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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
7 dicas para reter talentos e criar valorização profissional

Contratar e receber um pedido de demissão logo depois é frustrante e sai caro para o empreendedor. Confira algumas dicas para mudar o cenário e reter talentos

· 01/11/2022 · Atualizado em 21/12/2022
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Já aconteceu com você? Um profissional se sai muito bem na entrevista, é contratado, tem um mês exemplar e, na sequência, pede pra sair. Mesmo pagando um salário compatível e às vezes superior, você fica a ver navios, sem entender o que aconteceu. 

Se você já pensou por que isso acontece na sua empresa e por que é tão difícil reter talentos e mostrar o quanto a empresa preza pela valorização profissional, é aqui que você vai encontrar algumas respostas. Ah, e não se preocupe, na maioria dos casos tem muito menos a ver com salário do que você imagina. Alguns pequenos ajustes e ações podem fazer milagres. Vamos lá?

O que fazer para reter talentos?

Tudo o que vamos apresentar a você, empreendedor, é prático e pode ser iniciado hoje mesmo! São mudanças simples, mas que vão fazer diferença no dia a dia e aumentar o tempo de casa dos seus colaboradores, impactando diretamente os resultados que você precisa alcançar. 

1 - Perfil X Cultura

Primeiro, certifique-se de que o perfil do candidato se alinha à cultura da empresa. Isso significa que a pessoa se identifica com os valores do negócio e com os objetivos futuros. Na hora da contratação isso é muito importante.

Além disso, é importante saber o que você busca e o que o futuro colaborador quer, um alinhamento no bate-papo é suficiente para perceber se existe uma conexão. Um exemplo disso: se você precisa alcançar metas agressivas, é preciso encontrar um colaborador com energia, que se motiva tendo que bater meta, extrovertido e aberto ao contato. Um vendedor que gosta de trabalhar com clientes fixos pode ser muito bom, mas vai se frustrar com o desafio diário. 

2 - Proposta clara

Ao contratar um novo colaborador ou até promover alguém, tenha um escopo de trabalho e apresente ele antes de fechar a contratação. Dessa forma, o colaborador sabe o que esperar e a empresa o que cobrar. Afinal, a relação de trabalho é um acordo mútuo, quanto mais clareza, melhor!

3 - Boas-vindas 

Os primeiros dias são essenciais para fazer o colaborador “se sentir em casa”. Converse com a equipe sobre a chegada de um novo integrante, peça que o faça ficar à vontade e escolha uma pessoa para ser parceiro e ajudar o colaborador nos primeiros dias, desde dúvidas de processos de trabalho até onde esquentar a marmita, por exemplo. Em nenhuma hipótese deixe a pessoa sozinha. 

4 - Ambiente de trabalho saudável

O clima do ambiente de trabalho é muito importante. Preze por transformar a sua empresa em um lugar aberto, onde todos possam falar e ser ouvidos com atenção e respeito. Uma comunicação clara e fluida é essencial para criar boas relações. Converse e incentive as pessoas a conversar. Tente evitar julgamentos e faça o possível para que sintam segurança em expressar suas ideias, ainda que você não concorde com elas, e vice-versa. 

5 - Valorização profissional

A valorização vai além do ambiente de trabalho. É se importar com a vida pessoal do trabalhador, porque se ele estiver passando por um problema em casa pode performar mal. Se a empresa estabelecer uma relação de confiança vai motivá-lo, bem como compreender questões de saúde e afins. A proximidade faz o colaborador se sentir valorizado e parte importante do empreendimento.

6 - Carreira

Todo mundo quer crescer na carreira e isso é muito bom para as empresas. Se o colaborador sabe que pode alcançar um cargo de liderança, por exemplo, ele vai desempenhar o trabalho da melhor forma. Para isso, a corporação precisa acompanhar de perto. Dê feedbacks de tempos em tempos, a frequência depende da necessidade do funcionário. Sempre coloque pontos positivos para incentivar a pessoa e pontos a serem desenvolvidos e não erros, porque todos podem fazer melhor. 

7 - Metas

Toda empresa tem metas para bater, pode não ser individual, mas todo empreendedor tem que saber onde quer estar no próximo ano e é essencial pensar em como fazer isso acontecer. Deixe essas metas claras para toda a empresa, assim os colaboradores sabem que existe um objetivo em seu trabalho. Criar metas individuais pode ser um bom programa de incentivo. Determine objetivos alcançáveis e recompensas variáveis. Podem ser brindes, dinheiro, voucher e até mesmo a possibilidade de participar de uma reunião estratégica. 

Gostou das dicas? Ainda tem mais, baixe o e-book A Liderança na Gestão de Equipes e se informe. Veja também outras dicas neste vídeo. Com o Sebrae a sua empresa cresce cada vez mais, conte com a gente!

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