Tanto o plano de negócio quanto o canvas são maneiras de obter informações de uma empresa que existe ou será inaugurada no mercado

O plano de negócios é como um guia, que direciona a empresa para o lado certo, mostrando o caminho a ser percorrido. Para utilizá-lo são feitas planilhas e projeções com informações precisas do ramo e tipo de empreendimento.
A sua principal função é visualizar os gastos e lucros para que não haja erros administrativos. Com isso, evita-se gastos excessivos e desnecessários. Outra função é evitar focar naquilo que só trará prejuízos, sem que haja decisões que não tragam benefícios para o empresário.
Algumas das informações importantes que o documento deve ter são estudos sobre a os concorrentes, com possíveis vantagens e diferenciais sobre eles. Deve incluir as regiões onde o produto terá uma maior comercialização, entre outras informações importantes.
Os dados em um plano eficaz mostrará com bastante precisão o retorno do negócio, levando em consideração o investimento feito. Ao conseguir coletar esses dados, será possível prever a viabilidade de decisões na empresa, ou seja, verificar se as ações realizadas serão efetivas. As vantagens desse modelo incluem analisar o tempo investido e esforço necessário para atingir os objetivos e metas traçadas.
Para conseguir fazer um plano de negócio de forma que ele funcione, é preciso muito tempo e planejamento. Necessita-se de profissionais capacitados que conheçam bem o mercado em que o empreendedor está prestes a entrar ou aquele em que já atua. Tudo aquilo que for registrado deve ser feito com estudos e informações verídicas e não aquilo que o empresário ache melhor.
Blocos utilizados no plano de negócio
O plano de negócio não é estruturado de maneira pronta da mesma maneira que o canvas costuma ser. Ele deve ser moldado à necessidade do empreendedor. Apesar disso, existem tópicos pré-estruturados que podem ser utilizados pelas empresas. Pode haver variação de informações conforme o segmento, atividade exercida, maturidade da empresa e outras características relevante. Os blocos mais comuns são:
- Sumário executivo – descreve a empresa como um todo. Funciona como uma introdução, explicando o negócio.
- Ambiente externo – avalia as possíveis ameaças e oportunidades de acordo com o mercado externo, buscando por benefícios que podem acrescentar na empresa.
- Descrição do negócio – descrever as principais atividades que a empresa exerce e como ela soluciona as necessidades de seus clientes.
- Plano financeiro – de onde vem o capital da empresa, investimentos, sócios, dinheiro que será necessário para abrir uma empresa, entre outros.
- Plano de marketing – define as estratégias necessárias e recursos que serão gastos em oportunidades do mercado.
- Projeção financeira – projetar a viabilidade do negócio em um cenário pessimista, realista e pessimista em curto, médio e longo prazo.
Não esqueça que este é apenas um exemplo. Para cada empresa e necessidade de mercado pode haver divergência de dados. Os blocos descritos acima são flexíveis e moldáveis.
A palavra vem do inglês - business model canvas, ou quadro de modelo de negócio. Assim como o plano de negócio é um documento e serve para obter informações de uma empresa. Os tópicos e conteúdos necessários para montar o canvas costumam ser mais simples, mas isso não significa que ele não tenha informações relevantes e necessárias. Ele não é tão preciso quando comparado ao plano de negócio, contendo diferentes informações de acordo com aquilo que a empresa enxerga em si própria. Mesmo alguém sem o conhecimento preciso do segmento e ramo trabalhado pode fazê-lo.
O objetivo é entregar um valor para o púbico alvo, analisando o retorno deste de forma financeira. Ao ser feito o canvas, a empresa poderá obter informações financeiras e assim prever a renda necessária para ser aberta ou moldada. Visualiza-se características atuais da empresa para construí-lo. É possível que estas características sejam traçadas em grupo, para que haja a compreensão de toda a equipe sobre o que está acontecendo. Deve-se discutir análise e a criatividade perante a decisões relacionadas à empresa.
A criação desse tipo de modelo é recente, surgiu em 2010, e é mais uma maneira de gerenciar as estratégias que podem ser utilizadas para avaliar um possível retorno de decisões e investimentos. É como um mapa feito para pré visualizar os blocos de negócio de uma empresa, mas que não exige o grau de complexidade e estudo de mercado que são necessários no plano de negócio.
O canvas existiu pela primeira vez para defender a tese de doutorado feita pelo consultor suíço chamado Alexandre Osterwalder, mas logo foi usada no mercado por diversos empreendedores em diferentes setores.
O canvas não exige tantas pesquisas e isso reflete no seu resultado, que não tem a precisão e quantidade de informações que o outro plano traz, mas é tão eficaz e necessário quanto ele. O documento é feito de forma visual e simples e fornece o gerenciamento de possíveis estratégias que a empresa pode fazer.
Para simplificar, ele funciona como um mapa modelos que é dividido em nove blocos. Esses blocos devem ser anotados em um quadro, utilizando post-its ou até mesmo em uma página em branco.
Aplica-se o canvas em uma reunião de brainstorming, que serve para coletar as ideias e visões daqueles que fazem parte da empresa. O procedimento é muito mais ágil, facilita a visualização do negócio e é aplicado para se obter inovações.
Blocos utilizados no canvas
A ferramenta serve como um mapeamento, que conforme mencionamos, é dividida em 9 blocos. Ao descrevê-los deve se conter quanta informação for necessária em cada item. São blocos prontos, aplicados em toda e qualquer empresa, não sofrendo variações, como no caso do plano de negócio. Veja quais são eles:
- Valor – quais os valores que a empresa deseja entregar aos seus consumidores.
- Segmento – direcionar a empresa para seu público alvo, definindo características como idade, classe social, sexo e outros.
- Relacionamento – descrever de que forma a empresa vai se relacionar com seus clientes e público alvo.
- Canais – definir os meios para passar as mensagens para os consumidores e tipos de mídias que serão utilizadas.
- Atividade-chave – qual a atividade principal que move a empresa, tudo aquilo que ela faz de mais importante em relação ao negócio.
- Recursos-chaves – tudo aquilo que é necessário para realizar as atividades que a empresa exerce, incluindo pessoas, equipamentos, máquinas, sistema e outros.
- Parceiros-chave – principais fornecedores da empresa.
- Fontes de receita – de que forma o valor vendido pela empresa é monetizado.
- Custos – todos os custos que a empresa precisa para funcionar e produzir aquilo que fornece.
Atualmente o plano de negócio tem sido substituído ou complementado pelo canvas, pois neste modelo é possível reter mais informações e de uma maneira mais rápida. A diferença entre eles é que o canvas analisa apenas informações, enquanto o plano de negócio envolve estratégias, marketing, mercado e vendas.
O ponto negativo é que nem sempre o canvas possui informações precisas e exatas. É feito de modo superficial, que não envolve todos os pontos existentes nas empresas. Na hora de montá-los não são feitas pesquisas como o plano de negócio exige.
O canvas pode ser muito útil para alguém que já esteja empreendendo, enquanto o plano de negócio requer muito conhecimento de mercado e planos claros, com objetivos e metas bem traçadas para o futuro.
Recomenda-se a escolha pelo Canvas quando for preciso achar soluções visíveis de ideias de forma bem estruturadas. O objetivo dele é entender o funcionamento da empresa ou mesmo prever o modo que a ela irá funcionar. O modelo é prático e eficaz.
O plano de negócio deve ser escolhido quando é preciso obter informações mais detalhadas do negócio e do mercado em que ele irá atuar. Recomenda-se para ver a viabilidade de novos projetos, para obter conhecimento profundo da empresa ou apresentar projetos para prováveis investidores.
É possível utilizar plano de negócio e canvas ao mesmo tempo?
Como cada modelo tem o seu próprio objetivo, nada impede que o empreendedor possa utilizar ambos métodos ao mesmo tempo. Em negócios bem estruturados são utilizados em conjunto o plano de negócio e o canvas. Apenas escolha um, quando não for viável utilizar o outro, pois são modelos de negócios que se completam.
Não há uma resposta pronta para aquilo que deve ser decidido. É preciso analisar qual o objetivo real da empresa e que informações ela deseja coletar. Para isso é preciso a compreensão da eficácia e estrutura de cada modelo.
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