilidade para desenvolver uma grande percepção ou estado de alerta. Entretanto, ela é uma das aptidões mais relevantes de um líder. Por isso, é importante estar sempre aberto aos estímulos que acontecem diariamente na empresa, que podem demonstrar sinais de problemas e oportunidades e que devem ser absorvidos. O líder pode desenvolver esse senso para que tenha abertura em relação a diversos fatores que acontecem diariamente dentro da sua empresa, entre eles: a manifestação de colaboradores, suas sugestões, conversas ou críticas; a recepção de dados e informações sobre fatos que cheguem até o seu conhecimento; a conversa com departamentos e outros líderes de empresas que estão no seu segmento de mercado; a análise das tendências e inovações que podem ser interessantes na sua área de atuação. A percepção, de fato, é uma faculdade mental que pode ser desenvolvida por pessoas mais abertas a receber esse tipo de informação. Ela pode ser equiparada à disponibilidade e à tolerância de uma pessoa que exerce função de liderança. Chefes e administradores centralizadores jamais seriam capazes de desenvolver esse tipo de habilidade. Afinal, falta sensibilidade e, principalmente, a ideia de que eles não são os donos da verdade, que o mundo muda com frequência e o seu mercado também. Logo, não conseguem estar abertos para perceber eventuais elementos que podem afetar positivamente ou negativamente a sua empresa. Precisamos deixar claro que a percepção não se trata de algo extrassensorial ou uma visão mágica. Ela tem mais relação com a habilidade de observar os elementos que estão ao seu redor e verificar as formas como eles podem impactar seu trabalho, a equipe e a empresa como um todo. 7. Comprometimento Muito se fala na diferença entre ser líder e ser chefe. Na prática, o conceito se distingue na capacidade que uma liderança tem de estar mais próxima da equipe, de oferecer suporte para as distintas demandas e de contribuir para que a área tenha mais autonomia. Assim, o dia a dia de trabalho funciona de um modo que as decisões são tomadas sem hierarquização, com todos sendo participativos e estratégicos de acordo com as suas funções. No caso do comprometimento, temos uma habilidade de liderança no momento de delegar tarefas. Qualquer pessoa pode repassar atividades para os outros membros de um time. No entanto, o líder que conta com habilidades específicas para exercer seu trabalho precisa se envolver no que é delegado. Assim, entende como aquelas funções impactam os resultados do negócio e também está caminhando lado a lado para alcançar o objetivo da empresa. Dessa forma, periodicamente é preciso ter o conhecimento sobre o que cada pessoa tem tocado, os desafios enfrentados, prazos repassados e prazos que realmente seriam precisos para concluir a atividade, entre outros pontos. 8. Escuta ativa Escuta ativa, como o próprio nome já sugere, se refere ao processo em que a liderança é capaz de ouvir, entender e estabelecer planos de ação para as questões trazidas pelo colaborador. Não basta apenas ter um tempo disponível em sua agenda para conversar sobre diferentes tópicos, mas sim traçar objetivos junto ao profissional para que ele realmente tenha o senso de pertencimento e consiga fazer as suas entregas de forma mais simplificada. Para que a liderança possa desenvolver a escuta ativa e, assim, uma liderança positiva, algumas práticas podem ser implementadas, como: fazer o uso de perguntas mais abertas a fim de que a equipe possa desenvolver mais o raciocínio e trazer demandas que contribuam para melhorar o trabalho como um todo; escutar as respostas trazidas com atenção, de modo que possa sugerir ações concretas para as atividades; confirmar o que estudou, trazendo as percepções da interpretação feita; oferecer feedback para o interlocutor sempre que for possível, entre outros. 9. Criatividade A criatividade é importante para o papel de liderança por conseguir fazer com que as pessoas se inspirem mais no cotidiano e adotem ideias mais inovadoras. Para desenvolver esse aspecto, sugerimos algumas dicas práticas: ter sempre uma mentalidade de crescimento, entendendo onde o time está e onde pode chegar, bem como traçando metas para que isso aconteça; participar de diferentes experiências, seja com as pessoas da sua área, seja com pessoas de outros times (o que contribui para ter uma visão diferente de processos, por exemplo); investir mais na leitura de diferentes tópicos, de modo que possa constantemente aprender; cuidar tanto da saúde física quanto da mental, uma vez que vai impactar o desenvolvimento da criatividade; aprender com os erros e entender como eles poderiam ter sido evitados; investir nos estudos, entre outros. Por fim, podemos concluir que essas são as principais habilidades de liderança que você precisa desenvolver. Com elas, você certamente conseguirá inspirar a sua equipe a atingir as metas e os objetivos que foram definidos pela empresa, além de cultivar um relacionamento mais amigável e produtivo com todos os seus liderados. Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre outros assuntos relevantes para o sucesso do seu negócio? Para tanto, confira um outro post que preparamos. Nele, mostramos 5 dicas para criar uma página da sua empresa na internet.
Já ouvi falar em community commerce? Essa é uma estratégia que tem o objetivo de construir um relacionamento entre os criadores de conteúdos e os clientes, fazendo com que eles falem e vendam os seus produtos. Essa ação pode acontecer tanto por meio de mala direta, em que as pessoas produzem conteúdos e ganham descontos e vale-compras, como também pode ocorrer de forma indireta. Nesse caso, o próprio público tende a viralizar determinado produto/marca nas redes — algo que tem se tornado frequente no TikTok, por exemplo. Assim, em pouco tempo, a publicação é viralizada. Quer entender melhor sobre o community commerce? Então, não deixe de ler todos os tópicos que preparamos ao longo do artigo! Como o community commerce pode ajudar as empresas? O community commerce é uma solução para as empresas que desejam se conectar às pessoas por meio de anúncios de produtos/serviços em que elas acreditam e que entretêm o seu público. Isso porque se consegue criar conteúdos da própria empresa na internet — e não apenas descrever os produtos. Por isso, essa ação é uma tendência nas organizações que desejam atrair um público cada vez mais segmentado e que tem o perfil da sua marca. Um exemplo de communy commerce é quando uma pessoa clica em um hotsite de uma determinada empresa para se cadastrar e criar sua loja de vendas online. A partir disso, é gerado um link no qual é possível enviar para quem desejar, seja amigo, familiar ou até mesmo publicar em suas redes sociais. Quando um indivíduo clica nesse link, automaticamente é direcionado para a loja virtual e ganha X% de desconto para realizar sua compra. Esse amigo que fez a compra também é convidado para ter sua loja online. Isso faz com que o hotsite da empresa viralize em pouco tempo, contribuindo para que a marca seja disseminada em diversos locais do país, aumentando assim a propaganda e o rendimento do negócio. Como aplicar o community commerce? Agora que você já sabe o que é community commerce, que tal descobrir quais são as principais dicas para aplicar essa estratégia na sua empresa? Confira a seguir! Seja autêntico O primeiro passo para aplicar o community commerce é ser autêntico, ou seja, os conteúdos postados precisam ser divulgados nas redes sociais da sua marca de forma legítima e natural, sem serem meras cópias de outras empresas. Assim, a partir de um sentimento mútuo de conexão e pertencimento emocional entre os clientes e a marca, é possível chamar ainda mais a atenção dos consumidores para os conteúdos que estão sendo produzidos nas redes sociais. Ao combinar elementos como conteúdos autênticos e conexão, é possível inspirar outras pessoas a descobrirem mais posts exclusivos que o ajudem a influenciar na hora de tomar a decisão sobre a compra de determinado item. Aposte no entretenimento Investir em assuntos engraçados e divertidos faz toda a diferença para os empreendedores que desejam colocar em prática o community commerce. Isso porque boa parte das pessoas que usam as redes sociais, como Tik Tok, querem consumir conteúdos leves e divertidos, que as ajudem a ver a vida de uma forma mais leve. Por meio do apoio de especialistas em estratégias de marketing, por exemplo, é possível pensar em formas de entretenimento que estejam ligadas ao seu negócio e que ajudem os usuários da plataforma a ficarem cada vez mais interessados em adquirir os produtos disponíveis na sua empresa. Acompanhe as tendências Ficar de olho nas tendências do momento também é essencial para fazer o seu vídeo viralizar nas redes sociais e atingir um público ainda maior. Para isso, é preciso estar sempre de olho nos “trends” do momento, ou seja, aqueles vídeos que você sempre vê todo mundo fazendo ao mesmo tempo na sua rede social e que em pouco tempo já têm milhares de visualizações. Quando você consegue acompanhar essas tendências, fica mais fácil conseguir destacar sua organização no mercado de atuação. Isso porque o vídeo postado em sua rede social também poderá ser compartilhado por milhares de pessoas, em diversas plataformas digitais. Além disso, essa é uma excelente estratégia para conseguir atrair ainda mais clientes que se identificam com a sua marca. Faça parcerias com influenciadores digitais Certamente, você já ouviu falar em influenciadores digitais, não é mesmo? Como o próprio nome sugere, essas pessoas têm o poder de influenciar outras sobre determinado assunto, produto ou serviço que elas já utilizaram ao longo de sua vida. Quanto mais conhecido for esse profissional, maiores são as chances de ele conseguir atingir um público maior e incentivar o poder de compra de determinado item. Muitos desses influenciadores também utilizam os produtos para mostrar ao público se ele realmente é bom ou não e se cumpre com o prometido. Essas pessoas costumam divulgar passo a passo de todo o processo, fazendo com que o usuário crie uma conexão e proximidade com aquela marca. A partir disso, esses profissionais começam a ganhar a confiança dos seus seguidores. E quando você investe na parceria com um influencer, fica mais fácil para os clientes confiarem ainda mais na qualidade dos produtos ofertados pelo seu empreendimento. Mas não esqueça que é preciso fazer parcerias com influencers que tenham um público semelhante ao da sua empresa. Caso contrário, a sua estratégia de marketing pode não surtir o efeito esperado. Use a tecnologia Usar a tecnologia como sua aliada no processo de community commerce faz toda a diferença para encantar ainda mais o seu público-alvo. É preciso investir em recursos de edição de vídeo, filtros e efeitos especiais para garantir que o material fique ainda mais divertido e interativo. No mundo virtual, as pessoas gostam de estar sempre inovando com as ferramentas que dão mais praticidade na divulgação dos vídeos e os deixam ainda mais a cara da empresa. Assim, se você contar com o apoio de um influencer digital para fazer os vídeos sobre os seus produtos, ele também poderia usar elementos que tenham alguma relação com sua marca, seja um slogan, uma frase de efeito etc. Por meio dessa associação, fica mais fácil para a clientela lembrar do que o influenciador falou sobre a sua experiência com determinado produto para cabelo vendido pela sua empresa, por exemplo — o que aumenta as chances de efetivar a compra no estabelecimento. Adotar essas dicas na aplicação do community commerce é essencial para conseguir atrair ainda mais clientes para o negócio. Isso porque o processo acontece de forma leve, sem precisar "forçar a barra” para fazer com que as pessoas comprem no seu empreendimento. Por meio dessa ação, o engajamento é algo natural, que faz o seu público curtir, comentar e compartilhar a publicação com os amigos, conhecidos e familiares — e, consequentemente, se tornar cliente da sua empresa. Mas para que o community commerce seja efetivo, não esqueça de ser autêntico, apostar no entretenimento, acompanhar as tendências, fazer parcerias com influenciadores digitais e usar a tecnologia ao seu favor. Dessa forma, será possível se destacar no mercado de atuação e alcançar o sucesso. Gostou de entender melhor sobre o assunto? Então, que tal conferir o nosso próximo artigo para descobrir a importância de identificar tendências no mercado? Não deixe esta oportunidade passar!
Contratar influencers é uma alternativa que pode proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Afinal, essas pessoas possuem seguidores em redes sociais e que têm grande tendência a adquirir produtos e serviços de determinado segmento. Nesse sentido, eles são uma grande estratégia de marketing para o seu negócio. Por outro lado, para que essa tática realmente funcione, é essencial que você saiba como contratar essas pessoas. Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo completo sobre o assunto. Nele, apresentaremos como é o trabalho desses profissionais e as formas corretas de contratá-los. Continue lendo! A participação das redes sociais no mercado brasileiro Inicialmente, é importante entender o papel das redes sociais no mercado brasileiro. Elas proporcionaram um grande impacto nos hábitos de consumo das pessoas. Antes mesmo de elas ganharem todo o sucesso que têm hoje, muitos consumidores já tinham certo nível de tranquilidade ao efetuar compras online. Porém, segundo dados divulgados pela revista eletrônica e-commerce Brasil, as redes sociais representaram 21% das vendas realizadas em todo o ano de 2018. Além disso, o levantamento também constatou que 8 em cada 10 visitas em sites ou lojas físicas iniciaram-se em redes sociais. Os números mostram que essa é uma nova forma de vender, que vem alcançando todos os segmentos de mercado. O trabalho dos influencers nesse processo Nesse cenário de grande influência das redes sociais no consumo dos brasileiros, surgem algumas figuras fundamentais. Basicamente, são pessoas com boa capacidade de comunicação que criam perfis em redes sociais, como o Instagram, e oferecem dicas sobre variados assuntos aos seus seguidores com tendência a confiar na opinião dessa pessoa. Esse profissional é chamado de digital influencer. O trabalho dele funciona da seguinte forma: a empresa entra em contato com o responsável pelo perfil, apresenta os seus produtos e serviços e faz uma troca — que pode ser mediante pagamento em dinheiro ou envio de itens para o influencer — para que ele demonstre a marca para os seus seguidores. Os resultados dessa estratégia podem ser muito expressivos. A Influency.me publicou um case de sucesso durante o período de Black Friday. Uma empresa chamada Ikesaki obteve nada mais que 12 mil pedidos em um único dia graças à ação de seus influenciadores. Contudo, não é necessário um grande case de sucesso para entender o poder desse tipo de estratégia para um negócio. Imagine, por exemplo, uma pessoa que possui milhares de seguidores com interesse pelo assunto de acessórios para casa. Esses perfis seguem as dicas do influenciador e confiam na opinião dele. Agora, suponha que você tenha uma empresa que forneça esses produtos e convide o influenciador para uma campanha de marketing em sua loja. Acredite: os resultados podem ser consideráveis. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que você saiba escolher bem os seus influenciadores. Isso é o que demonstraremos no próximo tópico. As formas de contratar influencers para o seu negócio Agora que você entendeu o poder das redes sociais para o consumo de modo geral e como os influenciadores têm um papel crucial nesse processo, mostraremos como você pode contratar esses profissionais. Acompanhe! Conheça bem o seu público-alvo Nenhuma estratégia de publicidade — por mais simples que possa parecer, como distribuição de panfletos na rua — terá efetividade, se você não conhecer a fundo o seu público-alvo. Alguns empresários até fazem isso sem essas definições. No entanto, eles estão simplesmente jogando dinheiro na fogueira e verão pouco ou nenhum resultado em seus esforços. Quando se pensa em contratar influencers para divulgar um negócio, esse conhecimento sobre o público-alvo é ainda mais importante. Isso porque os seguidores desses perfis têm características muito bem definidas, bem como gostos, medos, desejos e anseios semelhantes. Isso pode ser um grande facilitador, mas também um verdadeiro pesadelo para quem não sabe preparar-se para uma campanha de marketing. Por exemplo, imagine uma loja de roupas masculinas ou do setor automotivo — que pode ter um público mesclado, mas a maioria é predominantemente masculino — contratar um influenciador com um público predominantemente feminino. A estratégia seria totalmente fracassada. Os interesses são completamente distintos e, mesmo que existam milhões de pessoas seguindo aquela página, elas não darão muito valor às postagens feitas por essa empresa. Por outro lado, se o mesmo negócio procura um influenciador que dá dicas para homens sobre moda, comportamento e até universo fitness, pode obter grandes resultados com a contratação. O público dos influenciadores já é muito nichado. Isso porque, se uma pessoa encontrou um perfil e decidiu segui-lo, significa que ela tem interesse pelo que está sendo exposto por aquele influencer, tendo a liberdade de abandonar a página assim que desejar. Logo, esse público é muito fiel e convicto de seus interesses. Liste possíveis influenciadores Depois de entender o seu público-alvo e definir o perfil das pessoas que pretende atingir com sua estratégia, você deve listar os possíveis influenciadores que podem ser contratados. Primeiro, é preciso ter em mente que esses profissionais não serão colaboradores do seu negócio, mas, sim, prestadores de serviços. Além disso, é interessante que você tenha várias opções de influenciadores para conseguir negociar boas condições com eles. Não é indicado ter apenas um profissional contratado para fazer divulgações do seu negócio. O ideal é manter dois ou mais, para que você possa abranger o maior número de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Além disso, quando um usuário vê mais de um influenciador que ele segue falando sobre alguma marca, isso tem um efeito ainda maior, potencializando as chances de converter a indicação em vendas. Entre em contato com o influenciador O próximo passo é entrar em contato com o influenciador. Essa é uma etapa a que você deve ter muita atenção, pois é o primeiro passo de um processo de negociação e o início de um relacionamento que pode durar alguns meses. Portanto, seja o mais profissional possível e sempre faça contato pelos canais divulgados pelo próprio influenciador. Geralmente, nos perfis, já existem as formas de contato, que podem ser por meio de um endereço de e-mail ou, até mesmo, mensagens privadas na própria rede social. Analise seus números No primeiro contato, você já deve solicitar que o influenciador envie os seus dados estatísticos de visualizações e engajamento dos seus seguidores. Isso é importante porque nem sempre um grande número de pessoas seguindo um perfil significa que é um público com interesse em determinados assuntos em especial. O que mais deve ser levado em consideração nesse aspecto é a verificação de como as pessoas interagem nas publicações do influenciador, curtindo, comentando ou compartilhando suas postagens. Obviamente, o número de pessoas que segue uma página é algo que precisa ser pesado. Porém, existem casos em que perfis com menos seguidores têm um engajamento maior para determinadas situações. Por exemplo, um influenciador local com algumas centenas de seguidores pode ser mais interessante para promover uma loja física que um perfil com milhares ou milhões de pessoas espalhadas por todo o país. Esse é o tipo de análise que você deve fazer. Procure uma agência de influencer Com o surgimento e aumento da relevância dos influenciadores digitais, surgiram as empresas que agenciam esses profissionais. O papel delas é intermediar, ou seja, ligar o profissional das redes sociais às empresas que precisam dos seus serviços. As agências de influencers podem ser interessantes para que você tenha uma espécie de assessoria na hora de escolher um profissional que esteja adequado ao perfil da sua empresa e que tenha maiores chances de fazer postagens que, efetivamente, retornem em visitas à sua loja física ou online e, finalmente, em vendas. Construa um bom relacionamento Por fim, é importante que você sempre mantenha um bom relacionamento após contratar influencers para divulgar o seu negócio. Isso deve ser visto como uma forma de parceria que, quanto mais tempo durar, mais vantagens pode proporcionar para ambas as partes. Os problemas que podem ocorrer com a contratação equivocada Sem dúvidas, contratar influencers para divulgar uma marca é extremamente interessante. Contudo, fazer isso de forma equivocada pode gerar um efeito totalmente diverso do esperado. Quando você erra na escolha, a imagem da sua marca pode ser prejudicada. Afinal, da mesma forma que as redes sociais têm a capacidade e o potencial de espalhar boas coisas sobre determinados produtos e serviços, também são capazes de disseminar características ruins de empresas e marcas. Portanto, é essencial que você sempre analise com muito cuidado o perfil dos influenciadores que farão parte do sistema de publicidade do seu negócio, principalmente analisando se eles se encaixam com o tipo de público que você pretende atingir. Dessa forma, você evita o gasto de tempo e dinheiro com estratégias ineficientes e, ainda, pode aproveitar de todos os benefícios que os influenciadores trazem para seu negócio. Por fim, podemos concluir que contratar influencers não é uma tarefa tão complexa. O mais importante é saber escolher o profissional correto e, principalmente, analisar os resultados gerados nas publicações e estratégias que foram definidas. Você pode alterar a abordagem, sempre analisando as melhores práticas para que a sua empresa venda mais. Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então, curta a nossa página no Facebook e fique de olho na sua timeline para não perder nenhuma postagem.
Saber como fortalecer uma marca pode fazer toda a diferença entre ter um negócio de sucesso ou fracassar no meio empresarial. O grande desafio, portanto, está na dificuldade de saber como fazer isso de forma eficiente e duradoura. Inserir uma marca no mercado e despertar nas pessoas o desejo pelo seu produto ou serviço não é uma tarefa simples e, de fato, poucos conseguem. Será que o seu negócio será um deles? Neste artigo, introduziremos o conceito de brand awareness e como ele pode ser valioso para o fortalecimento de sua marca. Continue lendo! O que é brand awareness? Para entender como fortalecer sua marca é importante esclarecermos o conceito de brand awareness. Você já deve ter se deparado com várias situações em que confundiu o nome de um produto com a marca que comercializa ou produz, certo? Isso é muito comum, por exemplo: uma famosa marca de palha de aço que é conhecida como o nome desse produto ou outra que fabrica sabão em pó e também tem a sua marca utilizada com frequência por muitas pessoas para se referirem ao produto, entre vários outros casos. Isso mostra muito bem o conceito por trás de brand awareness. Basicamente, ele é uma estratégia que tem por objetivo medir a percepção dos clientes em relação à sua empresa. Se traduzirmos esse termo para o português teremos as palavras “consciências de marca”, o que ajuda a entender como o gerenciamento dessa estratégia está associado aos seus próprios produtos. A aplicação de uma consciência de marca bem-sucedida favorece a sua credibilidade no mercado e, principalmente, a associação de determinados produtos à sua empresa, como os exemplos que citamos anteriormente. Nesse sentido, o aparecimento de sua marca ou slogan em alguma campanha de marketing causa um aumento na receptividade do cliente quanto às suas soluções. Quanto maior for essa métrica, menor será a necessidade de investimentos para atração de eventuais consumidores e a transformação deles em clientes fiéis. Essa prática proporciona alguns benefícios além da simples lembrança ou associação de uma marca a determinado produto. Veja quais são eles! Aumento nas vendas Um dos primeiros benefícios percebidos com a aplicação da consciência da marca é o aumento no número de suas vendas. Como o consumidor percebe uma determinada necessidade e busca produtos e serviços para saná-las, na maioria das vezes ele tem em mente algumas marcas de referência. Nesse contexto, uma empresa que é mais lembrada pelo seu público terá resultados em vendas consideravelmente melhores que outras que são pouco recordadas. Essa lembrança faz com que as pessoas tenham mais confiança na qualidade de determinados produtos ou serviços. A partir de então, a concretização da venda se torna mais fácil de ser realizada. Elevação do alcance da marca Como o objetivo principal desse conceito é fazer a marca ficar mais conhecida, é inevitável e bem natural que o alcance dela também se multiplique. Todo empreendimento precisa expor a sua marca a todo momento para fazer com que ela esteja presente no dia a dia dos seus consumidores. Para isso acontecer é necessário um esforço contínuo de exposição nos meios de divulgação mais utilizados pelo seu público, sejam eles do universo online ou offline. Consequentemente, com essa amplitude de divulgação ocorrerá uma elevação do próprio alcance da sua marca atingindo ao máximo todos os seus potenciais consumidores. Aplicação de preços mais elevados que a concorrência Outro benefício atribuído às empresas que trabalham o brand awareness é a possibilidade de aplicação de preços razoavelmente mais elevados que a concorrência. Isso acontece devido a consagração que seus itens já possuem frente aos consumidores. Na mente do cliente, não há problema em pagar um pouco mais caro por um produto que tem certa garantia de qualidade. Entretanto, mesmo com esse conceito bem desenvolvido, é importante ter muito cuidado na hora de fixar o preço de venda de um item. O fato de um cliente associar determinados produtos ou serviços à sua marca não fará com que ele pague muito mais caro por eles se for possível encontrá-los na concorrência. Isso pode, na verdade, produzir marketing negativo para sua empresa e atribuir a ela uma imagem de solução mais cara e inacessível Nesse contexto, essa possibilidade de aplicação de preços mais elevados deve ser observada com muito cuidado para não inviabilizar suas vendas e colocar a perder toda a imagem de sua marca que foi sendo construída ao longo de meses ou até mesmo anos. Aprimoramento das estratégias de marketing Por fim, quando uma marca é muito conhecida pelo seu público-alvo, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de marketing eficiente e que seja capaz de alcançar o maior número de pessoas possível. Para entender isso é muito simples. Afinal, quando uma parte significativa dos seus consumidores têm lembranças positivas de sua marca, seus produtos e seus serviços, essas percepções podem ser aproveitadas para serem aplicadas em uma campanha de marketing que reforça esse vínculo. Por outro lado, empresas que não têm marca fortalecida e consolidada podem ter certa dificuldade para desenvolver esse nível de exposição e se destacar frente ao seu mercado. Outra consequência positiva da aplicação desse conceito e de saber como fortalecer a sua marca é a economia que você terá em suas estratégias de marketing. Como mencionamos, o fato de ter pessoas que guardam na mente os seus produtos e serviços possibilita um aumento no número de vendas sem grandes desforços de publicidade como anúncios e outros meios de divulgação. Como aumentar o seu brand awareness? Como você pode perceber, a utilização do brand awareness em uma empresa proporcionar benefícios muito interessantes. Muitos deles contribuirão para o sucesso e crescimento do seu empreendimento decorrente do aumento de vendas. Pensando nisso, é importante que você saiba como implementar esse processo em sua empresa. Para tanto, mostraremos como fazer isso seguindo algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática a partir de agora. Continue lendo! Criar novas experiências para o público Talvez a estratégia mais importante do brand awareness está relacionada à comunicação com o seu público. Se você é capaz de produzir conteúdos incríveis e produtos de extremamente qualidade, mas que não sejam capazes de criar experiências únicas e diferentes para o seu consumidor, tudo será em vão. Dessa forma, é essencial identificar o que os seus clientes esperam da sua empresa e fornecer conteúdos e soluções que resolvem problemas reais do dia a dia e criam experiências únicas. Fazer parcerias com influenciadores Outra estratégia interessante para desenvolver a consciência de marca em uma empresa é fazer parcerias com influenciadores digitais. Eles são pessoas que têm um número considerável de seguidores em suas redes sociais, que dão valor às suas orientações e dicas. Os influenciadores digitais têm muita credibilidade com o seu público. Logo, quando eles falam de alguma marca ou produto, é natural que a sua autoridade faça com que muitas pessoas tenham interesse em conhecer as suas soluções. Consequentemente, os seguidores desses influenciadores digitais enxergarão a sua marca como uma fornecedora de produtos confiáveis, favorecendo em muito o momento da decisão de compra. Vale a pena mencionar que os influenciadores digitais atuam no momento do primeiro contato de uma pessoa com sua marca. As ações que precedem o momento da compra são de responsabilidade da própria empresa. Nesse caso, você já conquistou cliente e cabe à sua equipe a adoção de métodos para fidelizar esse consumidor em seu estabelecimento. Invista em sua presença digital Atualmente, é praticamente impossível imaginar uma empresa que quer desenvolver a consciência de sua marca em seus consumidores e não investe em presença digital. As redes sociais vêm dominando diversos segmentos de mercado, e se você não abrir os olhos para essa necessidade sua empresa correrá um sério risco de ser excluída do seu mercado. A boa notícia é que ter presença digital não é algo tão complicado. As plataformas que possibilitam essa interação são gratuitas, e o investimento fica por conta do desenvolvimento de perfis profissionais e de conteúdos que, efetivamente, geram valor para o seu consumidor e que farão com que ele sinta desejo em ir até o seu estabelecimento e fechar o negócio. Patrocinar eventos e projetos Apesar de as ações para colocar sua empresa na internet serem de extrema importância para o desenvolvimento do conceito de brand awareness, a participação em eventos relacionados ao seu nicho de atuação também é uma estratégia que favorece a percepção de seus clientes com relação a sua marca. Isso acontece em dois momentos. O primeiro, durante a participação do evento e especialmente com o público que está naquele mesmo ambiente. Essa apresentação de sua marca, de fato, será restrita à quantidade de pessoas que participa daquele momento. Por outro lado, durante e após a realização desses eventos ou projetos você pode fazer um trabalho em suas redes sociais mostrando que a sua marca esteve presente. Isso pode ser feito por meio de postagens instantâneas no Instagram ou vídeos para serem postados nos dias seguintes. Por fim, é importante ter em mente que a adoção dessas estratégias deve estar em perfeita conformidade com o seu público-alvo para que elas tenham o potencial de gerar o resultado esperado, que é saber como fortalecer sua marca e impressionar os seus consumidores. Se você gostou dessas estratégias e dicas e quer ficar por dentro de todas as nossas postagens, siga os perfis do Sebrae-PE nas redes sociais. São eles: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.