this is an h1

this is an h2

Sat May 06 02:00:43 BRT 2023
Pessoas | LIDERANÇA
A influência feminina no agronegócio do Brasil

Confira a entrevista exclusiva com a pecuarista Teka Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira.

· Atualizado em 06/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Falar sobre a atuação das mulheres no agronegócio, é falar de persistência e resiliência, visto que esse já foi por muitos anos um ambiente majoritariamente masculino. Mas, o protagonismo feminino não para de avançar, a exemplo disto está Teresa Cristina Vendramini (Teka Vendramini), pecuarista e socióloga, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB). 

Teresa, conhecida como Teka, foi a primeira mulher em cem anos a ocupar a presidência da SRB, um marco na instituição. Essa representatividade estimula mulheres na produção rural a buscarem ocupar cargos de liderança. 

Para Teka, o cargo é significativo e o êxito tem colaboração do aprendizado com os antigos gestores. “Dentro de uma fazenda, a mulher tem um olhar muito mais amplo. E eu acredito que isso faz a diferença na gestão, eu também tive uma oportunidade especial de suceder grandes presidentes da Rural, muitos já foram ministros, secretários de governo, obtive boas referências”, afirmou a presidente da Sociedade Rural Brasileira

A força do agronegócio no Brasil

A presidente explica que apesar do Brasil ter passado por dificuldades oriundas da pandemia da covid-19, o agronegócio continuou seu ritmo de produção. Dentro das propriedades rurais, o produtor manteve o trabalho que foi um fator importante para as exportações. 

De acordo com a pecuarista, só no primeiro trimestre de 2022, houve um acréscimo de quase 70% das exportações. E os números são grandes, esse ano o agro tem uma projeção de 271 milhões de toneladas em grãos. Para 2023, o número se aproxima a 303 milhões de toneladas em grãos.

E esses resultados são possíveis graças ao uso da tecnologia e a conscientização dos agricultores quanto à conservação ambiental.

Desafios

Ao pensar num futuro imediato e a longo prazo, Teresa Vendramini relata que os desafios giram em torno de temas de destaque, como por exemplo, a regularização fundiária. Durante o governo passado houve a entrega de 400 mil títulos, algo inédito que colabora com o produtor rural, que passa a ser o título da sua propriedade em mãos.

Outras pautas que merecem atenção são a regularização ambiental no Brasil, a atenção com a questão indígena, conectividade, infraestrutura e logística. 

Para empreender no agro

A presidente da SRB também dá algumas dicas para quem quer começar a empreender no agro ou potencializar o seu negócio, com foco na educação e na tecnologia. A busca constante pelo aprendizado e pela atualização pode ser o caminho de sucesso.

E uma das dicas do Sebrae para você, empreendedor rural, é acompanhar os conteúdos do Canal Empreender. Nele, você tem acesso a informação de qualidade, de qualquer lugar do Brasil, afinal de contas, assistir já é um bom negócio.

Confira a entrevista com a pecuarista Teka Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) na íntegra. Acesse o episódio: Teka Vendramini - Programa Faixa Influencer.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?