this is an h1

this is an h2

Tue Aug 30 08:24:21 BRT 2022
Empreendedorismo | RESPONSABILIDADE SOCIAL
A importância dos negócios de impacto social para a sociedade

Solucionar problemas da sociedade com propósitos de valor e eficiência de mercado oportunizam o surgimento dos negócios de impacto social.

· 08/08/2022 · Atualizado em 30/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitos empreendedores enxergam a oferta de soluções para alguns problemas da comunidade onde vivem como uma oportunidade para iniciar o seu negócio. Mais do que gerar lucro, eles têm o propósito de, com o seu produto ou serviço, gerar impactos sociais. As empresas desse tipo, é preciso ressaltar, geralmente criam soluções para as classes mais baixas (C, D e E), resolvendo ou atenuando problemas sociais e/ou ambientais. 

O empreendedorismo social está presente em diversos campos, mas atua, principalmente, nestes segmentos: educação; saúde e bem-estar; habitação e saneamento; energia; agricultura; alimentos e bebidas; serviços financeiros; artesanato e economia criativa. De modo geral, as empresas surgem para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades mais vulneráveis, oferecendo, por exemplo, capacitação, emprego e oportunidades de tratamento de saúde, atuando na preservação ao meio ambiente, entre outras frentes. Assim, essas empresas possuem uma intenção explícita de trazer melhorias para a realidade em que se inserem.

Características

Negócios de impacto social, além do foco nas pessoas de baixa renda, normalmente possuem um modelo de gestão robusto que garante sua rentabilidade. Desse modo, eles não dependem de doações ou subsídios e, em alguns casos, podem até prever a distribuição de dividendos a acionistas.

Outra característica interessante desses negócios é que eles possuem um potencial de escalabilidade, ou seja, podem ampliar seu alcance por meio da expansão do próprio negócio, replicando-o em outras regiões por outros atores. Isso é possível justamente por serem inovadores e proporem soluções diferentes para antigos problemas.

Transformações profundas

É preciso distinguir o empreendedorismo social das ações de responsabilidade social que são planejadas e executadas por algumas empresas. As campanhas acontecem de forma pontual, geralmente em razão de algum acontecimento ou de datas especiais, como o Natal. Já o empreendedorismo social está voltado para transformações mais profundas, que mudam a situação de indivíduos e comunidades mais vulneráveis, gerando maior desenvolvimento e renda. Nesse sentido, inclusão e sustentabilidade costumam ser os eixos que norteiam as empresas cujas ações:

  • Melhoram as condições de vida das famílias mais vulneráveis.
  • Visam investir na profissionalização para gerar renda.
  • Ampliam as oportunidades para o acesso à cultura.
  • Promovem o acesso e a melhoria da educação.
  • Contribuem para o bem estar-social.
  • Apoiam a preservação dos ecossistemas naturais.     

Quem pensa em criar um negócio de impacto social precisa ser movido pelo sentimento de solidariedade, além de ter conhecimentos, habilidades e atitudes comuns a um empreendedor. Como esse tipo de negócio pode demorar mais a decolar do que um tradicional, é fundamental que o empreendedor tenha persistência e acredite na ideia, bem como nos propósitos que o movem, pois esses empreendimentos fazem toda a diferença para a construção de um mundo melhor.

Não se esqueça de contar com os parceiros certos nessa jornada. O Sebrae pode ajudá-lo na elaboração do seu modelo de negócio e na construção do plano de gestão.

Acesse o link e ouça o podcast Negócios de impacto social e suas oportunidades.

Saiba mais

O que são negócios de impacto social e como eles funcionam     

Negócios de impacto social: como empreender com propósito e relevância social


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora