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Wed Jan 11 18:10:59 BRT 2023
Pessoas | CAPACITAÇÃO
A importância da acessibilidade digital dos conteúdos

Neste segundo artigo da série Inclusividade nas empresas, entenda a importância de criar conteúdos inclusivos

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
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Os dados não mentem: 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência. No Brasil, são 45 milhões de pessoas ou 25% da população com deficiência, mas, infelizmente, a acessibilidade e a inclusão desse público consumidor nas plataformas de compras ou no comércio on-line não caminha com a mesma velocidade com que as conexões tendem a acontecer no mundo atual. Em plena Era 5G, menos de 2% dos sites do país se preocupam com a acessibilidade digital, o que demonstra um sério comprometimento na qualidade do atendimento ao cliente com deficiência.

Tornar sites, aplicativos, textos, plataformas, redes sociais, blogs e outras ferramentas mais acessíveis rompe barreiras e democratiza o acesso aos ambientes digitais, garantindo que todos os usuários tenham acesso às mesmas informações. A intenção é que os registros digitais possam ser interpretados por tecnologias assistivas, como teclados e mouses adaptados, além de leitores de tela, levando em consideração que 3,4% da população brasileira têm algum grau de deficiência visual, enquanto 2,3% apresentam um nível de surdez, de acordo com dados do IBGE.

O artigo 63 da Lei da Inclusão (de 2015) prevê que “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”. Apesar disso, a acessibilidade digital caminha a passos lentos. Praticamente na Era 1.0, são comuns problemas como plataformas lentas para carregar, além de dificuldades ligadas a limitações de audição ou visão ou mesmo de manuseio do mouse.

Por conta desses dados, é importante, ao pensar na construção de uma loja on-line ou na produção de conteúdo na Web, levar em consideração os princípios que foram definidos pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), a referência de padrão mundial para a maioria das legislações relacionadas à acessibilidade de sites:

  • perceptível: os elementos e informações devem ser percebidos pelos sentidos, portanto, nada pode ser indetectável ou invisível;
  • operável: os elementos interativos, como botões e controles, devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando). Comandos de voz ou outros dispositivos assistivos devem estar disponíveis;
  • compreensível: as informações devem ser apresentadas de forma clara e consistente, a fim de que haja a compreensão plena do conteúdo;
  • robusto: o conteúdo precisa ser compatível com várias ‌tecnologias‌, incluindo  ‌dispositivos ‌assistivos.

Assim, é possível investir em estratégias que promovem a acessibilidade, com ações como uso de vídeos com legendas ocultas para leitores com deficiência auditiva; desenvolvimento de texto alternativo em imagens para os indivíduos com deficiência visual; fornecimento de textos e áudios para conteúdos não textuais, como imagens e vídeos; inclusão de conteúdos apresentado de diferentes formas para que todos possam receber a informação, o contexto e a estrutura proposta pelo autor; uso de ferramentas que traduzem a sua página para libras; oferecimento do conteúdo da página em áudio; permissão de todas as funcionalidades pelo teclado; atenção ao aspecto visual do texto (alinhamento à esquerda, opção por contraste, uso de elementos gráficos).

É notório que oferecer acessibilidade digital é mais do que um dever das empresas: trata-se de uma atitude de responsabilidade social e empatia que ajuda a posicionar a empresa no mercado e dar visibilidade à marca, que se diferencia da concorrência ao promover inclusão e respeito às diferenças. Complemente seus conhecimentos sobre o assunto acessando o curso sobre como formar um time vencedor, clicando aqui.

Se você precisa de ajuda para implantar estratégias de acessibilidade na sua empresa (física ou on-line), contate o Sebrae pelo número 0800 570 0800.


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