O funil de vendas é uma ferramenta usada para a conversão de pessoas interessadas no seu negócio, tornando-as clientes.
Trata-se de uma estratégia que consegue segmentar o público, podendo ser aplicado de diversas formas, como para a criação de conteúdos. As primeiras etapas do funil abrangem o público em geral. Essa grande quantidade vai ficando cada vez mais segmentados e com menos pessoas, sendo representadas graficamente como um funil devido à semelhança da representação visual com o objeto. Essa última etapa envolve pessoas com mais probabilidade de fazer alguma aquisição de serviço ou produto.
São utilizados gatilhos mentais, que despertam a curiosidade e o interesse das pessoas, para que então elas possam ir pra próxima etapa do funil. É necessário afirmar que não são todos os clientes que começaram sua trajetória pelo topo do funil – que é o primeiro contato do cliente com a empresa. Alguns podem começar até mesmo no meio da jornada ou no final dela.
Muitos consumidores podem tentar entrar em contato com a empresa, para fazer sugestões, elogios ou reclamações. Todos devem ser muito bem atendidos, pois podem virar consumidores. O atendimento na hora da compra se torna decisivo para que o cliente adquira o que está sendo vendido. Ao dar importância aos insatisfeitos com a empresa, é possível corrigir o erro e fazê-los criar uma nova imagem do negócio.
O boca a boca ainda é uma forma fortemente eficaz para atrair mais pessoas. Muitas pessoas consomem pelo fato de alguém próximo indicar uma empresa da qual gostou. Para atrair mais pessoas é necessário satisfazer aqueles que já estão comprando atualmente.
A gentileza, prontidão, eficácia de um bom atendimento devem existir em todas as etapas do funil de vendas. Isso serve não só para fechar negócio, mas também é um incentivo para que os leads continuem na jornada consumidor.
Conhecer a jornada do consumidor é fundamental para a criação do funil de vendas. Os dois estão interligados e funcionam muito bem em conjunto. São ferramentas bastante parecidas uma com a outra, sendo que ambas começam com a descoberta e terminam na compra. Porém a divisão é um pouco diferente, conheça:
Descobrindo e aprendendo
Essa é a primeira etapa, onde o cliente desconhece seu produto ou serviço. Então contate-o de uma maneira que o deixe curioso. É preciso fazer com que ele queira saber mais sobre a empresa ou apresentar o fato que ele possui um problema.
Reconhecendo o problema
Logo na segunda etapa, a pessoa precisa saber que possui uma necessidade. Aqui já deve se iniciar a oportunidade de venda. O cliente começa a buscar informações e considerar as possíveis soluções que encontrar – você deve estar entre elas.
Iniciando a escolha da solução
Depois de selecionar as mais diversas soluções, o possível cliente começa a separá-las, analisá-las e comprá-las. Uma dica é criar uma situação de emergência, para que o cliente faça de uma vez por todas a aquisição. Por exemplo, essa emergência pode ser uma promoção, então ofereça 15% de desconto para quem adquirir seu produto ou serviço de imediato. Ao saber que poderá perder o desconto, é provável que ele considere adquirir, mesmo que seja por impulso.
Decisão final
Aqui, nesse último ponto, deve ser divulgado muito bem seus produtos e serviços e mostrar motivos, o que faz com que sua solução seja melhor que as de outras empresas. É aqui que você ganha ou perde o consumidor, então capriche nas estratégias.
Nem todos os funis são iguais, alguns podem ter mais etapas, outros menos e existem modelos que incluem até mesmo o pós-compra. Tente escolher o que mais se encaixa na sua empresa. Deixar de lado dados importantes, ou acrescentar informações inúteis pode dificultar o processo.
Identifique a jornada de compras
Primeiramente deve-se avaliar o comportamento do consumidor, a partir do momento que ele entrou em contato com o conteúdo e informação que desperta um gatilho mental. Para saber mais, questione os clientes sobre as dificuldades ao logo do processo e o que ele desejaria que acontecesse.
O feedback após comprar deve ser tão importante quanto as outras etapas. Coletar essas informações ajudam no crescimento da empresa. Quanto mais fiel à realidade for a jornada de compras pensado pela sua empresa, maiores serão as chances de efetivar uma compra.
Quais os principais pontos durante a jornada?
Analise se o cliente está conseguindo chegar no seu produto, quando ele começa a se interessar e quando ele sabe que precisa do seu produto. Analise as diversas etapas e usufrua das informações para otimizar o processo e as vendas. Preste atenção em que parte da trajetória os clientes costumam desistir da compra e tente mudá-la para conseguir obter resultados melhores.
Topo do funil
Abrangente, acolhe muitas pessoas. Esta é a fase da descoberta, onde o cliente descobre a existência de um problema ou uma necessidade, qual desconhecia anteriormente. A necessidade pode ser inerente ao cliente ou mesmo criada através da utilização dos gatilhos mentais.
Ao fornecer dados, materiais, e-books, vídeos ou outros, a empresa pode solicitar em troca dados das pessoas interessadas nas informações. Assim é possível entrar em contato com elas mais tarde. Esses são os leads, ou seja, pessoas que demonstraram interesse de adquirir seu produto ou serviço.
Meio do funil
Nessa etapa estão as pessoas que já passaram pra próxima etapa do funil. Aqui o desejo principal é resolver uma necessidade, a qual lhes foi apresentada logo no início do funil de vendas. Apesar de reconhecer o desejo, ainda não estão aptos a tomar uma decisão.
Existem várias soluções pelas quais o lead pode querer escolher. A estratégia principal é se diferenciar dos demais, mostrar técnicas e oferecer ainda mais informações e dicas relacionadas ao que sua empresa fornece.
Fundo do funil
Os leads que se encaixam melhor com seu público alvo alcançaram o enorme potencial de se transformarem em clientes. Uma boa equipe, que recebeu um bom treinamento irá facilitar todo o processo de venda, para que seja concluída a venda.
Para fidelizar esse cliente, crie uma relação de confiança com ele. Seja mestre nos assuntos relacionados àquilo que você vende e ofereça-os para mantê-lo por perto.
Já conta com essa ferramenta em sua empresa, mas não consegue ver tanta eficiência quando colocada na prática? Existem algumas dicas de otimização, que ajudam a transformar mais leads em compradores.
Teste as possibilidades
Ao criar conteúdo para o topo do seu funil, considere fazer diversas modificações, a fim de encontrar qual é a melhor variável para seu negócio. Mude o formato do texto, use imagens mais chamativas, experimente diversos títulos. Vá se moldando aos poucos, conforme os dados se mostrem mais eficaz.
Opte por qualidade
O conteúdo encontrado no meio do funil deve ser moldado para selecionar os leads que possuem grandes chances de comprar com sua empresa. Evite perder tempo com aquelas pessoas que não possuem interesse. Atender a demanda deste grupo, que provavelmente não irão fazer compras, só fará você gastar tempo e dinheiro, que poderiam ser investidos em quem realmente pode vir a ser um cliente.
Lembre-se dos clientes que você já possui
Muitas empresas cometem o erro de trazer diversos benefícios apenas na primeira compra do cliente. É importante que depois disso eles sejam também fidelizados. Isso significa que você terá que criar conteúdos e promoções também para quem já comprou com você. Muitos lugares optam por fazer um programa de fidelidade. Um exemplo comum é fornecer pontos a cada compra, que somados podem ser convertidos em mais produtos ou serviços.
Monitorar os resultados é o que faz a empresa progredir. Muitas pessoas trabalham de forma fraca alguma das etapas, o que prejudica todo o processo de compra. Algumas ainda não fazem questão de ter um registro de feedback, informando o grau de aprovação do produto, serviço ou atendimento.
Contratar um profissional da área para a criação, auxílio e acompanhamento de dados no funil de vendas pode fazer a empresa progredir muito. Um profissional de marketing poderá montar estratégias específicas para seu negócio.
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Folhetos e Folders: eles ainda funcionam!
Muito se fala de marketing digital nos dias atuais. Sem sombra de dúvida, eles são fundamentais! Sites, mídias sociais, blogs. Mas e os impressos, como ficam nessa história? Os materiais impressos podem ajudar as vendas e trazer clientes para a sua empresa, quando elaborados corretamente. Aqui neste artigo, trataremos especificamente de materiais muito comuns: folhetos e folders. Mas antes de mais nada, vamos entender a diferença entre eles.
Tue Nov 12 16:32:52 BRT 2019
E-mail Marketing para Pequenas Empresas
Sempre realizamos campanhas de e-mail marketing no Sebrae. Mas no mês passado, fizemos uma pequena mudança, que melhorou muito o resultado de nossas campanhas: uma simples inserção do nome do cliente no assunto do email fez com que mais pessoas abrissem os nossos e-mails. Essa é apenas uma das dicas de hoje sobre e-mail marketing para pequenas empresas. Geralmente, as nossas campanhas de e-mail marketing, são feitas da seguinte forma: elaboramos um texto, aplicamos o layout, segmentamos nossa base de clientes que autorizam receber nossas mensagens e oferecemos algum produto ou serviço que possa ser interessante para essa base. Costumamos personalizar o nome do cliente no corpo do e-mail marketing. Mas no mês passado, fizemos algo diferente: personalizamos o nome do cliente também no assunto da mensagem. E esse pequeno detalhe gerou bons frutos em termos de taxa de abertura (relação de leitores que abriram o email) e taxa de clique (aqueles que clicaram nos links presentes na mensagem) Com o aumento da quantidade de e-mails que seus clientes recebem diariamente, fica difícil abrir todos. Por isso, a sua chance de convencê-los a ler seu email está no assunto. Para fazer com que seus clientes abram e se interessem por suas mensagens, seguem 6 dicas valiosas: 1. Envie uma campanha, oferta ou conteúdo de interesse para seu público. Oferecer algo desinteressante e sem relevância para seu cliente pode ser um tiro no pé, pois ele pode passar a ignorar suas mensagens. 2. Capriche no texto e nas imagens: Textos bem escritos e objetivos e imagens leves e bem feitas dão um ar de profissionalismo e seriedade ao material. 3. E-mail marketing deve ser sempre em HTML, misturando textos e imagens. É muito comum as empresas simplesmente inserirem uma imagem no corpo do email. Para os servidores de e-mail, esse já é um alerta de que possivelmente trata-se de um SPAM. 4. Não esqueça do call-to-action, ou seja, uma chamada-para-ação! Clique, baixe, saiba, adquira: todos os verbos no imperativo que exijam do leitor tomar uma ação. Enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem. 5. Personalize. Chame seu cliente pelo nome, no seu texto no e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Quando você utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, isso fica muito fácil, pois esse processo torna-se automatizado. 6. Avalie e estude. Sempre depois de realizar uma campanha de e-mail marketing confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado nas próximas. Métricas: é algo que toda boa ferramenta de email marketing tem disponível E se você deseja aprimorar suas campanhas por e-mail, mantenha sua base de clientes que autorizam receber suas mensagens sempre atualizada. Existem várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado e muitas delas permitem que você experimente uma versão free. Sucesso e ótimos negócios!
Fri Nov 08 10:50:19 BRT 2019
Conheça os principais indicadores de venda
A gestão de empresas pode parecer algo complicado logo no início, mas depois que se aprende a fazer, se torna uma atividade mais simples. Essa tarefa é fundamental para acompanhar o desempenho do negócio. Antigamente, toda a gestão era feita de forma manual, mas hoje em dia existem diversos programas ou softwares que podem ser utilizados com a proposta de automatizar os dados necessários. Os indicadores de venda são uma das maneiras de fazer a gestão empresarial, eles servem para fazer o acompanhamento de toda a equipe, medindo o desempenho individual e coletivo. Esses dados auxiliam a verificar a situação atual da empresa, para que ela possa vencer metas e prazos no futuro. Eles direcionam cada funcionário para que possam cumprir o seu papel, bem como guiar todos para um objetivo em comum, que deve ser alinhado pela empresa. O uso feito da forma correta promove o crescimento do negócio. Benefícios Utilizar indicadores dentro de uma empresa faz com que todos alcancem melhores resultados. Pode-se medir o desempenho de cada vendedor em particular e de toda equipe de vendas. Torna-se possível fazer previsões de vendas dentro de um determinado prazo. É possível colocar metas e explicar novos métodos, para que o vendedor consiga vender mais. Ensinar cada um sobre a empresa e o padrão desejado para o atendimento pode trazer mais segurança e conforto, pois saberão que estão fazendo as coisas do jeito certo. Quando cada vendedor traça suas metas, de maneira particular, sem pensar em conjunto, ele acaba lutando para um ideal que muitas vezes pode não estar alinhado com a proposta da empresa. A consequência de não ser guiado é desviar de um objetivo maior, podendo causar frustrações por não conseguir se adequar ao negócio.
Thu Nov 07 17:32:25 BRT 2019
Como prospectar clientes
É muito difícil conseguir um grande volume de novos clientes, sem que seja feito um profundo estudo de mercado da sua empresa. É necessário saber quais são seus clientes, e vender soluções para os problemas deles. Precisa-se buscar as necessidades do mercado. Tudo isso exige atitudes como comunicação entre a empresa e clientes, além de estratégias de marketing. Algumas empresas enviam mensagens para possíveis clientes de forma massiva. Acontece que se a mensagem não gerar vendas e não for canalizada para pessoas dispostas a comprar produtos e serviços, ela não resulta em um bom retorno. Sempre que possível, contrate profissionais do ramo, eles podem ajudar a conseguir boas estratégias para prospectar clientes. Leve em conta que as vendas mudam de acordo com o mercado, Mesmo em tempos de crise, algumas marcas continuam crescendo, mesmo atuando em um ramo momentaneamente desfavorável. Confira algumas dicas: Perfil Defina seu perfil de acordo com o que você oferece para seus clientes. É preciso planejar bem, para acertar o público alvo suscetível a comprar a sua mercadoria. Nesse perfil inclua as necessidades dos clientes e a maneira que você pretende agir para solucioná-las. Comece a agir Depois de detalhar características de sua empresa e aquilo que ela oferece, é hora de montar listas com dados de possíveis clientes. Para contatos de qualidade, você pode fazer a captação de leads. Um bom jeito de fazer isso, é oferecendo em troca promoções ou entrega de informações. Faça o planejamento pensando em estratégias, meios e abordagem com o cliente. Mande mensagens que sejam a cara da sua empresa e daquilo que ela fornece. Não adianta nada oferecer algo que não seja atrativo ou semelhante à imagem dos clientes que se deseja conquistar. É preciso traçar metas, objetivos e prazos para cada ação que for feita. Preze pela qualidade Sempre faça a inclusão de possíveis clientes pela qualidade deles e não pela quantidade. Ao atingir o grupo errado, a mensagem que poderia ser efetiva acaba virando apenas spam. Muitas empresas erram ao optar por direcionar seus esforços para todos os lados. Além de perder tempo com tal atitude, perde-se também o dinheiro que poderia estar sendo investido de forma correta. Crie personas Caso sinta-se perdido em relação aos clientes que deseja atingir, crie pelo menos 3 personas. Crie-as como se fossem 3 tipos ideais de clientes, mas com personalidades diferenciadas entre si. Por exemplo: Uma academia vai abrir e existem 3 tipos de clientes que ela deseja ter – um homem que busca ficar musculoso, uma mulher que quer perder peso e outra cliente fitness. Dê nomes para cada uma das personalidades, defina gênero, idade, objetivos e metas. Trace o trajeto do cliente até chegar no uso do serviço ou produto fornecido por sua empresa. O Sebrae, no seu curso Guia de Marketing para pequenos Negócios, ajuda você a criar as suas personas. Matricule-se gratuitamente. Não entre no piloto automático É preciso conhecer todos os produtos e serviços que sua empresa oferece. Ao fazer isso, alguns vendedores podem acabar agindo de modo automático, focando sempre no mesmo discurso. A emoção é um elemento crucial para que a venda seja efetuada. Por esse motivo, deve-se levar em consideração que cada cliente precisará satisfazer sua necessidade de modo diferente. Com um atendimento diferenciado, é possível prospectar cada vez mais clientes. Utilize sempre argumentos diferentes e não esqueça de detalhar os produtos ao invés de descrevê-los de maneira geral. Tenha cuidado com as descrições minuciosas, é nos detalhes que se faz toda a diferença. Não tenha medo de mudar A mudança é crucial quando se trata de produtos e serviços. Com novas notícias, informações e estilos de vida o cliente muda suas necessidades. O mercado precisa estar preparado pra supri-las. Por exemplo: uma empresa oferece cápsulas de óleo de coco para emagrecimento, um produto que foi visto como saudável por muito tempo. Mas depois de algumas pesquisas, o óleo não se mostra muito eficaz para esse fim. Ao mesmo tempo, cientistas mostram que o chá verde é um ótimo aliado à queima de gordura. Nesse caso, a empresa que vendia o óleo de coco pode começar a produzir cápsulas de chá verde para não cessar as vendas. Não pare de buscar clientes Além de fidelizar os compradores, é importante continuar criando clientes novos. Um número maior de vendas de uma empresa reflete diretamente no crescimento da mesma. Uma forma de conseguir novos contatos é utilizando a internet para fornecer conteúdos frequentes, aproximando o comprador e a empresa e atraindo mais pessoas interessada no ramo. Procure atingir também os clientes da concorrência e, conseguir novos contatos através daquelas pessoas que já compram com você. Participe de feiras, congresso, palestras e outros eventos relacionados à sua empresa, para ter visibilidade e atrair o público. Fidelize Algumas empresas costumam criar promoções variadas e muito atrativas para atrair novos clientes. O problema aparece elas esquecem de beneficiar aqueles que já compram a mais tempo. Não adianta nada ficar acolhendo novos compradores, se eles não voltarem a comprar. Além disso, precisa-se de muito menos recursos para fidelizar do que para conquistar um novo cliente. Assim, além de manter um bom fluxo de vendas, a fidelização ajuda na diminuição de custo. Mantenha os vendedores animados Os vendedores de uma empresa lidam diretamente com os clientes, são como a ponte do serviço e produto até o comprador. É preciso treinar toda a equipe para que possam fornecer um atendimento de qualidade. O maior motivo pra desistir de uma compra é ser mal atendido. Os vendedores devem saber as utilidades e características para tudo que é fornecido. Um sistema de bonificação pode ajudar a manter os funcionários motivados. Prospecção de clientes setor B2B A sigla “B2” vem do termo em inglês “business to business”. Trata-se de um tipo de negócio que envolve a venda entre duas empresas. Sendo assim, a comunicação é feita para vender para outra empresa e não necessariamente uma pessoa física. Boca a boca importa muito Se torne referência de mercado. Um dos maiores motivos encontrado no comércio B2B para uma venda ser efetuada é a indicação de outra empresa. Mesmo na era digital, o método boca a boca é uma ferramenta importante e eficaz. Cerca de 84% dos compradores levam em consideração a opinião de outros. Um serviço diferenciado agrega na experiência do consumidor. Para conseguir outras indicações, é preciso que tudo ocorra da forma correta e que haja destaque perante os concorrentes. Um comentário negativo costuma impactar muito mais do que os positivos. Um cliente não satisfeito pode afetar e fazer com que outras pessoas criem uma imagem negativa e deixem de comprar, mesmo sem conhecer a sua empresa. Tenha uma vantagem competitiva Analise qual o ponto mais forte de sua marca do ponto de vista dos seus clientes. Faça com que essa característica se sobressaia perante seus concorrentes, fazendo dela seu diferencial. A vantagem competitiva gera conteúdo para aproximar a empresa de seus possíveis compradores. É possível fazer até promoções com a característica em destaque. Foque no seu ponto forte e descubra maneiras de utilizá-lo. Use as redes sociais Engana-se quem pensa que as mídias sociais servem apenas para pessoas físicas. Marcas que negociam com outras marcas também precisam estar nas redes sociais. O mais recomendado nesse caso, é o uso Linkedin. Mas, isso não é uma regra, é preciso analisar em quais redes os seus clientes se encontram. Otimize seus perfis para que seus clientes possam encontra-lo de maneira fácil. Ofereça conteúdos gratuitos e relevantes que possam despertar a atenção dos seus clientes. Quanto mais eles interagirem com suas páginas, melhor para sua marca. Fale com o responsável Efetue uma excelente pesquisa de mercado para saber quais empresas podem se tornar seus clientes e ficarem na mira de estratégias e publicidade. Saiba exatamente quem é seu público alvo, para então se comunicar com eles. É preciso que esses clientes saibam da necessidade de obter aquilo que sua empresa vende. Deve-se fazer o contato diretamente com o responsável pela decisão de compra dentro da empresa. A melhor apresentação não resultará em compra se estiver falando com a pessoa errada.
Tue Nov 05 14:48:51 BRT 2019
Como o marketing pode ajudar minha empresa
A raiz etimológica da palavra “market” significa comércio. Ao adicionar o sufixo “ing”, podemos transformar a palavra em algo como “vender agora”. Existem muitas dicas para o negócio dar certo, mas escolher estratégias de marketing e fazer um estudo do mercado traz todo o diferencial. Com estratégias de marketing assertivas, é possível atingir o público certo e de maneira eficaz para um produto ou serviço. Engana-se quem pensa que apenas empresas maiores precisam de marketing. O que é marketing O marketing trabalha com o aumento da procura em relação a oferta de uma empresa. As técnicas utilizadas buscam aumentar o tamanho do grupo que vai atrás dos serviços ou produtos oferecidos por empresas específicas, vencendo a concorrência. O serviço também abrange o estudo do mercado e de estratégias para beneficiar um negócio, modificando a gestão, de modo que ela possa fidelizar compradores já existente e também atrair novos clientes. Os quatro “P” O marketing se baseia no conceito dos 4Ps para verificar as informações primárias do cliente, para então analisar soluções viáveis em cada negócio. Esse nome existe pelo fato de as informações estarem divididas em 4 pilares básicos das estratégias. Eles são referentes as seguintes palavras iniciadas com a letra “P”: Produto – apesar do nome, deve-se incluir também os serviços ofertados. Dentro de produto deve-se incluir as características do que é vendido. É preciso definir quais as necessidades que o produto resolve, como ele é, como funciona e onde será utilizado. Preço – se trata de quais valores serão cobrados pela solução fornecida pela empresa. O dinheiro é o grande movimentador do negócio. Além do lucro, o preço de venda final deve considerar todas os custos, despesas e investimento. O retorno monetário que irá sustentar as negociações com os fornecedores, a distribuição de produtos e pagar os funcionários. É preciso delimitar faixas de preço de cada produto, comparar o preço aos dos concorrentes e analisar a reação dos clientes durante a compra. Praça – é referente a colocação do produto no mercado. O item conta com a análise de como o cliente vai chegar até as soluções oferecidas pela empresa. Serve para saber onde o consumidor costuma buscar pelos produtos e serviços. A praça se preocupa em otimizar a distribuição, tanto no meio físico, quanto no meio digital. Promoção – a promoção vem com o significado diferente do que a promoção relacionada à liquidação. Ela se trata da maneira como a mensagem é promovida até os clientes. O item mostra como a empresa passa de despercebida até a fidelização do comprador. Essas informações ajudam a empresa a vender mais, guiam as campanhas e ainda permitem conquistar e fidelizar os clientes de maneira assertiva. Quanto mais dados forem coletados, melhor será a análise feita.
Tue Nov 05 14:24:07 BRT 2019
Como anda a identidade visual da sua empresa?
Antes de mais nada, vamos explicar do que tudo isso se trata. Identidade visual é a aplicação do seu logotipo, a escolha das cores e das fontes nos materiais gráficos e digitais da sua empresa.
Thu Oct 31 10:00:53 BRT 2019
Sua marca, sua empresa!
Pode parecer pura frescura. Mas não é. Ter uma marca forte, coerente e bem aplicada, pode ajudar a sua empresa a vender mais, passar confiança, credibilidade e atrair novos clientes. Um trabalho de branding, ou gestão de marcas, pode levar muitos anos. Mas quando bem feito, traz resultados extremamente positivos para as empresas. E engana-se quem acha que, este assunto é só para grandes corporações. Os pequenos negócios podem também se beneficiar deste recurso. Mas como fazer este trabalho? Vamos partir então, desde o início, com alguns conceitos, expostos a seguir.