Com as medidas de isolamento social o trabalho remoto se tornou essencial para algumas empresas.
Com as medidas de isolamento recomendadas para evitar o avanço da Pandemia de Covid-19, uma das soluções encontradas por algumas empresas foi dar continuidade a sua operação através de home office, ou seja, o trabalho de casa de forma remota. Para implantar essa solução é preciso organização e estratégia para com isso conseguir manter o fluxo dos processos e não prejudicar as entregas ou a qualidade do serviço final.
Para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que podem dar continuidade ao seu trabalho de forma remota estamos oferecendo essa orientação de boas práticas para esse momento emergencial.
Esperamos contribuir para que seu negócio possa ter o mínimo de prejuízos durante essa fase.
Naturalmente as empresas que antes da crise já trabalhavam de forma remota com suas equipes não tiveram tantas dificuldades nesse critério ao se deparar com a situação da Pandemia. Outras empresas também já exercitavam esse hábito seja trabalhando alguns dias por mês, ou alguns dias na semana, ou mesmo em viagens de negócios. Com a disponibilização de diversas ferramentas, muitas inclusive gratuitas e o crescente surgimento de equipamentos que permitem uma mobilidade cada vez maior várias empresas já tiveram a oportunidade de lidar de alguma forma com o trabalho remoto.
Se as pessoas que fazem parte da sua equipe já possuem uma mentalidade mais digital a adaptação deverá ser menos complexa. Se não será um exercício mais desafiador, mas nada que seja impossível de fazer. O mais importante é iniciar e exercitar. Veja abaixo algumas das vantagens de trabalhar de casa:
- Diminuição de vários custos tais como: energia, água, manutenção da infraestrutura, manutenção predial, etc;
- As pessoas da empresa terão a oportunidade de ficar mais proximidade da família;
- Otimização do tempo com deslocamento;
- Redução do estresse e dos custos com o trânsito;
- Possibilidade de uma alimentação mais saudável;
- Desenvolvimento da habilidade de autogerenciamento.
Essas são algumas das vantagens e temos certeza de que você conseguirá visualizar muitas outras. Essa fase também é um momento de aprendizado onde vamos ter a oportunidade de exercitar o trabalho remoto, aprender a ser mais digitais e usar mais as ferramentas digitais para aumentar nossa produtividade. Essa crise vai passar e vamos perceber que é possível sim trabalhar de forma remota com qualidade.
PREPARANDO O AMBIENTE
Primeiro de tudo é importante que você tenha um ambiente que propicie o trabalho home office. Garanta que as pessoas da sua equipe tenham um bom ambiente de trabalho. Parece óbvio, mas é muito importante certificar-se de que todos os funcionários tenham condições físicas de trabalho em casa e que contam com itens básicos como computador, internet e outros materiais de escritórios indispensáveis para a realização das tarefas diárias.
Uma dica é que o lugar escolhido não seja o mesmo lugar que você dorme. Prefira um lugar com poucas distrações. Se possível prefira um lugar próximo ao seu roteador de internet para que o sinal de internet tenha maior qualidade, quanto mais próximo do ponto do roteador melhor a conexão.
Procure se comportar exatamente como se comportaria no seu escritório. Então procure se vestir de uma maneira formal que é mais adequada para o trabalho. É importante ter cuidado com a imagem da empresa e a imagem que você quer passar. Esteja sempre bem apresentável na hora das reuniões. Como irão acontecer várias reuniões online ao longo do dia prepare o ambiente que irá ficar visível na transmissão. Se possível fique contra um fundo branco. Algumas ferramentas de transmissão tem a opção de embaçar o fundo deixando apenas você visível, use essa opção caso não tenha como viabilizar de outra forma.
Deixe a água e o cafezinho sempre disponível para evitar idas a todo momento na geladeira. Organize sua agenda e adote um horário de trabalho: tenha horários definidos para se alimentar, para relaxar e para encerrar a jornada. Deixe seus horários de trabalho disponíveis para todos da equipe. Assim eles saberão quando entrar em contato com você. Cuidado para não passar do ponto e ser consumido pelo trabalho até altas horas. Comece o seu dia perguntando “O que eu não posso deixar de fazer hoje?”. Tenha foco nas tarefas. Termine cada uma das tarefas antes de passar para a próxima.
As ferramentas podem ajudar, mas também podem atrapalhar bastante. Tente deixar as redes sociais todas no mudo, desative as notificações, e oriente sua equipe a fazer o mesmo. Tome cuidados com a distração. Dê dicas de produtividade para sua equipe para garanti que o ritmo não diminua.
Em determinadas atividades o cliente requer certa privacidade em seu atendimento como consultas médicas, de coaching, dentre outras. Fique atento a esse aspecto e agende esse tipo de atendimento em um horário onde você tenha a menor quantidade possível de distrações, se possível em uma sala fechada.
CONCILIANDO FAMÍLIA E TRABALHO
Fazer o trabalho e ter a família no mesmo ambiente pode trazer alguns desafios. A melhor coisa a se fazer é primeiro ter uma conversa com sua família e explicar sobre a necessidade de ter que trabalhar em casa. E que mesmo estando em casa você não estará disponível. Explique que não poderá ter muitas interrupções pois isso irá atrapalhar o rendimento do seu trabalho. Combine com seus filhos que você terá o momento de trabalhar e que terá o momento de brincar com eles. Tente convencê-los a esperar o momento de brincar para ficar com você.
É importante também ter uma conversa com as pessoas com quem vai se relacionar durante o dia nas reuniões online. Seja clientes ou colaboradores, explique que pode haver momentos em que o cachorro vai latir, que seu filho poderá aparecer durante a transmissão devido a necessidade especial da condição de trabalho remoto. Acordando isso com as pessoas todos ficam cientes e não haverá maiores problemas.
O principal para saber sobre ferramentas é que não será ela que irá garantir o sucesso, mas sim a disciplina e constância de usá-las. É importante que todos tenham isso em mente e que tenham vontade de aprender e de encarar o desafio.
Para começar, durante o período de home office, faça com que todos os documentos, conteúdos e outros materiais trabalhados estejam disponíveis na nuvem (HD Virtual) de maneira organizada.
Uma boa sugestão de espaços para guarda de documentos são:
Google Drive | Dropbox | OneDrive |
Todos eles possuem a mesma funcionalidade e planos gratuitos. Escolha o que mais se adaptar ao seu perfil.
Para gerenciar as tarefas com fácil visualização dos responsáveis e do andamento do trabalho, utilize ferramentas online de gestão de projetos. Há opções gratuitas como o Trello, Teamwork e Bitrix24.
Para fazer videochamadas, reuniões e atendimentos deixamos um quadro abaixo com as principais referências e a funcionalidade de cada uma delas:
É importante que você possa ter uma ferramenta de gestão de equipes. Com ela as pessoas poderão se comunicar, registrar reuniões, compartilhar arquivos, links e dados. Assim tudo ficará documentado de uma forma mais organizada. É possível organizar o conteúdo por unidades ou temas, formalizando as entregas.
Como sugestão indicamos:
Slack | Teams | Workplace |
Se você é MEI o Sebrae disponibiliza um APP que poderá te auxiliar, é o APP SEBRAE. Ele tem como objetivo disponibilizar conteúdos, informações e lembretes, tais como: avisar quando o boleto do DAS estiver próximo da data de vencimento, fazer a emissão do boleto, como também alertar sobre a necessidade de preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional – MEI DASN/SIMEI diretamente do celular. Esse aplicativo mostra cursos gratuitos e pagos ofertados pelas unidades do Sebrae de cada estado.
Para baixar:
App Store | Google Play |
Existem muitas outras ferramentas que podem auxiliar no trabalho remoto e na gestão da equipe e das metas. Porém é importante começar devagar e ir verificando o que funciona melhor dentro da realidade da sua equipe.
MUITA ATENÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO
Se você nunca trabalhou de forma remota é importante compreender que o principal fator de sucesso do trabalho remoto é a comunicação e a confiança. Se você se esforçar em criar mecanismo de comunicação claros, objetivos e de fácil acesso sua equipe ficará empoderada e não será necessário estar presente vigiando o trabalho dos seus funcionários.
Caso tenha uma empresa maior e mais departamentalização, incentive seus líderes da importância de praticar a comunicação e a confiança. Tenha confiança no seu colaborador e combine sempre com ele o que precisa ser entregue.
Lembre-se de que é necessário um período de adaptação para a equipe. Nem todos estarão familiarizados com as ferramentas e irão demorar mais do que outros para entrar no ritmo, isso é normal. Esteja presente e disponível como líder da equipe para não deixar ninguém para trás. A mudança sempre exige um esforço maior. Liderança é como eu entrego os resultados através da equipe, então o líder deve ser o facilitador, a bússola que irá orientar os melhores caminhos. Cabe ao líder disponibilizar as ferramentas e metodologias de trabalho. Tenha cuidado para não exagerar no excesso de informações, entenda o ritmo das pessoas. No início é importante ficar disponível ao longo do dia para tirar dúvidas.
Uma dica é definir uma pessoa ou comitê para ser a referência em caso de dúvidas com ferramentas. Essas pessoas poderão ser consultadas para prestar orientações técnicas das funcionalidades de cada sistema.
Defina muito bem junto a equipe quais serão os canais de comunicação e o objetivo de cada ferramenta adotada. Não se recomenda o uso do Whatapp como ferramenta principal de comunicação da equipe. Existe um risco de perda de produtividade com essa adoção porque será muito fácil visualizar e se perder em outras conversas e grupos pessoais. Evite criar um grupo de trabalho com todos os funcionários no Whatsapp principalmente se você tem uma equipe grande. O problema é que no Whatsapp as informações não ficam formalizadas, não podem ser editadas e facilmente se perde o histórico ocasionando solicitações recorrentes de reenvio. Ao invés disso deixe o grupo de Whatsapp para fazer os contatos mais informais do dia a dia, pois também é importante que o ambiente virtual simule os rituais da empresa. Isso ajuda as pessoas a não se sentirem tão solitárias.
Na hora de se reunir com a equipe existem algumas práticas importantes que devem ser adotadas. Estabeleça uma pauta com antecedência e informe a todos para que possam se preparar e trazer as informações necessárias para a reunião. Procure fazer as reuniões com a câmera ligada, pois isso gera mais humanidade e não perdemos a conexão humana. Outro ponto é que quando você vê a pessoa sente o feedback e tem certeza de que as pessoas estão te ouvindo.
Lembre-se de colocar o microfone no mudo sempre que não estiver falando. Faça isso principalmente quando tiver muitas pessoas participando para evitar que os ruídos do ambiente interfiram na comunicação e entendimento dos demais. Se alguém chegar atrasado no meio da transmissão não volte tudo para situar quem entrou depois, pois corre o risco de a reunião ficar muito improdutiva e cansar os participantes. Deixe uma ata disponível ao final de cada reunião com os principais tópicos abordados. Isso vai servir para que quem não conseguiu pegar a transmissão do começo veja o que foi falado depois.
Comunique-se sempre e tenha certeza que as pessoas entenderam suas metas e objetivos. É importante que todos tenham um lugar para ver onde estão as metas como forma de referência. Crie repositórios digitais onde as pessoas poderão fazer consulta isso irá te ajudar a não ter que ficar respondendo a mesma coisa várias vezes. É importante formalizar tudo que é decidido para que haja transparência e ciência de todos do que deverá ser entregue ao final do dia.
Nas ferramentas de gestão de equipes remotas como Slack ou Microsoft Teams é possível configurar canais e grupos. Procure configurar um canal para cada unidade ou tema. Oriente que as pessoas vejam esses canais como as suas salas dentro de um escritório. É importante que elas postem as informações nos canais adequados. Isso ajuda na hora de buscar e pesquisar por uma informação. Essas ferramentas também vão ajudar a se manter distante das distrações.
Como sugestão vamos deixar algumas formas de estruturar as reuniões com as equipes para que se tornem mais produtivas. Com o passar do tempo sua empresa irá encontrar sua própria forma de fazer as coisas acontecer então isso não é para ser seguido à risca. Oriente de forma inicial que cada equipe faça pelo menos duas reuniões rápidas de 15 e 30 minutos no máximo, uma no início e outra no final do dia para acompanhamento das metas e entregas. Conforme as pessoas pegarem o ritmo, essas reuniões poderão passar de 2 para apenas 1 por dia. No início da semana às segundas-feiras e no fechamento às sextas feiras a reunião das equipes poderá ser mais longa. Oriente os times a externar dificuldades no alcance das metas e sucessos.
É importante que você crie uma rotina de ter uma reunião apenas com os líderes, pelo menos 1 vez por semana para tratar do desempenho das equipes e passar as suas necessidades de resultados.
Outra prática comum nas empresas que já adotaram o trabalho remoto é uma reunião a cada 15 dias com a empresa inteira para falar dos números com cerca de 1 hora de duração. Organize quem fará a exposição e se haverá abertura para que os demais possam falar tendo em vista a quantidade de pessoas.
Para fechar as dicas de comunicação tem uma prática muito importante que não pode passar batido: Tente trazer para o virtual os rituais da sua empresa. Crie momentos de happy hour, canais livres onde as pessoas possam simular o cafezinho do corredor e falar sobre o que elas quiserem. Você pode criar canais especiais no horário do almoço ou intervalo para que as pessoas fiquem à vontade em seu tempo livre interagindo com outros colegas se assim desejarem. Deixe o ambiente mais humano. Que tal começar as reuniões com uma música enquanto todos esperam o início? Os demais podem curtir juntos uma boa música, dançar, procure exercitar a humanidade.
Deixamos dois livros como referência caso queira se aprofundar no tema:
Remote: Office Not Required Autor: Jason Fried e David Heinemeier Hansson |
The Shift: The Future of Work is Already Here Autor: Lynda Gratton |
Na internet também é possível encontrar diversos treinamentos inclusive gratuitos sobre essa forma de trabalhar. Deixamos aqui a referência de um curso em vídeo aulas para você:
Link Plataforma: Linkedin
Curso: Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade - Clique aqui
Descrição: Antecipe-se às necessidades e aprenda a como organizar sua rotina para trabalhar remotamente. Aprenda técnicas para melhorar sua produtividade e manter a resiliência em tempos difíceis. Aprenda formas de trabalhar remotamente e delegar tarefas entre sua equipe. Otimize seu trabalho, organizando suas tarefas diárias de forma efetiva. Gerencie seu tempo e evite a procrastinação a fim de manter a produtividade.
O mais importante nesse momento de transição vai ser tentar se reinventar e principalmente tentar enxergar novas formar de geração de receita. Pense sobre como o digital poderá trazer retorno para o seu negócio. Pense sobre como refazer o seu modelo de negócio. Alguns negócios já estão exercitando isso: Academias estão alugando equipamentos para as pessoas praticarem atividade física em casa, passando séries de exercícios ao vivo pelas redes sociais; Brinquedotecas e academias infantis estão alugando seus brinquedos para as crianças se distraírem em casa; Pequenos hortifrútis, mesmo sem ter ecommerce, estão criando pacotes para vendas de frutas e verduras no Facebook e disponibilizando entregas; Confecções estão fabricando máscaras de tecido comuns e personalizadas para seus clientes; E você como está se adaptando para esse novo contexto?
Antes de encerrar é preciso dizer que o Sebrae está sempre à disposição para te ajudar, por isso, disponibiliza alguns canais de atendimento com equipes sempre prontas para esclarecer todas as suas dúvidas. O serviço é 100% gratuito!
AUTOR
Samuel Moraes de Melo - Administrador de Empresas pela Faculdade Piauiense - FAP, especialista em Marketing e Publicidade Empresarial pelo Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba – CESVALE e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Trabalha no desenvolvimento do segmento empresarial de Economia Digital da região de Teresina desde 2011 através da execução de projetos que ajudem as empresas viabilizarem seus negócios. Atualmente é gestor dos projetos Inovativa Brasil, Sebraelab e Sebrae Like a Boss, projetos que fomentam o empreendedorismo e a criação de Startups. Em sua atuação já organizou mais de 300 eventos na região ligados às temáticas de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.
CANAIS DE ATENDIMENTO DIGITAL DO SEBRAE
-
Nosso Whatsapp: 0800 570 0800: link direto clique aqui!
-
Chat Online e Email: Clique aqui e Fale conosco!
-
Instagram: Clique aqui para acessar esse canal
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Consultoria on-line gratuita
O Sebrae no Piauí vem investindo fortemente na transformação digital, oferecendo diversos serviços e soluções online para os seus clientes. Entre esses serviços estão as consultorias por videoconferência, que são gratuitas, e tem duração de uma hora. Para um atendimento personalizado, diversos temas são abordados, como: Finanças: Vendas; Planejamento; Empreendedorismo digital; entre outros.
Thu Sep 15 11:35:15 BRT 2022
Ganhe dinheiro trabalhando em casa
Em função do isolamento social causado pela Pandemia do Corona Vírus, as pessoas foram obrigadas a permanecerem em casa. Mas e aí, o que fazer para aproveitar e transformar esse tempo com a família em algo prazeroso e rentável? Montar um negócio em casa seria uma boa oportunidade, uma opção atrativa, pela flexibilidade para cuidar dos filhos além da geração de renda para aqueles que perderam o emprego ou tiverem renda reduzida ou mesmo para aqueles que resolvem empreender. Empreenda - Pense em algo que você sabe fazer e gosta de fazer! Pensando nisso, sugerimos ideias de oportunidades de negócios que podem render dinheiro dentro da sua própria casa, sem alguns custos fixos que gerariam mais despesas para um negócio: Reformas e consertos de roupa drive thru Aproveite a sua máquina de costura que antes você usava somente para os consertos domésticos, e sua habilidade, para prestar serviços para fora e aumentar a sua renda. Contação de História Virtual Se você tem habilidades de contar de entreter crianças sem sair de casa, exige criatividade e disposição, a oferta de contações de histórias por meio de vídeo, para elas se entreterem sozinhas ou para os pais fazerem com as crianças”. Artes Manuais Para quem gosta de trabalhos manuais a exemplo de pintura, bordados, croohet, confeccionar panos de pratos, jogos americanos,, guardanapos é uma boa pedida para aumentar a renda ou ganhar um dinheirinho. “As pessoas apreciam comprar para si e para presentear. Delivery de Bolo Frito no Cone Gosta de cozinhar e faz aqueles”bolinhos fritos” deliciosos para casa, aproveita para melhorar sua renda, e começa a fazer para vender. Se especializa nisso! Sopinhas Caseiras Gosta de Cozinhar? Se dedique à fazer sopinhas congeladas para a criançada. As mamães irão adorar e sua renda mensal irá aumentar. Crie um Produto Digital Transforme o que você sabe em um produto digital e venda da sua casa para milhões de pessoas ao redor do mundo. Faça traduções e edições de texto O conhecimento de línguas hoje pelo exigido pelo mercado atual, se você conhece as regras gramaticais de outros idiomas e também do português, pode trabalhar fazendo traduções e edições de texto. Ganhe seu dinheiro em casa. Hospedagem de animais A ideia é de hospedar esses animaizinhos. Ofereça serviços mais baratos que os serviços de hotéis para animais tradicionais. Assistente Virtual A Secretária Remota ou Assistente Virtual é aquela pessoa que tem sido requisitada pelas pequenas empresas, onde o trabalho dela é gerenciar e-mails, atualizar redes sociais, cuidar das notas fiscais, atualizar textos. Babás Você pode abrir uma empresa de prestação de serviços e investir a ponto de se tornar uma agência especializada em cuidados infantis. O mundo está corrido e muitas mães e pais não têm condições de cuidar dos filhos em período integral, muitos deles procuram agências e pessoas especializadas para cumprir tal papel. Abrir um negócio em casa já era uma opção atrativa para muitos empreendedores antes mesmo da quarentena. Com ela, o formato se tornou essencial para ainda mais pessoas – seja pela busca por flexibilidade para cuidar dos filhos ou pela geração de renda por quem perdeu o emprego ou teve o salário reduzido. Vários segmentos permitem começar um negócio em casa e sem um grande investimento. Com as mudanças de comportamento e consumo decorrentes da pandemia, alguns nichos chegam a ter demanda maior do que antes. “O coronavírus está mudando o mercado, mas não o parou. Existe espaço para todo mundo”, diz a consultora do Sebrae-SP Fernanda Bueno. A AUTORA: Analista Mary Kalume, gerente da Unidade Regional do Sebrae, em Floriano/PI
Thu Feb 03 10:42:51 BRT 2022
Redefina o seu modelo de negócio
Uma crise sempre pode trazer, a princípio, barreiras que dificultam ver além. Mas algo que esses momentos desafiantes fazem aflorar é a Inovação. Essa ferramenta pode revelar muitas oportunidades que estão batendo à porta e que antes não explorávamos. Pensando assim, o Sebrae no Piauí disponibiliza, para empresas de todo o Estado, um serviço de orientação, gratuito e online, que é a redefinição do modelo de negócio, buscando apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios no período da pandemia. Esse serviço será prestado por um especialista da Instituição, que vai orientar o empresário sobre como redefinir ou recriar o negócio para as novas necessidades surgidas no ambiente de crise. A metodologia usada para esse atendimento será focada principalmente nos conceitos vistos no livro Inovação Em Modelos de Negócios: Business Model Generation, de Alexander Osterwalder, que foi proposta em uma tese de doutorado aprovada na Universidade de Lousanne, portanto com comprovação científica. Com auxílio do consultor especialista o empresário terá a oportunidade de desenhar um mapa estratégico contendo 9 blocos que irão redefinir a forma de atuar da sua empresa. Os blocos são: Segmentos de Clientes; Proposta de Valor; Canais; Relacionamento com Clientes; Fontes de Receita; Recursos Principais; Atividades-Chave; Parcerias Principais; Estrutura de Custo.
Tue Jul 06 09:43:42 BRT 2021
Prepare sua empresa para o e-commerce
Conheça o mercado digital Na internet existem outros aspectos que devem ser levados em conta na hora da precificação, por exemplo: o custo de hospedagem do site, a taxa cobrada pela plataforma de pagamento que você escolher, o prazo para que esse recurso entre na sua conta, o custo da transportadora, entre outros. Organize o site Existem plataformas prontas onde você pode montar o seu site de forma bem intuitiva: alterando o padrão de cores, escolhendo as fotos, etc. Essa é uma ótima forma de começar. Lembre-se: uma boa página é aquela que vende. Conheça seu cliente No Google você pode descobrir quantas pessoas buscam por uma palavra relativa ao seu negócio. Outra forma de entender melhor o seu cliente é olhar os sites e redes sociais dos seus concorrentes. Ponto de atenção: não copie e cole o site ou as referências da sua concorrência, porque isso fica perceptível, além de ser antiético. Desenvolva estratégias de marketing O grande diferencial de anunciar na internet é gastar dinheiro com anúncio que vale a pena. Você pode testar diferentes textos e formatos de anúncio e verificar quais são os que chamam mais atenção e, consequentemente, geram maior fluxo de navegação no seu site. Entenda sobre logística no e-commerce A logística de um e-commerce tem características bem específicas. Por exemplo, o cliente não vai até a sua loja, ele espera receber o produto no conforto do seu lar, então você vai depender de uma transportadora, por exemplo. A boa notícia é que você pode testar a logística antes de investir nessa ação. Existem lugares na internet onde você pode anunciar e vender seu produto, os chamados marketplaces (ou "locais de comércio"). A grande maioria deles são gratuitos, como o Mercado Azul do Sebrae. Escolha um desses marketplace e faça algumas vendas para testar a logística do seu negócio. Conheça o Mercado Azul O Mercado Azul é uma vitrine digital de negócios do Sebrae, gratuita e voltada para empreendedores. Nele, você anuncia, encontra empresas que podem fornecer produtos e prestar serviços, compara as melhores e contrata aquela que desejar. Saiba mais. Clique aqui.
Mon May 10 15:40:34 BRT 2021
Conteúdos para auxiliar a sua jornada empreendedora
O Sebrae no Piauí disponibiliza para empresários e para quem deseja abrir um negócio um acervo de informações sobre diversos campos da atividade empresarial, que podem servir de instrumento para a tomada de decisão. As informações abordam aspectos gerais como legalização, características técnicas da atividade, estrutura do negócio, mercado, entre outros temas. Escolha o tema do seu interesse nos links abaixo e faça o download do arquivo. Ebook - Tira dúvidas - COVID. Clique aqui. Perfil do Empreendedorismo Feminino no Brasil - Clique aqui. Ebook - Alimentação fora do lar - Baixe aqui. Como diminuir os impactos da Covid-19 - Baixe aqui. Ebook - O vírus da reinvenção afetou a sua empresa? - Baixe aqui. O que a solidariedade tem a ver com o mundo dos negócios? - Baixe aqui. As principais medidas para atenuar os efeitos da pandemia nos pequenos negócios - Baixe aqui. Dicas e orientações para a sua empresa sobreviver à crise - Baixe aqui. Ebook - Iniciando o trabalho remoto da minha empresa - Baixe aqui. Ebook - Como diminuir os impactos do Covid-19 na sua empresa? - Baixe aqui. Ebook - Transforme-se ou esqueça - Baixe aqui.
Mon May 10 15:32:33 BRT 2021
As melhores ferramentas para marketing digital
www.youtube.com Técnicas para colocar vídeo em 1º/2º/3º lugar: Colocar todas as palavras buscadas pelos clientes no título do vídeo, na descrição do texto, no corpo do texto, nas tags, nos comentários; Coloque o link/site para venda na descrição e nos comentários; O youtube reconhece áudio no vídeo (música famosa, direitos autorais), portanto, repita a mesma palavra-chave no vídeo; Especifique/delimite/detalhe o máximo possível o termo/produto/serviço buscado. www.tubebuddy.com Mostra palavras chaves escondidas em propagandas, publicações, posts e entre outros anúncios na internet. www.thinfi.com Protege sites/redes sociais com senha/código para você compartilhar com seus clientes. www.moat.com Buscador de propagandas de grandes marcas para gerar insights e inspiração. www.looka.com Criador de logomarca. www.offeo.com Editor de vídeos curtos, em 3D. pt.shopify.com Criador de plataforma e-commerce. www.namecheckr.com Verificador de nome/título em várias redes sociais para saber se há disponibilidade de uso. www.temporary-url.com Gameficação de marketing; cria QRCODE e link; faz promoção on-line. www.contato.ws Criador de cartão de visita e links. www.headlinear.app Editor de vídeo longos. app.neilpatel.com/en/ubersuggest Mostra análise qualitativa e quantitativa de palavras-chaves na internet. app.urlgeni.us Faz abrir o aplicativo instalado no celular do cliente ao invés de abrir uma página na internet. www.invertexto.com Ferramenta de edição e alteração de texto, sorteios de números e senha aleatórios, gerador de CEP/CPF. Leandro CratéusAssistente Técnico do Sebrae/PI
Mon May 10 15:11:05 BRT 2021
Como abrir uma empresa
A formalização e o registro da empresa geram oportunidades e ganhos para o negócio. Além disso, seu empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo. Vantagens Segurança Fechar parcerias Acesso à linhas de crédito - Conheça as linhas de crédito disponíveis. Clique aqui. Exportar e receber subsídios do governo É mais segurança para os investimentos feitos na empreitada, que viverá em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo: as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder público, ficando limitada a possibilidade de crescimento e de divulgação do seu negócio. A legalização de empresas depende da legislação de cada estado. Neste post, você encontrará informações que são comuns às leis das unidades federativas. Guia prático para o registro de empresas Os procedimentos são distintos se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma Microempresa. Para uma micro empresa exercer suas atividades no Brasil é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Para se registrar como Microempreendedor Individual, o processo é todo feito eletronicamente, via internet. Aprenda os caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.
Fri Jul 03 10:23:08 BRT 2020
Alimentação fora do lar
Todo e qualquer negócio quando nasce, vem com uma missão. E o que vem a ser essa tal de missão? A palavra “missão” significa aquilo que deve ser feito, um compromisso. Ou seja, todo e qualquer negócio já nasce com um compromisso com: A geração de empregos A produção de bens e serviços para consumo A geração de renda O crescimento econômico de um bairro, comunidade, cidade, Estado, de uma Nação. E você, empreendedor, faz parte dessa missão. E que se encontra ameaçada diante da crise do coronavírus, o COVID-19. Pois o impacto dessa crise tem sido devastador em diversos segmentos dos pequenos negócios. Portanto, vamos defender, juntos, essa missão dos pequenos negócios, levando soluções rápidas e efetivas a cada um dos empreendimentos, pois o SEBRAE/PI acredita que é hora de inovar, buscando estratégias simples e de baixo custo para dar suporte à venda, divulgação, relacionamento, fortalecimento da missão dos empreendimentos. Por isso vem com a gente, acredite nesse movimento #NenhumaEmpresaAMenos.