this is an h1

this is an h2

Fri Jun 02 20:34:17 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
A estratégia é caminho para o sucesso de uma empresa

Você sabe o que são estratégias e como elaborá-las de modo a alcançar o sucesso nos empreendimentos?

· 08/03/2023 · Atualizado em 02/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo empreendedor sabe ou ouviu falar que uma das formas para uma empresa se tornar mais competitiva e conseguir sucesso, é planejar e executar uma boa estratégia. Apesar de ser um assunto muito popular no universo do empreendedorismo, ainda é considerado um tema confuso, porque as pessoas não sabem definir o que é realmente estratégia.

Segundo o conceituado professor e autor de livros sobre estratégia, Henry Mintzberg, existem várias compreensões do que se define como estratégia. Uma definição bastante difundida é de que estratégia é uma metodologia que tem por objetivo responder às três perguntas: Onde estamos agora? Aonde queremos chegar? Como vamos fazer para chegar aonde queremos chegar?  Se ainda não souber as respostas para essas três perguntas, é porque a sua empresa não possui uma estratégia clara e definida para o sucesso. Uma frase do famoso autor de teatro inglês, William Shakespeare, resume muito bem a importância de ter estratégia: “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe aonde quer chegar”.

A palavra estratégia tem origem no grego Strategos e significa “a arte do general”. Um dos mais conhecidos e mais antigos livros sobre estratégia chamado A arte da guerra afirma que, traduzida para o chinês moderno, a palavra estratégia significa cálculo, planejamento, estimativa e estratagema e que é necessária uma prévia e cuidadosa avaliação das condições de uma situação de guerra antes de colocar os exércitos em movimento.

Da mesma forma, uma empresa, para se tornar mais competitiva e caminhar rumo ao sucesso, precisa fazer escolhas, definir caminhos, escolher as melhores estratégias que o empreendimento deve tomar para sobreviver às mudanças que estão ocorrendo no mundo. 

Etapas para a elaboração de estratégias empresariais

  1. Faça uma análise do ambiente externo por meio da identificação das ameaças e oportunidades, pois não há como “começar uma guerra sem conhecer o inimigo”, não é mesmo? Saiba como está o mercado, as tendências, quem são seus concorrentes, enfim é preciso uma boa avaliação do cenário;
  2. Identifique os pontos fortes e fracos que a empresa revela. Existem metodologias que podem ajudar a sua empresa nesse sentido, uma delas é a Análise SWOT, que também serve para apontar o que foi exposto no primeiro item, ou seja, identificação das ameaças e oportunidades;
  3. Além de conhecer o cenário e a concorrência, é fundamental que a empresa conheça a si mesma. É chegado o momento da formulação da identidade, da visão de futuro e dos valores da empresa;
  4. A última etapa consiste na elaboração do Plano Estratégico, formado pelos objetivos, metas e ações que a empresa precisa realizar para fazer a estratégia acontecer. É importante que o plano seja elaborado de forma simples e clara, com linguagem acessível. Ele pode conter um checklist de atividades essenciais, tarefas e rotinas a serem seguidas para aproximar a empresa dos objetivos traçados.

Empreendedor: busque no Sebrae conteúdos, ferramentas, consultoria, cursos e vídeos para apoiar a formulação das estratégias da sua empresa. Comece inscrevendo-se para os nossos cursos clicando nos links a seguir: Análise de negócio: pesquisa de mercado e Como planejar o seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora