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Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Turismo de sol e praia: 5 estratégias para destinos competitivos

Descubra como o turismo de sol e praia conquista os viajantes e por que estratégias criativas importam para destacar sua empresa em um mercado competitivo.

· Atualizado em 17/12/2024
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O turismo de sol e praia é um dos segmentos mais explorados pelas agências no Brasil. Logo, é natural existir muita concorrência nesse mercado, especialmente para as empresas que atuam em regiões litorâneas. A busca pela diferenciação nesse cenário deve ser constante para quem deseja continuar atuando com esse tipo de atividade

Como é um universo tão disputado, para ter sucesso nele é importante adotar estratégias muito bem estruturadas. Agências de turismo, gestores de destinos e empreendedores do setor precisam se destacar, oferecendo experiências únicas e irresistíveis para os viajantes.

É sobre isso que discutiremos neste artigo. As 5 dicas práticas deste conteúdo podem fazer toda diferença no seu negócio. Vamos juntos!

Popularidade do turismo de sol e praia

Os destinos de praia e sol são os mais vendidos nas agências de turismo. É o que mostram os dados do governo. Além disso, temos a informação de que o Brasil é o segundo destino internacional preferido dos americanos, o maior mercado de turismo do mundo.

Esses dados indicam a popularidade crescente dessa modalidade. Não é difícil entender o motivo disso, ainda mais no Brasil. Nosso país tem algumas das mais belas praias do mundo. Inclusive, muitas delas estão situadas em Pernambuco. De janeiro a agosto de 2023, o estado registrou um aumento de 13,7% na receita nominal do setor de serviços turísticos, com um crescimento de 2,6% no volume de atividades turísticas. Um exemplo notável são os destinos do arquipélago de Fernando de Noronha e Porto de Galinhas.

De fato, estamos diante de um mercado gigantesco, o que atrai muitas empresas interessadas em atuar nesse segmento. Durante a alta temporada, nos meses de dezembro à março, o segmento injetou mais de R$ 2 bilhões na economia do estado. Quem não adota práticas para se diferenciar da maioria pode ficar esquecido, perdendo muitas oportunidades todos os anos.

Estratégias para turismo de sol e praia

Após compreender os números desse mercado e seu impacto, apresentaremos as estratégias para se diferenciar no mercado de turismo de praia e sol. Veja nos próximos tópicos!

1. Entenda o perfil do turista

O primeiro passo é entender quem são os turistas que visitam — ou poderiam visitar — o destino. Pergunte-se: o que eles buscam? Famílias geralmente procuram segurança, atividades divertidas para crianças e uma boa infraestrutura.

Por outro lado, os jovens podem se interessar por festas, esportes aquáticos, entre outros e oportunidades para socializar. Em alguns casos, muitos nem se importam muito com uma estrutura mais simples. Casais tendem a buscar destinos românticos e tranquilos.

E como conhecer esses dados? Simples, estudos de mercado, feedback de visitantes e até observações básicas podem ajudar a traçar esses perfis. Conhecer o turista significa oferecer exatamente o que ele quer, criando uma conexão mais forte com o destino.

2. Analise as demandas

Ao entender o perfil dos turistas, você terá informações suficientes para analisar as demandas e expectativas dos potenciais clientes. Por exemplo, imagine que um grupo de usuários têm um desejo maior por conforto. Nesses casos, é possível adequar as suas ofertas de pacotes com hotéis melhores, ou ainda, oferecer comodidades de transporte.

As demandas dos consumidores também podem ter relação com os destinos. Se detectar que determinado perfil de turista tem uma preferência momentânea por praias próximas de grandes centros, seus pacotes podem ser ajustados para ofertas de locais mais próximos de Recife, como a Praia de Boa Viagem, Pina ou Carneiros.

Por outro lado, um grupo distinto poderia ter um desejo por um local mais afastado, com maior conexão com a natureza. Nesse caso, pacotes para Fernando de Noronha podem ser uma boa escolha. Enfim, o segredo aqui é conhecer bem o seu público e ajustar as demandas conforme as necessidades deles.

3. Segmente o público

Nem todos os turistas buscam o mesmo tipo de experiência. Nesse sentido, a segmentação de público pode fazer toda a diferença. É importante dividir os potenciais clientes em grupos com características semelhantes — idade, interesses e, até mesmo, orçamentos.

A partir do momento que você tem esses dados, pode criar campanhas direcionadas para esse perfil de usuário. Essa é uma das formas mais eficientes de se conectar com um público específico. Ao apostar na segmentação, suas estratégias de marketing se tornam focadas, evitando enviar anúncios para pessoas que não teriam interesse no destino.

Imagine que sua agência comercializa um pacote de viagem para Recife, com hospedagens próximas à Praia de Boa Viagem. Suponhamos que durante o período da estadia, esteja acontecendo algum evento com música. O perfil de turista interessado nesse tipo de pacote seriam jovens solteiros ou casais de namorados, que fazem faculdade e estão de férias.

Se os seus anúncios focarem num público de pessoas casadas e com filhos, certamente a campanha será um fracasso. Afinal, esses turistas estariam interessados em destinos mais tranquilos e menos badalados.

Portanto, a segmentação de público facilita essa separação. Assim, é possível ofertar a solução ideal para o público correto.

 4. Crie experiências personalizadas

Hoje, o turista quer mais do que apenas um belo cenário. Ele deseja experiências únicas que não encontrará em outro lugar. Por isso, se quiser se diferenciar, precisa pensar em atividades que valorizem o destino e envolvem o visitante de forma imersiva.

Um exemplo bem legal são as trilhas guiadas por nativos. Aulas de culinária local ou passeios de barco também são experiências personalizadas e imersivas. Somado a isso, você também pode explorar outras opções turísticas do local que não estão totalmente ligadas à praia.

Passear por museus locais, conhecer a cultura da cidade ou do estado, visitar oficinas de artesanato, entre outras opções, são ideias interessantes. Essas alternativas podem ser trabalhadas em momentos em que não é possível ficar na praia, como no período da noite, após o jantar.

A personalização também pode estar presente em detalhes, como oferecer brindes temáticos ou criar um atendimento mais próximo. Tudo isso contribui para tornar a viagem memorável e uma experiência inesquecível.

5. Foque na sustentabilidade

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade no turismo. Atualmente, as pessoas têm buscado cada vez mais agências de viagem que se preocupam com o meio ambiente e práticas sustentáveis.

Nesse sentido, para se diferenciar no mercado, você precisa investir em ações concretas que incentivem os viajantes a cuidarem da preservação das praias e da cidade na totalidade. Além de beneficiar o planeta, essas iniciativas atraem um público engajado, que valoriza experiências responsáveis.

Épocas sazonais e como superá-las

Quem trabalha com turismo de sol e praia sabe que as épocas sazonais podem ser um desafio. Durante o verão ou feriados prolongados, é fácil atrair turistas, já que muita gente planeja viagens para aproveitar o sol. Mas e o resto do ano? Como manter o destino atrativo quando a temporada "quente" acaba?

Não se preocupe, pois existem formas simples e muito eficientes de driblar a sazonalidade para manter o movimento. Veja logo abaixo!

Crie atrativos além da praia

Se o destino for conhecido só pela praia, pode ser complicado atrair turistas em épocas de clima menos favorável sem as táticas certas. A solução para esses casos é ampliar o leque de atividades!

Pense em eventos culturais, festivais gastronômicos ou esportes que não dependam tanto do clima. Ofereça pacotes para visitas a feiras com artesanato local, uma corrida temática ou até um festival de música. Além de atrair visitantes, essas iniciativas também acabam envolvendo a comunidade local.

Aposte no turismo de experiência

Ofereça algo que o turista possa vivenciar apenas no seu destino. Isso pode incluir passeios históricos pela região, trilhas ecológicas ou até oficinas com moradores locais, como aulas de culinária ou dança típica.

Mesmo fora de temporada, essas oportunidades chamam a atenção daqueles que buscam viagens diferentes. Afinal, quem resiste a um fim de semana aprendendo a fazer pratos típicos ou explorando cantinhos escondidos do litoral?

O estado de Pernambuco, em especial, é cheio dessas experiências inovadoras. Por exemplo, em Triunfo, os turistas podem reviver a herança dos antepassados, ouvindo cânticos de trabalho e poesia, além de contos e causos nordestinos.

E como não mencionar a belíssima e cheia de história cidade de Olinda, um local com uma arquitetura antiga, que começou a ser erguida no comecinho da história do nosso país e que ainda preserva várias construções da época. As opções são muitas, basta um pouco de criatividade para criar pacotes que chamarão a atenção dos clientes em qualquer época do ano.

Invista em promoções atraentes

Preços acessíveis são sempre um atrativo. Em períodos de baixa temporada as campanhas promocionais podem ser um grande aliado para manter o faturamento do seu negócio com uma certa consistência. Portanto, sempre considere oferecer descontos em pacotes, brindes para reservas antecipadas ou até promoções para grupos maiores.

Mas, tenha cuidado! Calcule muito bem o custo dos serviços oferecidos antes de promover algum tipo de desconto. Às vezes, na tentativa de atrair clientes, você pode cometer erros que geram prejuízos, o que é muito pior do que ficar sem vender.

Atenção ao público local e regional

Nem todo turista vem de longe. Muitas vezes, moradores da região ou de cidades próximas estão em busca de uma escapada rápida. Em muitos casos, essas pessoas dispõem de um fim de semana ou feriado prolongado, o que pode ser aproveitado estrategicamente.

Invista em divulgar o destino para o público local, oferecendo pacotes de curta duração ou até opções de "day use" para quem quer aproveitar sem pernoitar. Esse tipo de abordagem ajuda a manter o fluxo de caixa positivo, mesmo nos meses mais calmos.

Adapte a comunicação

A sua forma de comunicação faz toda a diferença nos meses de pouco movimento. Nessas épocas, é interessante valorizar o que o período tem de especial. Pode ser o clima mais ameno, as praias menos movimentadas ou até preços mais acessíveis.

Você pode criar uma campanha de marketing convidando o turista a conhecer melhor uma praia que estaria mais movimentada, mas que em determinada época do ano é tranquila. Nesse caso, focado em atrair aquelas pessoas que desejam viajar para descansar e aproveitar um clima menos quente que no auge do verão.

Faça parcerias estratégicas

Por fim, é possível fazer parcerias estratégicas para driblar os períodos de baixo movimento. Isso inclui alguns fornecedores, como hotéis, empresas de transporte e restaurantes. Esses parceiros podem oferecer descontos e contribuir para as promoções elaboradas pela sua agência.

Outra estratégia interessante é fazer alianças com influenciadores digitais. Essas pessoas podem ajudar na divulgação dos seus pacotes para todo o Brasil. Também é possível firmar parcerias estratégicas com instituições de cultura e educação.

Nesse caso, vocês podem elaborar programações em conjunto para atrair um público específico. Principalmente, pessoas que estão próximas às cidades em que você pretende atuar.

Desafios do turismo de sol e praia

Além das dificuldades relacionadas aos períodos fora de temporada, o setor de turismo de praia e sol também enfrenta outros desafios. Veja mais nos próximos tópicos!

Impacto das mudanças climáticas

Uma ameaça constante aos destinos turísticos litorâneos são as mudanças climáticas. Questões como a elevação do nível do mar e o aumento de eventos extremos podem prejudicar a infraestrutura turística e afetar diretamente a experiência do visitante.

Em maio de 2022, milhares de cidadãos foram afetados pelas fortes chuvas no estado, causando até a morte de 132 pessoas. Além de todo impacto para a população, eventos desse tipo prejudicam a estrutura de turismo do local, o que também pode prejudicar a vida de quem vive desse mercado.

Para mitigar esses impactos, é importante sempre divulgar e conscientizar os viajantes sobre a importância das medidas de sustentabilidade. Além disso, políticas públicas voltadas à preservação ambiental devem ser fortalecidas para garantir a proteção das praias e das áreas costeiras.

Segurança e bem-estar dos turistas

Outra preocupação constante das empresas que atuam no setor de turismo de praia e sol é a segurança e bem-estar dos viajantes. Nesse sentido, é importante sempre pensar em medidas para assegurar que as pessoas e seus bens estejam sempre protegidos, livres de pessoas mal-intencionadas que podem estar em qualquer lugar.

Saturação do mercado

A concorrência desse segmento é ampla e a tendência é que o número de empresas cresça com o passar dos anos, principalmente com a crescente alta do faturamento do mercado de turismo.

Por isso, medidas como oferecer uma experiência personalizada ou opções que vão além da praia são excelentes estratégias para se destacar e fugir desse problema relacionado à saturação do mercado.

Não há desafio que não seja vencido com estratégias de diferenciação bem aplicadas. Agora que você as conhece, é hora de colocar a mão na massa e começar a aplicar no seu negócio. Com o tempo, verá os resultados, que serão traduzidos em aumento do faturamento e lucratividade.

Se você tem dúvidas sobre como implementar essas 5 estratégias para turismo de sol e praia, não se preocupe. Entre em contato agora mesmo com o Sebrae/PE que nós podemos te ajudar.


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