Compliance
Sebrae/RR em Compliance
O Conselho Deliberativo Nacional – CDN, aprovou a implantação do Programa de Integridade Corporativa – Compliance em todo o Sistema SEBRAE.
Desde a aprovação pelo CDN, o SEBRAE/RR, sem medir esforços, vem adotando estratégias para consolidar e internalizar a responsabilidade para sua efetividade, com todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.
O Programa de Integridade Corporativa – Compliance no Sistema SEBRAE deve permitir o adequado nível de antecipação, supervisão, controle e reporte dos riscos de conformidade (interno e externo), reforçando sua capacidade de resposta aos temas de compliance; a preservação dos valores da empresa; a realização de negócios em compliance e o assessoramento aos Conselhos e às Diretorias Executivas para que não tomem decisões em não compliance.
O que é o Compliance?
A expressão compliance vem do inglês, “to comply”, que signifi ca exatamente cumprir, ‘estar de acordo com’. Está relacionado ao cumprimento das normas, padrões, regulamentações, legislações, políticas internas, entre outros. O Programa de Compliance se traduz, assim, como o meio - conjunto de ferramentas, sistemas, políticas e ações, compreendidas em um programa -, que tem como fim o Compliance da Organização, ou seja, sua conformidade às regras aplicáveis ao seu negócio.
Objetivo do Programa
O Compliance visa avaliar e mitigar os riscos de não conformidade e fraudes, aperfeiçoando as operações e PROTEGENDO a reputação da organização em um cenário de crescente demanda em garantir CONSONÂNCIA com seus PRINCÍPIOS E VALORES, bem como, com leis, regulamentos e normas nacionais e internacionais.
Uma organização que não está em conformidade se expõe a riscos de sanções legais, perdas financeiras e perdas reputacionais.
Além da atuação preventiva e detectiva, o Compliance, cada vez mais, tem se tornado uma atividade também consultiva, dando suporte aos objetivos estratégicos e fazendo parte da missão, visão, valores, cultura e gerenciamento de riscos das Instituições.
Estudos comprovam que o grau de satisfação das pessoas, de fi delização, comprometimento e rendimento do trabalho é maior dentro de organizações com forte cultura ética, melhorando o ambiente organizacional e retendo talentos.
Pilares
PILAR 01 – SUPORTE DA ALTA ADMINISTRAÇÃO
PILAR 02 – POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS
PILAR 03 – CÓDIGO DE ÉTICA
PILAR 04 – ANÁLISE DE RISCOS
PILAR 05 – CONTROLES INTERNOS
PILAR 06 – PLANOS DE AÇÃO
PILAR 07 – OUVIDORIA
PILAR 08 – INVESTIGAÇÕES INTERNAS
PILAR 09 – DUE DILIGENCE
PILAR 10 – COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
PILAR 11 - MONITORAMNETO