this is an h1

this is an h2

Fri Jan 13 18:05:23 BRT 2023
Pessoas | SAÚDE OCUPACIONAL
A importância das normas de biossegurança para manicures e podólogos

É necessário seguir um protocolo rígido de higienização para a segurança de clientes e manicures e impedir que o salão de beleza seja um vetor de doenças.

· Atualizado em 13/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A beleza das unhas é apenas uma das preocupações que uma manicure ou um podólogo deve ter ao atender um cliente. O trabalho exige o uso de vários instrumentos perfurocortantes que podem trazer riscos à saúde do profissional e dos clientes se não forem manejados de forma apropriada.

A recomendação médica é que os clientes levem seus próprios alicates para evitar o contato com um alicate infectado. Mas, por ser raro o caso de clientes que têm seus próprios instrumentos, o profissional deve estar atento.

Embora existam inúmeras infecções e doenças que podem ser transmitidas pelo uso indevido de instrumentos não higienizados, como infecções por fungos, hepatites e até mesmo HIV, as formas de evitar esses problemas são simples.

Como cuidar de seus alicates

As hepatites podem ser transferidas de um cliente a outro por meio de um alicate infectado. Enquanto o vírus da hepatite B pode ficar no instrumento por até 6 dias, o da C permanece por 24 horas após o contato com sangue infectado. 

O correto é que qualquer instrumento perfurocortante seja esterilizado apropriadamente entre o uso em diferentes clientes e armazenado em local seco com uma etiqueta constando a data de esterilização. No caso de machucados, água e sabão devem ser utilizados para lavar a ferida e evitar qualquer problema mais grave.

Existem equipamentos específicos para esterilização de instrumentos de salão de beleza, mas, se você não tem recursos, não se preocupe! As normas de segurança a seguir servem não só para proteger seus clientes, mas você também. Isso porque manicures e podólogos estão expostos diariamente a esse risco e podem se contaminar caso não tomem os cuidados necessários.

Como evitar riscos de contaminação
  1. Use luvas

É de extrema importância a utilização de luvas para evitar o contato direto com instrumentos, toalhas e fluidos infectados. O menor machucado feito na mão de um cliente durante o atendimento pode ser o suficiente para o contágio. As luvas evitam que o profissional se exponha a fungos e outras infecções mais sérias.

  1. Não reutilize instrumentos

Enquanto as luvas são uma forma eficiente de proteger o profissional de contaminações, o manejo adequado dos instrumentos de trabalho protege os clientes. Não utilize os mesmos instrumentos em pessoas diferentes, descarte o que pode ser descartado e esterilize após o uso tudo o que não for descartável.

  1. Utilize toalhas limpas

Assim como não se deve utilizar os mesmos instrumentos cortantes em diferentes clientes, também não se deve usar as mesmas toalhas. Utilize sempre toalhas limpas, pois, quando sujas, elas também são veículos de contaminação.

O respeito às normas de biossegurança é fundamental para evitar a contaminação por hepatites e demais doenças. Cuidar de si e do outro – neste caso, do cliente – nunca é um exagero, ainda mais nestes novos tempos. Seguindo as regras com atenção, você terá saúde de sobra para realizar um trabalho cada vez melhor e conquistar seus objetivos profissionais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?