this is an h1

this is an h2

Mon Oct 30 14:50:20 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Como desenvolver uma estratégia de desconto para os clientes?

Assim como qualquer estratégia empresarial, a iniciativa de oferecer descontos para os clientes exige estudo e planejamento. Saiba mais neste material!

· 30/10/2023 · Atualizado em 30/10/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Independentemente da ação de marketing que você vem cogitando implementar no seu negócio, existe a indiscutível necessidade de estudar a sua base de clientes, com o objetivo de entender o atual momento em que ela está e de aplicar as medidas que surtirão efeitos mais positivos para o seu público. Ao buscar compreender como dar descontos para os clientes, o processo não é diferente.

Afinal, estamos abordando uma estratégia que envolve o orçamento do empreendimento — que nem sempre dispõe de um volume considerável de recursos — e que exige cautela para identificar qual será a margem de lucro da organização. Apenas considerando esses fatores-chave, será viável começar a planejar ideias de promoções para chamar clientes — sejam aqueles já pertencentes à sua base, sejam novos consumidores.

Pensando nisso, nós elaboramos este material para que você confira as boas práticas que devem ser adotadas nesse cenário. Vamos lá?!

Conheça o preço de custo dos seus produtos/serviços

Avaliar o preço de custo dos seus produtos/serviços é uma medida que não pode ser deixada de lado. Por meio dessa análise, uma pequena empresa terá a oportunidade de identificar a sua margem de lucro e, assim, de estudar as possibilidades de implementação de promoções e de concessão de descontos cogitáveis.

Portanto, comece fazendo um levantamento de todos os gastos diretos e indiretos envolvidos na produção dos materiais de fabricação da sua solução ou estude quanto custa — para a organização — a prestação do serviço disponibilizado ao público. Inclusive, diferentemente do que muitos empreendedores pensam, chegar a esses valores não implica cálculos complexos.

O primeiro aspecto a ser levado em conta é a margem sobre o custo. Então, você precisa apenas acrescentar um percentual sobre a quantia gasta para lançar aquele produto e/ou serviço ao mercado, o que vai auxiliá-lo a descobrir o preço mínimo final que precisaria ser cobrado.

No mesmo sentido, outros fatores também devem ser analisados, como:

  • os preços praticados pela concorrência;
  • os fornecedores com os quais o seu negócio conta atualmente;
  • o valor agregado da solução disponibilizada pelo seu empreendimento;
  • a qualidade dos insumos empregados etc.

Levante todas essas informações para garantir um valor final justo e que "abra espaço" para a concessão de descontos para clientes que sejam verdadeiramente atrativos para a base. Ou seja, certifique-se de que a implementação desse tipo de iniciativa não vai causar prejuízos ao lucro da empresa — que é um dos principais componentes a serem levados em conta quando se trata de crescimento organizacional.

Estude a sazonalidade dos produtos/serviços

A sazonalidade é um tópico essencial para qualquer empresa, independentemente no nicho de atuação. Na prática, se o período de alta demanda de um determinado item estiver chegando, naturalmente, a época em que as vendas tendem a aumentar se aproxima. Então, você concorda que não faz muito sentido aplicar um desconto no preço da solução nesse momento, já que as pessoas provavelmente vão procurá-la com intenção de compra? Pois é!

Agora, se o período de grande demanda já tiver passado, é hora de os empreendimentos cogitarem o investimento em promoções atrativas, justamente porque o volume de vendas tende a reduzir bastante. Quer um exemplo prático aplicável à realidade de praticamente qualquer consumidor? Pense na Páscoa!

Nos dias que antecedem o domingo comemorativo, os ovos de chocolate se encontram a preços relativamente mais altos. Depois, no entanto, a mercadoria remanescente tende a ser comercializada a valores mais atrativos, pois a procura cai de forma natural. Percebe esse movimento de oscilação?

É claro que, em alguns casos, já não é tão simples identificar a sazonalidade, o que gera a necessidade de avaliar as informações provenientes do próprio negócio. A partir do momento em que a equipe levanta todos os dados a respeito das vendas, torna-se viável reconhecer qual é o período em que há uma saída maior de produtos e/ou serviços e quais são aqueles intervalos de tempo nos quais há menos oportunidades. Aí, nesse último cenário, a concessão de descontos para os clientes funcionaria como um atrativo para que as vendas decolassem em uma época normalmente mais difícil.

Monte kits de produtos

A estratégia de concessão de descontos para clientes também pode ser aplicada a kits de produtos. Inclusive, é recomendável adotar algumas boas práticas na montagem, incluindo:

  • a seleção de produtos que se complementam, de modo que, naturalmente, seja despertado o interesse do público-alvo em adquirir ambas as soluções (lembre-se de que, caso a escolha seja feita de forma aleatória, dificilmente as pessoas terão interesse na promoção);
  • a identificação dos itens que não têm muita saída com o intuito de oferecê-los em conjunto com produtos que geram um volume interessante de vendas;
  • a oferta de vantagens que verdadeiramente entreguem valor para o cliente, já que a ideia não é fazer uma promoção só para "entrar na onda" da concorrência, por exemplo;
  • o aproveitamento das datas comemorativas para a montagem de kits que englobam produtos relacionados à ocasião.

Como resultado da iniciativa, alguns diferenciais podem ser destacados, como o aumento do ticket médio (principalmente levando em conta que se torna possível comercializar aqueles produtos que estavam parados no estoque há mais tempo) e a atração de clientes que ainda não conhecem o seu negócio. Aliás, mais uma influência bastante positiva da ação envolve o fato de acelerar o giro de mercadorias — um aspecto superimportante, principalmente para as empresas que atuam no ramo alimentício, por exemplo.

Adote uma estratégia voltada a compras por impulso

Muitas vezes, os clientes tendem a comprar por impulso. A propósito, para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa recente divulgada pela CNDL, 62% dos consumidores levaram para casa algum item cuja compra não havia sido planejada.

Então, existe a possibilidade de o seu negócio estimular essa prática e, consequentemente, conseguir lucrar mais, independentemente da sazonalidade. Boas medidas incluem:

  • criar uma atmosfera — aliada à concessão de descontos para os clientes — que seja mais acolhedora para o público-alvo do negócio, de modo que os consumidores tenham interesse em permanecer no local e sejam instigados a levar mais de uma solução em razão do bom atendimento oferecido;
  • aplicar técnicas de marketing sensorial;
  • oferecer combos etc.

Aliás, é também importante destacar o quão válido é utilizar mensagens durante o processo de venda que "ativem" o senso de urgência por parte do cliente. Por exemplo: se, após a etapa de avaliação, você concluiu que 25% de desconto é um bom percentual, por que não elaborar uma chamada atrativa, como "Apenas hoje, você poderá levar os nossos produtos com até 25% OFF"?

De modo geral, trata-se de um tipo de estratégia que possibilita que as pessoas sejam mais inclinadas à efetivação da compra, pois elas enxergam que a aquisição da sua solução naquele momento específico seria vantajosa — portanto, mais interessante do que em qualquer outro período.

Faça uma queima de estoque

A queima de estoque é uma tática que precisa ser pensada e planejada com cautela. Afinal, nem sempre recorrer a uma "queima total" pode ser atrativo para a empresa — mesmo que haja dinheiro entrando no fluxo de caixa. Então, no processo decisório, uma espécie de passo a passo pode ser seguida pela sua equipe, englobando as seguintes ações:

  • buscar um entendimento amplo sobre os produtos que realmente devem fazer parte da queima de estoque — uma empresa do ramo alimentício, por exemplo, deve considerar incluir os itens que estiverem com o prazo de validade perto do vencimento;
  • traçar metas e objetivos para a queima de estoque — afinal, independentemente da ação a ser executada pelo seu negócio, é preciso haver um foco definido, a fim de que, ao final, seja viável identificar se a iniciativa implementada realmente obteve êxito;
  • investir na presença digital — mais à frente, traremos um tópico específico para abordar as divulgações feitas nas redes sociais, mas, por ora, vale destacar que, ao decidir organizar uma ação de queima de estoque, é imperativo divulgá-la em todos os canais nos quais o seu empreendimento está para atrair mais pessoas potencialmente interessadas.

Avalie os descontos oferecidos pela concorrência

Entender no que a concorrência vem trabalhando também é um bom caminho para oferecer bons descontos aos seus clientes. Portanto, avalie quais foram as últimas campanhas que os demais estabelecimentos lançaram, em quais produtos foram oferecidos descontos e, claro, o percentual trabalhado.

Além disso, sempre analise as redes sociais e os diversos canais de comunicação das principais marcas do seu segmento de atuação. Estamos falando de uma estratégia que vai viabilizar não só o entendimento da mentalidade por trás das ações de concessão de desconto, mas também a análise das demais atividades que vêm sendo desenvolvidas.

Ao fazê-lo, torna-se possível identificar se os seus objetivos têm focos diferentes — ou não — em comparação a outros empreendimentos do nicho. Como um "plus", haverá também a oportunidade de coletar feedbacks do seu público-alvo acerca do tipo de solução e/ou de estratégia que mais atraem o seu interesse durante a busca de uma empresa. Inclusive, é bom enfatizar: caso as iniciativas da concorrência alcancem frequentemente respostas positivas, talvez seja hora de você adaptar o que vem sendo feito no seu negócio.

Divulgue a concessão de descontos para clientes nas redes sociais

Inicialmente, elabore um planejamento de divulgação para as redes sociais da empresa e para o site institucional. Durante a ação, tenha em foco os canais que você mantém ativos e quais deles mais têm oportunidades de alcançar o seu público-alvo.

Em seguida, avalie quais são os formatos que melhor atenderão às metas organizacionais. Quer um exemplo? Bem, suponhamos que o seu perfil corporativo no Instagram conta com um bom engajamento e tem muitos seguidores.

Então, por meio das funcionalidades que a plataforma dispõe, é viável desenhar quais seriam as estratégias mais indicadas para esse cenário. Quer uma sugestão para facilitar a sua compreensão? Que tal fazer certo suspense nos Stories, abrindo enquetes direcionadas ao seu público?

Uma boa pedida é perguntar "Você gostaria de ver descontos por aqui?". Aí, não se esqueça das opções: a) "Sim!" e b) "Claro!". O bom-humor é extremamente bem-vindo nesse tipo de estratégia!

Aliás, nos dias posteriores, vale a pena publicar mais Stories, abordando alguns produtos da sua marca, sempre dando preferência para as mercadorias nas quais você concederá descontos para os clientes. Depois, a divulgação pode ser mais "direta". Ou seja, vale a pena elencar os dias — ou o período de duração — dessa promoção, quem está apto a participar, qual será o percentual de desconto disponibilizado, entre outras questões que despertem interesse nas pessoas.

A propósito, evite deixar potenciais clientes que tenham dúvidas sem resposta, combinado? Sempre mantenha uma pessoa da equipe disponível para responder aos comentários e aos questionamentos feitos no direct. Dessa forma, o atendimento será de qualidade em qualquer espaço no qual a sua empresa se fizer presente, o que ajudará até mesmo na fidelização de clientes.

Percebeu como existem inúmeros fatores a serem considerados para implementar ações de concessão de descontos para clientes e o quão fundamental é conferir como cada uma delas pode contribuir e impactar o seu negócio de maneira positiva,? Em resumo, esse tipo de estratégia é superimportante para elevar os resultados corporativos, influenciando diretamente o ticket médio e a competitividade do empreendimento no mercado. Portanto, vale a pena cogitá-la!

A leitura foi produtiva? Agora, continue caminhando rumo ao sucesso como empreendedor, ficando por dentro do conceito de empreendedorismo digital e das suas possibilidades! Vamos lá!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?